TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que São Fake News?

Por:   •  8/6/2020  •  Resenha  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 3

O que são Fake News?

As fake News são noticias comprovadamente falsas que são espalhadas pelos meios de comunicação, na maioria das vezes com a intenção de prejudicar uma pessoa ou um grupo(geralmente figuras publicas), que refletem em interesses pessoais, sejam políticos, econômicos entre outros que imitam o estilo jornalístico e não tem autoria clara (Por isso os principais assuntos das Fake News são a politica e atualmente sobre o COVID-19).

De acordo com uma pesquisa ,realizada pela USP cerca de 12.000 de pessoas divulgam  Fake News.

Apesar do recente uso do termo fake News, o conceito desse tipo de conteúdo falso vem de séculos passados e não tem uma data oficial de origem. A palavra Fake é relativamente nova, de acordo com o dicionário Merriam-webster, já que até o século XIX, os países de língua inglesa utilizavam o termo “false news” para denominar os boatos de grande circulação.

As fake news sempre estiveram presentes ao longo da história, o que mudou foi a nomenclatura, o meio de divulgação e a intensidade na qual tem se espalhado.

Curiosidade histórica.

Na segunda guerra mundial, Adolf Hitler utilizava notícias falsas como estratégia política, para valorizar a sua imagem e a sua ideologia anti-   semita, com o objetivo de manipular a população alemã ao seu favor.

A propagação das Fake News.

As Fake News são compartilhadas muito rapidamente, isso porque as pessoas que espalham a mesma não checam as informações antes de enviar para os seus amigos e  familiares.

A propagação de noticias falsas acontece também, por conta da falta de conscientização digital em alguns lugares.  

Outra característica das Fake News é a utilização de montagens em vídeos e imagens e a alteração de datas. O usuário da internet é muito visual, por isso, uma foto manipulada ou fora de contexto pode ser facilmente divulgada como verdade.

Manipulação de imagem.

A manipulação de imagens existe há muito tempo. Um exemplo é a intervenção em fotos oficiais do regime soviético, entre o século XX. Uma foto de Stalin, em 1926, passou por duas alterações para excluir os inimigos políticos.


 

[pic 1]

No Brasil, a manipulação de imagens intensificou-se em tempos de eleição. Em 2018, por exemplo, pessoas trocaram os números de candidatos em suas propagandas partidárias, induzindo o eleitor ao erro.

 

Consequências das Fake News.

Divulgar Fake News é um ato muito perigoso. Compartilhar informações falsas, fotos e vídeos manipulados e publicações duvidosas pode trazer riscos para a saúde pública, incentivar o preconceito e resultar em mortes. Veja alguns exemplos:

Linchamento de um inocente:

Em 2014, o Brasil presenciou o caso de uma Fake News que teve um fim trágico. Notícia divulgada pelo UOL Notícias relatou que moradores de Guarujá/SP lincharam uma mulher até a morte por causa de um boato divulgado no Facebook. Ela foi acusada de sequestrar crianças para fazer rituais de magia negra, no entanto, a informação era falsa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (128.6 Kb)   docx (257.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com