TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO FINAL DE ATIVIDADES DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Por:   •  16/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.782 Palavras (12 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

Ministério da Educação

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

RELATÓRIO FINAL DE ATIVIDADES DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Cultivo de microalga utilizando cama de aviário

vinculado ao projeto

Obtenção de bioprodutos a partir de resíduos agropecuários e agroindustriais

Sofia de Souza Oliveira

 Bolsista Fundação Araucária/ Voluntário

Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia

Data de ingresso no programa: 08/2020

Prof(ª).  Dr(ª). Andréia Anschau

Área do Conhecimento: Biotecnologia

CAMPUS DOIS VIZINHOS, 2021


SOFIA DE SOUZA OLIVEIRA

ANDRÉIA ANSCHAU

CAMA DE AVIÁRIO COMO MEIO DE CULTIVO ALTERNATIVO PARA CULTIVO DE MICROALGAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA UTILIZANDO A METODOLOGIA METHODI ORDINATIO

Relatório de Pesquisa do Programa de Iniciação Científica de Voluntariado da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

DOIS VIZINHOS, 2021


SUMÁRIO[pic 2]

INTRODUÇÃO        4

METODOLOGIA        4

RESULTADOS E DISCUSSÕES        6

CONCLUSÕES        8

REFERÊNCIAS        8

INTRODUÇÃO

Microalgas são microrganismos fotossintetizantes com aplicações que vão desde tratamento de resíduos a produção de fármacos [1–3], mas infelizmente seu cultivo em larga escala apresenta custos elevados devido aos materiais e equipamentos utilizados. Dentre os gargalos financeiros da produção de grandes quantidades de microalgas está a utilização de meios de cultivo sintéticos que podem variar de 25 a 280 reais o litro dependendo da microalga utilizada [4]. Considerando que os cultivos de microalgas em larga escala podem chegar a centenas de litros, portanto encontrar formas de substituir os meios de cultura sintéticos por alternativas mais economicamente viáveis pode contribuir para a redução de custos neste setor, trazendo incentivo para o surgimento de novas empresas nesse ramo. O cultivo de microalgas em resíduos já foi realizado em alguns estudos [5,6] e indicam o potencial de crescimento de algumas espécies em diferentes tipos de efluentes. Esse tipo de estratégia apresenta como vantagens o tratamento do resíduo, que pode variar de esgoto doméstico a resíduos químicos como os provenientes de laboratórios, além de utilizar um material que seria descartado.

O Brasil é um grande produtor de resíduos agroindustriais dentre eles a cama de aviário já que ocorre uma grande produção de frango de corte em território nacional anualmente, competindo com Índia e China [7,8]. A grande geração de cama de aviário leva a problemas relacionados ao mau gerenciamento desse pois muitas das vezes o produtor não consegue dar destino adequado para o resíduo. Quando utilizada como adubo de forma indiscriminada causa alterações no pH da área aplicada, contaminação do solo e lençóis freáticos além de contribuir para eutrofização de rios e lagos [9,10].  A cama de aviário possui uma composição rica em macronutrientes essenciais para o crescimento microalgal como P, N e C [11] e uma elevada demanda bioquímica de oxigênio (BOD), importante para o metabolismo microalgal, que representa a determinação indireta da concentração de matéria orgânica que pode ser biodegradação através da demanda de oxigênio exigida pelo microrganismo para a respiração celular [12]. Com isso, a utilização de cama de aviário como meio de cultivo pode, além de contribuir para redução dos impactos negativos desse resíduo ao meio ambiente, ajudar a minimizar os custos envolvidos na produção em escala de microalgas.

Sendo assim, com base no exposto e afim de contribuir para a produção nacional de microalgas, é levantada a questão: “O que já se tem de resultados até o momento sobre o cultivo de microalga utilizando somente cama de aviário?”. Com isso, com o objetivo de analisar as descobertas referentes a utilização desse resíduo como meio de cultivo microalgal, este trabalho teve como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura sobre a produção de microalga utilizando cama de aviário como substrato utilizando a metodologia Methodi Ordinatio. Essa metodologia classifica os artigos através do fator de impacto da revista, ano de publicação e número de citações, além de fazer uso das três principais bases de dados científicos, sendo estas Scopus (Elsevier), ScienceDirect e Web Of Science.

METODOLOGIA

        Para realizar a revisão sistemática da literatura foi utilizada a metodologia desenvolvida por Pagani et al [13] denominada Methodi ordinatio no qual, com base no número de citações, ano de publicação e fator de impacto da revista, gera uma pontuação a partir de uma equação matemática (InOrdination) que torna possível categorizar os artigos de interesse do mais relevante para o menos relevante. Além disso, para localizar o maior número de artigos, a pesquisa foi feita nas três principais bases de dados de bibliografia científica que, segundo Lima e Bonetti [14], possuem dados de relevância científica e abrangem diversos campos do conhecimento, apresentando resultados diferentes para o mesmo conjunto de palavras-chave.

O Methodi Ordinatio é estruturado em 9 etapas que podem ser vistas na Figura 1 abaixo. Além das ferramentas de gerenciamento de referências como o Mendeley e o JabRef o Methodi Ordinatio utiliza de planilhas Excel disponibilizadas pela criadora do método. Uma das planilhas contém o índice InOrdination (planilha 1) e a outra fornece o fator de impacto das principais revistas (planilha 2) sendo necessário informar apenas o nome da revista para se obter este valor. [a]A autora ressalta que dependendo da intenção da pesquisa artigos mais antigos não significam necessariamente menor relevância e neste caso a utilização desta metodologia deve ser avaliada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (301.6 Kb)   docx (263.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com