TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Radio Escolar

Por:   •  19/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.736 Palavras (7 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Universidade Paulista - UNIP

Gestão em Marketing

Projeto Radio Universitária

Pólo UNAMEA

Maio-2014

Belém-PA

SUMARIO

Introdução.........................................................................................3                                                                      

Formular problema............................................................................4

Determinar as Fontes de Informação................................................4

Formulário de Coleta.........................................................................5

Projetar a Amostra.............................................................................5

Coletar as informações em campo....................................................6

Editar, Codificar, Tabular e Analisar os Dados..................................6

Relatório Final....................................................................................8

  • Introdução

Fazendo um levantamento de pesquisa de sobre a forma que e repassada às informações pela instituição de ensino UNIP na unidade UNAMEA, com os informativos de avisos com os alunos para saber se as formas que estão sendo feita estão sendo bem recebida pelo aluno, com dois métodos, oral e quadro de aviso em sala.

Com o método de aviso oral, que o funcionário da instituição saia de sala em sala passando algumas informações importantes, mais que acabam sendo mal recebidas pelos alunos. Podendo ser identificado pelo som da voz que não seja tão alto ou atenção em passar as informações.

Quadro de avisos nas salas, que acontece muitos conflitos de informações, já que e dividido entre a escola UNAMEA e a UNIP, como o prédio e dividido para as duas escolas tanto para o ensino Médio e para o superior.

Encontramos um método que será mais eficaz para que todos os alunos recebam a mesma informação a o mesmo tempo, com a implantação de uma “Radio Escolar”.

Passando as informações de avisos internos e publicações sobre palestras, provas, etc.

Abrangendo mais alunos, tanto como em sala de aula, como os alunos nas trocas de turnos, que enquanto aguardam o horário da aula podem esta se atualizando com as informações. E recebendo até informações didáticos com trechos de livros e indicações de livros para estudos.

“Projeto de Uma Radio Escolar”

  • Formular o Problema;

Foi feito um levantamento de informações onde encontramos na instituição pólo de ensino da UNIP unidade (UNAMEA), a dificuldade em repassar avisos e informações direcionados aos alunos em sala de aula, visto que os colaboradores se deslocavam de sala em sala para falar oralmente, assim causando alguns desentendimentos na receptividade dos alunos em sala de aula, em base vista os métodos utilizados pela instituição como algumas falhas ou por não ser atrativo ao aluno.

Para melhorar buscamos trazer o sistema de inovação com a tecnologia utilizada também em outras instituições de ensino como UNAMA, IPIRANGA, etc...

Facilitando a informação com a comunicação da instituição de ensino UNIP (UNAMEA) e os alunos.

  • Determinar as Fontes de Informação

Dados secundários

São aqueles que já foram coletados, tabulados, ordenados e, às vezes, até analisados, com outros propósitos de atender às necessidades da pesquisa em andamento.

Fontes governamentais:
IBGE: resumo de informações do site do IBGE / MEC / INEP

Os dados destes serviços podem ser classificados como do consumidor, do varejo, do atacado, da indústria e dos meios de comunicação.

Com base nas informações concedidas nos centros de informações, como MEC e INEP, verificamos possivelmente a radio estudantil teria que ter a capacidade de informações, não só restrita a assuntos internos, e sim com a publicação de literatura nas suas apresentações diárias, fazendo com que o aluno possa ter a captação de informações sobre avisos perante as informações da Faculdade UNIP, quanto para a escola UNAMEA podem ter a integração sem conflitos de dados.

Tendo outras informações obtidas de outras instituições de ensino e registradas no MEC e INEP, de como podemos utilizar com como método de ensino por mais esse meio de comunicação

Foi passada a pesquisa entre os alunos da faculdade UNAMEA para saber a opinião dos estudantes e obtemos um retorno positivo com base nas informações passadas nas pesquisas internas na quantidade de entrevistados na sala 6, 21 pessoas com a faixa etária de 20 a 40 anos.

  • Formulário de Coleta

Método Qualitativo

A pesquisa qualitativa tem como principal objetivo interpretar o fenômeno que e observar.

Não existe hipótese pré-concebidas; suas hipóteses são construídas após a observação. Não existe “suposta certeza” do método, nesse sentido quem observa ou interpreta influencia e é influenciado pelo fenômeno pesquisado.

 Utilizamos a pesquisa Qualitativa para obter com mais precisão e filtrar as opiniões dos entrevistados referentes à mudança que será feita no método escolar de ensino.

Como utilizado pelo INEP às rádios escolares tem um conceito de passa pequenas informações e ensino como livros e trechos de livros, denominado “Rádio Escola”, incentivando os educadores do país a inserirem a linguagem radiofônica em suas práticas educativas.

  • Projetar a Amostra

Sexo:                                                           Idade:  

Você acha que a UNIP tem uma boa comunicação interna?

(  )Sim

(  )Não

(  )Talvez

Em sua opinião a UNIP transmite os avisos internos e externos pelos meios de comunicação que atinja a todos os alunos?

(  )Sim

(  )Não

(  )Talvez

Você acha que as informações nos quadros de avisos são a melhor forma de se comunicar?

(  )Sim

(  )Não

(  )Talvez

Seria melhor se os avisos fossem passados a todos em uma única vez?

(  )Sim

(  )Não

(  )Talvez

Você concorda com o implanta mento de uma radio estudantil?

(  )Sim

(  )Não

(  )Talvez

  • Coletar as Informações em Campo

Foram registradas as informações obtidas pela pesquisa feita perante a instituição de ensino UNIP UNAMEA, com a pesquisa feita com uma porcentagem dos alunos na faculdade em geral passada a pesquisa na sala 6, com os alunos a que responderam que a faculdade não tem um suporte de informações que a instituição possa interagir a maioria dos alunos em geral de todos os turnos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (136.3 Kb)   docx (35.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com