TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RÁDIO DE JORNALISMO

Por:   •  1/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 4

UNICARIOCA

REDAÇÃO JORNALÍSITICA PARA RÁDIO

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 1

PROFESSOR: FELIPE OLIVEIRA SANTOS

TURMA 147

PHILLIPI GOULART FERNANDES  

MATRÍCULA: 2017101341

1) Doris Haussen apontou que o rádio se estabeleceu no Brasil através de uma história de cultura, política e integração. Explique como se deu a popularização do rádio no Brasil especialmente a partir dos anos 30: (Valor: 2,0 pontos)

2) Discorra sobre a importância do Repórter Esso para o radiojornalismo brasileiro, levando em conta as inovações editoriais trazidas pelo programa. Valor:(2,0 pontos)

3) A correta construção de um texto radiofônico passa por vários pontos. Entre eles, os seguintes: o que envolve o uso de adjetivos, advérbios temporais como o “ontem” e o “não” no uso do lide. Como o redator deve proceder em cada um destes casos? Valor: (1,0 ponto)

4) A frase que antecede a entrada da sonora é de suma importância no rádio. Especialmente pela escolha do verbo. Como deve ser feita a escolha pelo verbo correto? Além disso, quais as diferenças de sentido entre os verbos garantir, enumerar e informar em uma sonora? (Valor: 2,0 pontos)

5) A entonação correta é fundamental ao se transmitir uma notícia. Como o redator deve proceder nos seguintes casos? Explique: (Valor: 1,0 ponto)

- 368 pessoas morrem em 24h na Itália devido ao surto de Covid 19.

- Viradouro ganha o Carnaval após 23 anos de jejum.

Resposta 1 = Na década de 30, a população brasileira cresceu muito, assim como os centros urbanos brasileiros. Com a formação de massas urbanas, governos populistas como o que o Brasil tinha na época, liderado por Getúlio Vargas, investiram no rádio como meio de padronização cultural, de orientação política e educacional. Com o investimento cada vez maior em tecnologia de inovação para as transmissões de rádio, o aparelho se tornou o meio mais popular da época. A partir da década de 30, principalmente depois de 40, o rádio deixou de ser um instrumento de propagação de músicas e conteúdos mais eruditos, e incorporou programações mais populares. Passou a transmitir rádio-novelas, programas de auditório, programas humorísticos, jornais, programas esportivos. Com a autorização por parte do governo para que empresas pudessem pagar por publicidade nas emissoras, houve uma disseminação de rádios pelo país. E foi assim, com forte investimento estatal e posterior investimento de empresas no setor, que o rádio invadiu as casas dos brasileiros e se tornou o grande meio de comunicação por décadas seguintes.

Resposta 2 = O repórter Esso veio para o radiojornalismo brasileiro em um momento extremamente delicado da história da humanidade: A segunda guerra mundial. Do ponto de vista político e social, foi simplesmente uma ação de controle para o domínio dos estados unidos da américa sobre as informações que seriam absorvidas pela população brasileira com relação ao contexto mundial da época. Sobretudo contra o regime nazista que se espalhava pelo mundo. Já do ponto de vista de produção jornalística foi um salto de qualidade na produção dos noticiários. Com novos métodos e práticas, o repórter Esso se notabilizou por implantar o lide na produção dos informes jornalísticos. Com regras de produção inovadoras para a época, o reporte Esso trouxe um novo padrão para o jornalismo brasileiro, e anos depois serviu de modelo para a produção de todos os principais jornais do mundo. O reporte Esso foi o grande boletim noticioso durante quase 30 anos no Brasil. Influenciou e transformou a forma como os jornalistas faziam jornalismo na época, e serve de modelo até os dias de hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (53.2 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com