TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Tabu e seu conceito

Por:   •  3/12/2015  •  Artigo  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 2

TABU

Tabu é algo que vai contra a liberdade, cria uma espécie de proibição a uma determinada coisa, pois quem viola um tabu perde sua proteção por divindades, é um mau exemplo, sendo jugado de forma severa pela sociedade em questão já que o indivíduo pode acabar influenciando os outros a seguir seu exemplo e destruir a forma de organização social da mesma.

A palavra é de origem germânica e polinésia, derivando do tonganês tabu e do maori tapu, termos que se referem à proibição de determinado ato, com base na crença de que tal ato invadiria o campo do sagrado, implicando em perigo ou maldição para os indivíduos comuns, da Política, passou para a Religião ou vice-versa. O termo foi primeiramente observado pelo capitão James Cook durante sua visita a Tonga em 1771. Foi então introduzido na germânica que passou para a língua inglesa, difundindo-se posteriormente em outras línguas, como o Português, a partir de 1808. Embora os tabus tenham sido inicialmente associados às culturas polinésias do Pacífico Sul, os tabus estão ou estiveram presentes em praticamente todas as sociedades.

A pessoa que quebra um tabu espera que qualquer momento venha ocorrer a sua morte, seja por acidente ou doença. Como, por exemplo ao tropeçar e cair de um precipício, se afogar ao entrar em um lago muito profundo ou até mesmo se ver fora de condições de combater um urso a sua frente. Assim o infrator começa a viver tomado pelo medo, qualquer falha poderá resultar em sua morte social seguida de sua morte física. Violar um tabu apesar de ser necessário na maioria das vezes, será algo que estará colocando em jogo a sua vida social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (37.9 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com