TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLITICAS SOCIAIS

Por:   •  29/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.342 Palavras (10 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 10

SERVIÇO SOCIAL – 4ª FASE

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

FUNDAMENTOS DAS POLÍTICAS SOCIAIS

TUTORA PRESENCIAL

                                                                                               

Joinville, 19 de setembro de 2013.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO............................................................................................................... 03

POLITICA PARA O ASSISTENTE SOCIAL................................................................ 04

FILME GANDHI X QUESTÕES SOCIAIS NO BRASIL............................................. 06

CIDADANIA NO BRASIL............................................................................................. 07

OS DIREITOS CONSTITUCIONAIS NO BRASIL...................................................... 08

CONCLUSÃO................................................................................................................. 10

REFERÊNCIAS............................................................................................................... 11

1.        INTRODUÇÃO[pic 1]

Neste trabalho tecemos algumas das possíveis relações entre o filme Gandhi e as questões sociais no Brasil. O filme Aborda a verdade e sua instrumentalização por Gandhi através de sua autobiografia, mostrando sua habilidade política, através da diplomacia, da negociação e a não violência. Essa pesquisa tem como objetivo compreender o significado social da profissão de assistente social, bem como seu desenvolvimento sócio histórico, no cenário internacional e nacional, e desvelar as possibilidades de ação contidas na realidade. Além disso, identificar as demandas presentes na sociedade, visando formular respostas profissionais para o enfrentamento da questão.

2.        POLITICA PARA O ASSISTENTE SOCIAL[pic 2]

 A política é a ciência de bem governar um povo, estabelecido em um estado. Seu objetivo principal é estabelecer os princípios que se mostrem indispensáveis á realização de um governo, tanto mais completo, quanto o desejo de conduzir o estado á execução de suas principais finalidades, ou seja, em melhor beneficio dos governantes. O estado procura, em suas atribuições, o atendimento as necessidades sociais básicas da população,  através de garantias e ações relativa á assistência social, educação, saúde, segurança, etc. Com este raciocínio, podemos observar ambas políticas,  representam atuações de poder político visando o bem estar da população. Analisados desta forma, estes conceitos perdem sua qualidade do que é histórico, essencialmente, no seu conteúdo de classe social.

Tem se expondo como uma política fundamental para o bem estar dos cidadãos, além de se compor em objeto de reivindicação dos mais variados movimentos sociais e sindicais. Discutir a política social como política no âmbito da sociedade capitalista é procurar recuperar seu caráter de classe social.

A política social é uma política exclusiva das formações econômicas, sociais capitalistas contemporâneas, de combate sobre as necessidades básicas das pessoas não satisfeitas pelo modo capitalista de produção. É uma política de mediação entre as necessidades de valorização, aglomeração do capital e a importância de manutenção no esforço de trabalho livre para o mesmo. Nesta situação, a política social é uma gestão estatal da força de trabalho e de seu preço.

Apresentam visíveis e evidentes conteúdos de classes sociais, e retribuem, em ultimo instante, aos interesses das classes dominantes. É essencial o fortalecimento daqueles que se encontram fora do processo decisivo que se dão, em ultima instancia, no recinto político. Os intervalos políticos já existentes, sindicatos, associações, conselhos e a procura constante de criação de novos espaços de participação, podem se organizar em um possível destino de fortalecimento dos indivíduos para que vejam o individuo coletivo e determinem mudanças interessantes em ambas as políticas, mudanças estas que venham a favorecer a maioria da população.

O poder público sustenta uma política social como a que se encontra em vigor, inverso ao que esboça seu propósito não é de permitir uma vida digna a força de trabalho, mas na realidade, está incluindo uma recompensa na remuneração do empregado, porem não em espécie. Com isso podemos observar que as ações governamentais que garantem estabilidade ao empregado, o que consequentemente, reflete no valor da força de trabalho que a ele é retribuído pelo patrão.

Todos os recursos que são adequados pelo estado, quando visa garantir o bom funcionamento da política social, por ser administrado pelo próprio poder público, não se tornam necessária e obrigatória a utilização do total recolhido, já que, para dar oportunidade as garantias asseguradas ao trabalho assalariado, consideram-se um serviço, basicamente satisfeito.[pic 3]

Não se obriga um gerenciamento eficiente dos recursos arrecadados perante a classe de empregados, mas sim uma igualdade por parte do estado através de serviços e garantias, nem sempre exemplar, a fim de garantir a manutenção da força física do empregado, por prazo de tempo aceitável, em um estado que satisfaça as exigências de um regime de produção capitalista.

3.        FILME GANDHI X QUESTÕES SOCIAIS NO BRASIL[pic 4]

O filme Gandhi relata a situação de pobreza, a discriminação racial, humilhação, violência e injustiças, opressão, abuso de poder contra o povo indiano.  O líder pacifista visa na juventude indiana uma arma conscientizadora e pacificadora para fazer cessar a desigualdade gerada pelo sistema racial de castas. O mesmo marca seus discursos na ideia da juventude como possibilidade concreta da indignação pelo racismo e formação de outra ordem social. Gandhi acreditava que a juventude iria transformar e libertar à Índia frente aos ingleses e construiriam um país longe do imperialismo e escravidão.

No Brasil, houve manifestações sociais em vários momentos históricos, como na luta pelo fim da escravidão, no Quilombo dos Palmares organizado por Zumbi no século 17,¹ ou a luta pelo petróleo em 1954, organizada em sua maioria pela juventude brasileira. Os estudantes tiveram papel fundamental na sociedade brasileira. A União Nacional dos Estudantes persistiam na luta pela liberdade de expressão e pelo fim do regime militar. Os estudantes organizavam guerrilhas populares conversando e politizando milhares de jovens pela queda do regime de opressão vivenciado pelo povo brasileiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (126.5 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com