TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paper Jornal Amazônia News

Por:   •  9/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.440 Palavras (10 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 10

Jornal Laboratório – Amazônia News

John Silva de BRITO

Arleni de Lima SIMÕES

Francinei Moraes NERI

Isabela Bastos PIO

Jair Almeida MARQUES

Johny Lucas Vasconcelos dos SANTOS

Rodrigo de Castro NERY

Wellyson da Silva NASCIMENTO

Gerson Severo DANTAS

Faculdade Boas Novas, Manaus, AM

RESUMO

O jornal laboratório Amazônia News foi produzido na disciplina Técnicas de Reportagem em Jornal Impresso. Com uma proposta diferenciada, o jornal foi inteiramente executado pelos acadêmicos do curso de Comunicação Social da Faculdade Boas Novas, além de proporcionar aos alunos a experimentação no campo da redação jornalística e no planejamento gráfico. O Amazônia News inova ao trazer temas relevantes para o cenário amazônico, aliado à interdisciplinaridade e à experimentação de diversos temas e formatos dos gêneros jornalísticos.

PALAVRAS-CHAVE Amazônia News, Jornal Laboratório, Jornal Impresso, Técnicas de Produção em Jornal Impresso.

1 INTRODUÇÃO

A criação dos jornais laboratórios se deu após o decreto 83.284/79 que proibia o estágio profissional para os graduandos em jornalismo. Segundo Lopes (1989), um jornal laboratório é criado como um conjunto de técnicas para um determinado público, dessa forma, foram executadas pesquisas com a finalidade de entender o público-alvo. O resultado encontrado foi a existência de uma necessidade da população em geral de saber mais sobre as peculiaridades da região amazônica.

Melo (1986) também defende que os jornais laboratórios constituem como um instrumento básico de um curso de jornalismo, no sentido de integrar os estudantes na prática da futura profissão. O autor define que a sua finalidade é a de permitir um treinamento adequado na própria escola, de modo que os alunos tenham oportunidade de colocar em execução ainda que experimentalmente, o acervo de conhecimentos teóricos adquiridos nas diversas disciplinas de natureza técnico-profissionalizante.

Para Beltrão apud Lopes (1986, p.49):

O Jornal-laboratório é um instrumento didático básico, sempre que usado apropriadamente, com um planejamento racional, que se transforma no substituto da prática de treinamento nas redações. Permite que o aprendiz de Jornalismo se exercite na capacitação e análise dos problemas de sua comunidade, de seu país e da civilização contemporânea, ao mesmo tempo em que desperta interesse pela especialização, fazendo-o descobrir qual dos aspectos e atividades da profissão o seduzem mais.

A proposta do jornal-laboratório Amazônia News baseia-se nos conceitos supracitados e se consolida nas aulas teóricas da disciplina Técnicas de Reportagem em Jornal Impresso do Curso de Comunicação Social da Faculdade Boas Novas, ministrada pelo professor Msc. Gerson Severo Dantas. Ao empenharem-se na produção do Amazônia News os alunos tem contato direto com a realidade das grandes redações jornalísticas - com o efetivismo, a necessidade da instantaneidade das notícias, o jornalismo investigativo, a produção diária e o trato com a comunidade - aliada à questão pedagógica. Essa prática também promove a interdisciplinaridade, visto que se relaciona com outras matérias estudadas no curso.

2 OBJETIVO

O Amazônia News tem por objetivo emular a rotina das redações jornalísticas, reproduzindo os processos que o estudante de jornalismo irá encontrar no exercício do trabalho profissional, evitando, assim, repetir possíveis erros e vícios característicos do cotidiano dos meios de comunicação convencionais.

3 JUSTIFICATIVA

No início, as escolas de Jornalismo no Brasil eram ligadas aos cursos de Filosofia e, por conta disso, seus cursos eram demasiadamente teóricos e humanísticos em detrimento da técnica profissional. Por conta disso, Lopes (1989) via nos jornais laboratórios um meio de aproximar os alunos do curso de jornalismo da prática de colocar em execução os conhecimentos teóricos aprendidos nas disciplinas do curso.

Segundo Melo (1989), as primeiras gerações de jornalistas diplomados no país tiveram acúmulo de conhecimento sobre as rotinas jornalísticas, mas não o exercício das mesmas durante a vida acadêmica, dificuldade que só foi sanada quando as escolas de jornalismo proporcionaram laboratórios didáticos “capazes de propiciar treinamento para os processos de captação, redação e edição dos fatos cotidianos”. Em 1969, a partir da regulamentação da profissão de jornalista e a exigência do diploma para exercício profissional foi que os jornais laboratórios ganharam força.

A produção do Amazônia News baseia-se na crença de que o jornal laboratorial não se limita ao espaço físico que a instituição universitária oferece ao aluno e aos professores. O laboratório é importante para o acadêmico porque além de auxiliar no conhecimento do jornal pode proporcionar ao futuro jornalista um aprendizado compatível com as exigências do mercado ocupacional.

No curso de Jornalismo da Faculdade Boa Novas, a disciplina de Técnicas de Reportagem em Jornal Impresso busca passar aos alunos uma formação que vá além do que foi ensinado em sala de aula, ensinando aos alunos a teoria para que depois possam aplicar os conhecimentos no campo prático. O jornal-laboratório Amazônia News fez possível que os estudantes exercitassem todo o processo de produção de informação de um jornal impresso, partindo da criação de pauta, passando pela apuração de informações, redação de texto, edição e diagramação. Tudo com a liberdade de criação para com a escolha do público alvo, da linguagem e dos temas, quais sejam: cidade, culturais, tecnologia, policial e profissões.

4 MÉTODOS E TÉCNICAS

Os acadêmicos de jornalismo participaram, em sala de aula, de aulas teóricas que os ajudaram na edição do Jornal Impresso. Por não se basear unicamente em matérias quentes como na rotina jornalística dos grandes veículos de comunicação, o Jornal Amazônia News pôde, juntamente com a sua equipe, explorar um jornalismo mais independente da forma noticiosa do fazer jornalístico.

Na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (107.5 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com