TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTIONÁRIO RELACIONADO A DICIPLINA DE GESTÃO DO CONHECIMENTO

Por:   •  21/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.581 Palavras (7 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA[pic 1]

UDC- CAMPUS MEDIANEIRA

        QUESTIONÁRIO  RELACIONADO A DICIPLINA DE GESTÃO DO CONHECIMENTO

Acadêmico: Daniel Schek Bortolini


  1. Conhecimento popular é uma educação informal, de certa forma as pessoas sabem como fazer aquilo, mas não conhecem realmente porque se faz daquela forma. Assim funciona também para as crenças, no trabalho, politica e até mesmo um acontecimento sem explicação no momento. A pessoa é induzida ao pensamento de senso comum, dizendo aquilo que lhe foi repassado, talvez por seus parentes antigos ou até porque ouviu alguem dizer.
  2. A base do conhecimento é o DADO, é com uma pilha de dados, que você vai ter uma informação concreta, levando assim ao conhecimento.        
  3. É o resultado de um processamento de informações complexas e altamente subjetivas. Ao serem absorvidas, elas interagem com processos mentais lógicos e não lógicos, expreiências anteriores, insights, valores, crenças, compromissos e inumeros outros elementos que subjazem na mente do sujeito.        
  4. Não é um conhecimento palpável, muito menos explicável. Ele é profundamente pessoal e, por isso, muito mais difícil de ser compartilhado. Assim como consideramos uma receita de bolo um conhecimento explícito, podemos entender que o conhecimento tácito, é a prática e a ponderação de detalhes, como uma pitada de certo ingrediente, ou o ponto do bolo.
  5. Esse componente do conhecimento é o que indentificamos como visível ou tangível. De modo geral, podemos entende-lo como o conhecimento codificado em linguagem. Por isso, ele apresenta uma estrutura formal e sistêmica, o que facilita sua transmissão de um indivíduo para outro. Nesse sentido, o conhecimento explícito é mensuravel, além de ser mais racional e teórico. Consideramos a receita de bolo como um conhecimento explícito.
  6. Aprendizado cumulativo é a sua base de experiencias passadas, e num futuro, uma atividade semelhante você terá menos dificuldade de aprende-la.
  7. É um processo de desnevolvimento da capacidade dos seres, de substituir conhecimentos ou experiencias passadas por novos recém criados.
  8. Dado: não é informação; trata-se de um elemento mais fácil de ser manipulado e transportado.
    Informação: Não é conhecimento; Mas é a conversão de dados que criam a informação.
    Conhecimento: Não é dado; É o processo das informações mais complexas.
  9. Conhecimento tácito são experiencias. Podemos dizer que são palpáveis podemos identificar. Já o conhecimento explicíto não é palpável e nem tão pouco explicável a maneira de como fazer, o indivíduo somente faz, é algo que ele tenha facilidade e não tenha conhecimento afundo daquilo.
  10. A gestão do conhecimento surgiu após a segunda guerra mundial. Peter Drucker foi um dos primeiros teóricos a entender, ainda nos anos 60, que o conhecimento serviria de base para os setores de produção, serviços e informações e que caberia às organizações o papel de criar conhecimentos de diversas maneiras para continuarem ativas.
  11. É um modelo de conversão de conhecimento que funciona de uma forma dinâmica espiral. ( socialização, externalização, combinação e internalização).
  12. É uma superação dos modelos top-down e bottom-down. No Top-down, os dados e as informações são filtradas à medida que sobem a piramide até chegarem à diretoria ou à alta gerencia. O modelo buttom-up, é a hierarquia e a divisão do trabalho, que dão mais liberdade para a autonomia. Os funcionarios da linha de frente tem mais liberdade no processo de criação e controle de conhecimento; mas isso só acontece de forma coordenada com os objetivos da instituição.
  13. BA é um espaço compartilhado, que serve de fundamento para a criação de conhecimento, caracterizando-se geralmente por uma rede de interações; o conceito de BA unifica os espaços fisicos, os espaços virtuais e os espaços mentais envolvidos na criação do conhecimento.
  14. É extremamente abrangente, pode coexistir com as práticas de outras gestões, como as de gestão de estratégia ou da gestão de processos.
  15. 1- Complexibilidade; 2-Macroambiente; 3-Sustentabilidade; 4-Redes interorganizacionais; 5-Redes sociais; 6-Padrões e interfaces.
  16. A gestão do conhecimento engloba várias outras gestões que de fato estão interligadas, então o podemos dizer que “o conjunto geral de atividades organizacionais que afetam de maneira positiva a criação de conhecimento”.
  17. Os STICs são extremamente úteis no apoio as práticas de qualquer gestão. Eles relacionam-se à automatização de tarefas ou processos específicos, dentre os quais podemos citar o monitoramento de indicadores, o controle e execução de projetos ou o cruzamento de dados.
  18. Quando o conhecimento atua apenas no campo operacional, grande parte da sua utilizade fica restrita ao meio, às ações e aos processos da organização no presente. Atrelado a gestão estratégica, contudo, o conhecimento torna-se uma fonte de vantagem competitiva não apenas para o agora, mas também para o futuro. Para tanto, o primeiro passo a ser dado é amalgamar o conhecimento à visão estratégica da organização e usá-lo como ferramenta na construção de cenários.
  19. A visão do conhecimento é a ignição que promove todo o processo de criação e gestão do conhecimento.
  20. De fato, nenhuma organização que direcione suas atividades para a criação de conhecimentos obterá bons resultados se não se preocupar com o desenvolvimento de seus contextos capacitantes- afinal, sem eles é impossivel determinar qualquer tipo de estratégia.
  21. Ela cria uma vantagem competitiva, pelo fato de criar novos processos, patentes, marcas, estruturas e sistemas. Esses elementos representam de uma forma tangível o conhecimento dentro da instituição.
  22. É importante entender que os colaboradores “trabalhadores do conhecimento”, e mais importante, que precisam estar alinhadas à visão e à estratégia de conhecimento da organização. Isso não significa necessariamente que todos os funcionários (do porteiro ao CEO) serão criadores de produtos e serviços inovadores. Contudo, eles serão responsáveis por criar e manter diversos ambientes favoráveis a criação de conhecimento, por monitorar e identificar a criação de conhecimento tanto no ambiente interno quanto no externo e, sobretudo, por compartilhar diversos tipos de conhecimento.
  23. Hoje em dia uma instituição é avaliada pelo mercado unicamente pelo seu capital financeiro e nos ativos tangiveis de uma organização. De maneira simples, podemos dizer que, para chegarmos ao valor de mercado de uma organização, devemos somar seus ativos tangíveis e intangiveis. O capital intelectual de uma intituição é composto  por: humano, estrutural, de clientes, organizacional, de inovação e de processos.
  24. É uma ferramenta extremamente útil para mensurar, acompanhar e comunicar a estratégia da organização em todos os cantos do seu ambiente interno e, consequentemente, para auxiliar decisões relacionadas ao rumo da organização em direção a sua visão de futuro. A função do BSC é de estabelecer a visão e a missão da organização de forma muito clara. Para a gestão do conhecimento, a relação entre o BSC e a visão é quase vital.
  25. A rede de informações dentro de uma organização é de modo coletivo que se configura como processos de criação de conhecimento. De acordo com o modo SECI (socialização externalização, combinação e internalização).
  26. Pois ele é essencial para o funcionamento eficaz de mecanismos de buscas e para o correto armazenamento de documentos, pois possibilita a realização de taxonomias e ontologias. De fato, ele não apenas é um elemento central da gestão da informação, mas também desempenha um papel decisivo na comunicação de qualquer organização.
  27. Não é de hoje que uma organização deve se haver uma leva de informação muito grande e precisa. Mas para isso, se deve haver uma harmonia e equipes gerenciando essas informações, por isso existem modelos ou uma rede organizacional dentro de uma empresa, buscando cessar e organizar problemas internos ou externos de forma fluida, sem criar transtornos dentro de uma organização.
  28. É um modelo de armazenamento de tudo aquilo que a organização pode deter em termos de conhecimento. Isso significa que ela engloba tanto o conhecimento criado no ambiente interno quanto o captado do ambiente externo. Da mesma forma que a rede de informação, o modelo da base de conhecimento não representa uma estrutura padrão, ou seja, ele varia de acordo com as necessidades e depende do negócio da organização.
  29. Para que uma base de conhecimento efetivamente, é preciso mapear o conhecimento organizacional. A tarefa de identifica-lo em suas mais variadas faces não é simples; como muitas práticas do conhecimento, ela exige comprometimento de todos os membros da organização. Contudo, quando bem executada, ela proporciona inúmeros benefícios, contribuindo diretamente para a melhora da qualidade dos processos e para o potencial inovador da organização.
  30. Deve-se analizar quais STICs são mais adequados tanto para as necessidades quanto para as características da empresa. Contruir acessos e capacitar pessoas são acões importantes para a utilização de sistemas e tecnologias. A análise de custo x beneficios é uma prática de conhecimento e um primeiro passo importante para garantir a utilização inteligente das ferramentas tecnológicas.
  31. Papel da alta admnistração: definição e foco, clarificação da estratégia empresarial.
    Cultura organizacional: inovação, experimentação e aprendizado continuo; otimização de todas as áreas da empresa; longo prazo.
    Estruturas organizacionais: baseada no trabalho em equipes multidiciplinares; alto grau de autonomia.
    Politicas de administração e recursos humanos: para aquisição de conhecimento interno e externo; geração, difusão, armazenamento e compartilhamento – do conhecimento individual para o coletivo (ontologia); diversidade e remuneração variada.
    Sistemas de informação: papel do contato pessoal; envolve o conhecimento tácito; envolve o ser humano.
    Mensuração dos resultados: capital intelectual.
    Aprendizagem com o ambiente externo: através da alianças; relacionamento com clientes.
  32. Hoje em dia uma empresa carrega consigo um capital intelectual de pessoas e processos muito grande. Sistemas de gestão de organização e conhecimento estão totalmente presentes dentro de uma organização. Há rede de organização muito grande em empresas de grande porte, fazendo assim com que consigam administrar e eventualmente solucionar problemas diários e futuros com mais facilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (97.5 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com