TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual a especificidade da mercadoria “força de trabalho”?

Por:   •  16/5/2022  •  Exam  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 2

UFMT

FACULDADE DE ECONOMIA

Disciplina: Economia Política II 2021/1

Prof. Indio Campos

PROVA FINAL

  1. Qual a especificidade da mercadoria “força de trabalho”?

R= Para Marx, a força de trabalho é a mercadoria vendida do proletariado ao capitalista, é o que o trabalhador pode vender ao capitalista. Essa mercadoria está inserida no processo de produção, e é a principal fonte de lucro dos capitalistas, visto que não é certamente calculada, e consequentemente não é mensurada com exatidão, já que o trabalhador entrega uma carga horária de trabalho maior do que o necessário, para executar o trabalho, e não recebe o valor apropriado de acordo com sua produção, gerando a mais valia. A mais valia não faz parte do cálculo dos capitalistas em relação a taxa de lucro, mas está diretamente ligada a ela.

  1. Qual o mecanismo pelo qual não há escassez de mercadorias nos distintos mercados, embora as decisões de investimentos sejam tomadas com base em decisões individuais dos capitalistas?

R= As empresas capitalistas estão constantemente interagindo dentro do mercado, havendo uma certa competição entre as empresas em busca de capital, de força trabalho e de vendas, tendo em comum o objetivo da obtenção de lucro. Portanto, não há escassez de mercadorias, pois por mais que exista uma competição no mercado capitalista, as empresas formam cadeias para que haja um fluxo mercantil, por mais que as decisões de investimentos sejam individuais. As empresas estão sempre evoluindo com a tecnologia, criando mais produtos, máquinas, equipamentos e mercadorias para investir e superar a concorrência. As decisões são individuais, mas o objetivo é o mesmo.

  1. Como se faz o cálculo da rotação do capital de uma empresa, considerando os distintos tempos de rotação das maquinas e equipamentos?

O capital da empresa é constituído em segmentos distintos, assim como cada setor de mercado terá um tempo de rotação diferente, cada segmento da empresa terá um tempo de rotação distinto, dependendo de seu processo. O capital da empresa deve então ser analisado a partir do que é chamado síntese do Capital constante e se divide em:

Capital fixo (meios de trabalho) e Capital circulante (matéria prima e materiais auxiliares)

O retorno do capital em relação a máquinas se da pela depreciação do capital, dependendo da vida útil da máquina, dependendo também do valor do produto relacionado a máquina, por exemplo: uma máquina é utilizada para produzir cadeiras, quando o capitalista chegar à marca de mil cadeiras vendidas ele terá recebido o valor da máquina.

A rotação do capital circulante é imediato e se refere a gastos diários como equipamentos, energia utilizada etc, ou seja, está relacionado aquilo que sempre se reinicia todos os dias no processo produtivo. Portanto, as empresas fazem uma média dos segmentos de capital fixo ao longo dos anos.

Boa sorte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (45.3 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com