TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes Sociais e Comunicação

Por:   •  12/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.840 Palavras (8 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 8

ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Curso de Matemática- 3º Semestre –

Disciplinas Norteadoras:

Projeto Pedagógico do Curso de Matemática (Licenciatura)

        

2016

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Desafio Profissional apresentado ao Curso de Matemática da Universidade Anhanguera UNIDERP - Centro de Educação a Distância como requisito para cumprimento das Disciplinas Norteadoras: 

MIRANTE DO PARANAPANEMA – SP

2016

Introdução: 

Este trabalho baseou- se no vídeo do Doutor Escargot através de um projeto que iniciou em 2000 com a professora Maria de Fátima Martins. TAA tem como finalidade apresentar  principais concepções acerca da inclusão e do tratamento de crianças  hiperativas com dificuldades de aprendizagem. De acordo com depoimento da professora e de alunos será de suma importância desenvolver esse projeto, portanto serão disponibilizados os seguintes animais: cão e escargot para trabalhar com crianças do 3º ano do ensino fundamental. As crianças estão curiosas e ansiosas pelo fato de ser uma aula diferenciada.

O projeto Dr. Escargot apresentou até 2009 resultados promissores. Entre os 700 alunos e suas famílias atendidos pelo projeto, 92% dos pais sentiram maior proximidade das crianças com os animais e 21% tiveram melhoras na alimentação ao observar os hábitos alimentares dos escargots; as crianças mais velhas se interessaram pelo o ensinar ao serem os portadores de novas informações aos mais novos e o senso de responsabilidade foi sendo desenvolvido por terem que cuidar de um animal.

Os estudos e projetos realizados com A Terapia Assistida por Animais mostram que o contato e convívio entre homens e animais geram benefícios que seguirão ao longo da vida, como por exemplo, a diminuição da solidão, da ansiedade, e o estímulo para a prática de exercícios físicos, entre outros.

https://www.youtube.com/watch?v=74NLDHp9Z_M

Objetivos da terapia assistida

por animais na página

pesquisada

Melhor desenvolvimento da aprendizagem; controlar as emoções; aumentar interações verbais do sujeito e do grupo; estimular a participação e as interações dos indivíduos; seja sociais ou familiar; aumentar a autoestima; auxiliar no melhor desenvolvimento da memoria, atenção concentração, linguagem, pensamento; reduzir a ansiedade, minimizar a solidão; aprender a socializar nos trabalhos em grupos.

Principais comentários dos

internautas em relação à

terapia assistida por animais

A professora Maria de Fátima comparou o escargot como aquelas crianças com necessidades especiais, molinho, entra e sai de dentro de uma conchinha.

Laura Godói diz: Através dos animais as crianças conseguem desenhar suas características, adquirem mais responsabilidades em cuidar e proteger o animal.

O projeto nos proporciona oportunidade de educar a criança de como cuidar do cachorro, dando carinho e também tem a questão do banho. A interação da criança com o animal é bastante bacana. Assim relata uma mãe de aluno. ( Eloisa de Carvalho).

Principais benefícios, riscos

ou dificuldades na aplicação

da terapia assistida por

animais

Ajuda a desenvolver a capacidade da criança e do jovem de se relacionarem afetivamente com outras pessoas; desenvolve o sentido de responsabilidade na criança ou jovem, que possui um animal que depende dos seus cuidados; desenvolver atitudes humanitárias na criança/jovem, em relação ao animal como um ser vivo; despertar a consciência ecológica e a responsabilidade ética da criança/jovem diante da natureza e dos seres vivos.

Segundo a  Prof. a Dr. a Maria de Fatima Martins a

zooterapia, ainda é pouco conhecida no meio cientifico e muitas vezes é confundida com lazer e recreação.

        

Mapeamento do perfil da turma

Nome da escola (fictício): E.E Zulenka Rapchan

Ano ou série: 3º Ano do Ensino Fundamental

Número de alunos:  20

Meninos: 10

Meninas: 10

Descrição do perfil da turma

Na turma do 3° ano, os alunos  tem como faixa etária entre 08 a 09 anos, no geral são crianças que apresentam um bom desenvolvimento com exceção de cinco alunos que são mais hiperativos surgindo assim alguns problemas.

Dentre esses alunos iremos trabalhar com dois mais hiperativos que são eles: Melissa Yasmin Bispo Soares e Carlos Eduardo Nicolau de Andrade.

Em relação o trabalho do professor em sala de aula com as disciplinas, alguns  alunos apresentam um pouco de dificuldades pela falta de atenção devido a hiperatividade.

Apresentam problemas comportamentais como: (agressividade, dificuldade de relacionamento com os colegas, não obedecem às regras, falta de respeito com professores, funcionários, etc...). Percebe-se também a grande falta de atenção e higiene pessoal, mais o maior problema e a falta da presença dos pais na vida e rotina de cada um.

        

Mapeamento dos principais problemas comportamentais individuais

Nesta etapa serão apresentados os problemas comportamentais de dois alunos em sala de aula, visando uma possível reabilitação com o auxilio da terapia assistida.

Nome do aluno:  Melissa Yasmin Bispo Soares

Idade: 9 Anos

Melissa é uma aluna com problemas de comportamento em sala de aula, não respeita as instruções dos professores, dificuldade de concentração nas explicações, não respeita os colegas atrapalhando a atenção. Em alguns momentos se mostra agressiva. Durante as refeições, joga comida nos colegas, não obedecem às regras e quando é chamada a atenção, mostra a língua, grita, balança os ombros desrespeitando os professores e funcionários da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (175.9 Kb)   docx (93.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com