TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio

Por:   •  25/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.674 Palavras (7 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER

CARLOS ALBERTO ANACLETO – R.U. 770222

ANA LETÍCIA – R.U.

LUANDA – R.U.

MARLI – R.U.

PORTIFÓLIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL-

CONTEXTOS EDUCACIONAIS

ASSIS – SP

2014

1.Introdução

Neste trabbalho de Pesquisa e Prática Profissional , pesquisamos e participamos da realização do Curso para Formação de condutores para a primeira Habilitação, Renovação e Reciclegem pra motoristas profissionais , amadores e candidatos a motoristas.

 Analizaremos os conceitos de comunidade e sociedade. Sendo que a comunidade é determinada por sua localização geografica, mas também pelas interações que realiza.Na comunidade encontraremos três itens que a sustentam que são o território geográfico, a relação comunitária e a comunalidade.

Será apresentado de forma resumida a importância deste grupo de Formação de Condutores, para os alunos ingressantes, infratores e principalmente para a sociedade.

O que será verificado é a importância da participação e formação de grupos de pais juntamente com a escola, sabendo que o ensino oferecido  cabe aos educadores, segundo o autor é preciso valorizar a comunidade e criar projetos que se insere no cotidiano da família.

A metodologia usada para elaboração desse trabalho foi pesquisa e observação no ambiente escolar não-formal . O trabalho esta dividido em duas partes, na primeira será exposto a fundamentação teorica,  e na segunda parte o roteiro de pesquisa que foi realizado na escola não-formal.

2. A formação de condutores e a sociedade

Os homens desde o nascimento são inseridos em uma comunidade e fazem parte da sociedade. A comunidade pode ser definida como a ação concreta de individuos, que dividem o mesmo espaço e que são motivados pela o sentimento de pertencimento a um determinado grupo, que se unem pela tradição e pelos laços afetivos. Já a sociedade é formada por pessoas que habitam no mesmo território, como na comunidade, porém é uma organização regida por leis, onde os participantes criam uma identidade comum. É uma forma fria, individualista, calculista e egoísta de ação na sociedade moderna, onde o capitalismo é marcado pela divisão do trabalho (proletário e classe dominante, que detém o poder monetário).Portanto, comunidade é um grupo de pessoas que vivem na mesma área geográfica, que se relacionam, possuindo a mesma tradição e interesses, que tem idéias e valores em comum. Diferente da sociedade, onde a coesão é menor, e a organização é fundamentada em leis e normas institucionalizadas.

Cada individuo tem uma aptidão diferente e isso deve ser respeitado pelo sistema de ensino. É responsável pela correção de conhecimentos rudimentares, que muitas vezes são equivocados, preconceituosos, e sensos comuns e improvisados. Assim sendo, surge a necessidade do professor conhecer a realidade da comunidade onde esta localizada a escola. Segunda fase, a educação moral, tem como objetivo transformação, consciente de seus deveres e direitos, que saibam atuar em meio à sociedade.

A relação educativa com a comunidade é nesse caso, essencial, pois parte do principio da ação dos educandos, do respeito pelo o que eles já conhecem e da importância dessa bagagem para eles. É necessário inserir-se na comunidade dos educandos, para conheceruniverso vocabular com o qual se trabalhará. A proximidade dos educandos com as palavras geradoras, que foram retiradas do cotidiano dos mesmos, faz com que eles manifestem um maior interesse pela aula, uma vez que eles se identificam com os conteúdos.

Nesse método há, portanto, uma critica a sociedade capitalista e ao sistema tradicional de ensino, por ele denominado de bancário. Três palavras derivam como fundamentais: Libertação, diálogo e autonomia. Libertação no sentido de que o ato político abra os horizontes para uma leitura de mundo, fazendo com que ocorra uma libertação da situação de opressão vivida pelos trabalhadores, por meio de uma conscientização. O dialogo, o ato político pedagógico baseado no respeito ao a pessoa que se encontra em situação de alfabetizando. Dialogar significa ouvir, compreender, levar em conta verdadeiramente o processo educativo. E a autonomia é a capacidade que tem o ser humano de autogerir sua vida, de dirigir se por sua própria vontade, tendo recursos financeiros, e estabelecer uma relação democrática com os outros, sem autoritarismo.

Pode-se dizer, portanto escola ao mostrar-se neutra, abrindo-se a todos igualmente, fortalece a desigualdade, enfatizando o dom que cada individuo possui. Os alunos que alcançam o sucesso são considerados como possuidores de uma aptidão nata para os estudos. Essa explicação fundada numa ideologia meritocrática, esconde o fato que as desigualdades escolares se originam socialmente pelo desigualdade social, cultural e econômico. O dom discrimina  as classes, fazendo com que os menos favorecidos sejam colocados em uma situação de difícil superação. Os professores proporcionam condições de estudos. Investem de forma moderada, por falta de capital financeiro e pela percepção real quanto a escassez de chances para se alcançar o sucesso profissional. Devido também ao fato muitos começam a trabalhar antes de terminar os estudos. A classe média investe vigorosamente na educação, uma vez que vêem na educação uma forma de ascensão real, a partir do êxito escolar.O poder aquisitivo favorece o investimento. As elites investem de forma diferenciada em relação a classe média,pois o sucesso é algo natural.Tendo poder aquisitivo alto, possuem varias formas de capital: social, cultural e econômico.

Gestão esta relacionado a poder, ter poder consiste na capacidade que um grupo tem de fazer prevalecer a sua idéia. Por isso, é necessário que a gestão seja democrática, que a escola seja aberta para a comunidade e que desenvolva projetos para incluí-la. A conscientização da comunidade sobre a importância da participação no contexto escolar é de suma importância.O autor sugere a formação de grupos dos pais com a coordenação pedagógica da escola para discutirem a educação oferecida pela instituição. Aos professores cabe valorizar a comunidade e empreender projetos no cotidiano familiar.

É essencial, construir relações que sejam verdadeiramente democrática, onde as pessoas são conscientes de seus atos, e não baseadas na ignorância, como se faz na democracia formal.O MST ( Movimento do Trabalhadores Rurais Sem Terra) é um exemplo de escola onde os princípios democráticos e públicos  prevalecem. As escolas itinerantes são erguidas pelos militantes e mantidas pela organização dos MST. A comunidade se identifica com a escola, pois a luta pela terra necessita da educação e a luta pela educação é básica para a democratização da comunidade.        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (87.5 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com