TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio

Por:   •  13/12/2015  •  Seminário  •  2.298 Palavras (10 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 10

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I

RELATÓRIO Nº 1 (   )                Nº 2 ( X )        

Nome do(a) aluno(a): Tayná Minervina Bernardes

Código:819634

E-mail: taynalink@yahoo.com.br

Período: (  X  ) Matutino       (    ) Noturno

Data da entrega do relatório: 14/12/2015

Assinatura do aluno:

Razão social da empresa concedente: Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto

Nome fantasia da empresa concedente: Unidade Básica de Saúde Bonfim Paulista

Endereço completo: Rua Azarias Vieira de Almeida, 620

Setor de realização do estágio: Farmácia

Período do estágio relatado neste relatório: 12/08/2015 a 21/10/2015.

Carga horária cumprida no período relatado neste relatório: 40 horas

Nome do(a) supervisor(a) local: Vanessa M. Duarte Ribeiro

Cargo: Farmacêutico

E-mail: vmdr10@yahoo.com.br

1 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES 

1. 1 – Participar do Programa de Automonitoramento da Glicemia Capilar.

Ao longo do estágio foi possível notar que além da hipertensão, a diabetes é uma doença que afeta grande parte da população. O Programa de Automonitoramento de Glicemia Capilar SMS Ribeirão Preto disponibiliza glicosímetros, seringas com agulha acoplada, tiras reagentes e lancetas a todos aqueles que fazem o uso da rede pública de saúde, que usam insulina e que estejam cadastrados no Programa de Hipertensão e Diabetes – Hiperdia, atendendo a critérios para sua inclusão no programa. Esse automonitoramento da glicemia que o paciente faz é muito importante para o tratamento e para o controle da doença.

Quando o paciente começa a fazer parte do programa, ele marca uma reunião com o farmacêutico responsável para que eles possam conversar sobre a diabetes e que dúvidas sejam esclarecidas para que haja uma eficácia no tratamento. Durante o estágio foi possível participar dessa atividade onde a farmacêutica orientou o paciente, explicando o que era a doença, seus tipos, as complicações e a importância do monitoramento, e mostrando como se usa o aparelho fazendo um teste no próprio paciente para que ele pudesse ver como é simples, rápido e indolor. Também foram abordados os cuidados que se deve ter com o aparelho, para que ele não estrague e para que dure, e como deve ser feito o descarte das seringas que são usadas, explicando que umas das alternativas seria colocar todas elas em uma garrafa PET de plástico e levar à unidade básica de saúde para que seja dado seguimento ao descarte correto desse material, pegando sempre no bocal da garrafa para o manuseio e transporte da mesma, evitando assim um acidente indesejado.

Com o intuito de ajudar a população e levar informação às pessoas, a unidade básica de saúde promoveu um encontro com foco na educação e saúde, voltado para pacientes com diabetes, para que eles pudessem esclarecer suas dúvidas a respeito da doença e também conhecer alguns cuidados que devem ser tomados para que a mesma não se agrave. Suas maiores dúvidas eram sobre a alimentação, então a farmacêutica responsável esclareceu alguns mitos e verdades sobre a diabetes, explicou sobre os alimentos que podem ser consumidos e aqueles que devem ser evitados ou consumidos com moderação e explicou sobre os cuidados que devem ser tomados com os pés, pois o nível elevado de açúcar no sangue do diabético pode afetar os nervos e a circulação das pernas, assim ele não sente as lesões que podem acontecer nos pés por conta de formigamentos e até anestesias desas áreas. A maioria das pessoas tinham dúvidas ou ainda não sabiam direito o que é a diabetes, e com essa iniciativa educativa eles passaram a ter maior conhecimento sobre a doença que os implica.

1. 2 – Estudar possíveis interações medicamentosas.

Uma das atividades feitas durante o estágio foi verificar, nas prescrições médicas retidas na farmácia, possíveis interações medicamentosas. Foram escolhidos 3 casos aleatórios para ser feita essa verificação.

No primeiro caso, o paciente Adelcio Caruzo, de 70 anos, apresentou uma prescrição contendo Espironolactona 25mg – 1 cp. cedo, e Carvedilol 12,5 mg – 1 cp. de 12/12 horas, para tratamento da hipertensão e angina do peito. O Carvedilol é recomendado para tratamento de hipertensão arterial e insuficiência cardíaca, seja isoladamente ou em associação com outros medicamentos anti-hipertensivos, especialmente diuréticos tiazídicos, e demonstra grande eficácia no controle de crises de angina do peito. Ele é um medicamento que pode potencializar o efeito de outro medicamento com ação hipotensora administrado juntamente ou que tenha a hipotensão como possível efeito adverso. Já a Espironolactona é um diurético poupador de potássio, indicado na hipertensão, que potencializa o efeito de outros diuréticos e anti-hipertensivos quando administrados concomitantemente.

No segundo caso, a paciente Luzia Isabel Frondola, de 58 anos, apresentou uma prescrição contendo Flouxetina 20mg – 3 cp. após café da manhã, e Clonazepam 2mg – 1 cp. noite e meio cp. cedo, para tratamento da depressão e da ansiedade. O cloridrato de Fluoxetina é recomendado basicamente para o tratamento da depressão, associada ou não à ansiedade. O Clonazepam está indicado isoladamente ou como adjuvante no tratamento das crises epilépticas mioclônicas, acinéticas, ausências típicas (petit mal), ausências atípicas (síndrome de Lennox-Gastaut) e transtornos de ansiedade e humor. Tratar a depressão lentamente pode aumentar a ansiedade ou a insônia, por isso a associação da Fluoxetina com o Clonazepam pode minimizar a ansiedade e a insônia, eventualmente produzidas por esse antidepressivo.

No terceiro caso, o paciente Kioshi Mario Iwase, de 61 anos, apresentou uma prescrição contendo Ácido Valproico 250mg – 2 cp. cedo, 1 cp. tarde e 2cp. Noite, e Fenobarbital 100mg – 1 cp. noite, para o tratamento de convulsões. O Ac. Valproico é um anticonvulsivante e estabilizante de humor muito usado no tratamento de epilepsia (generalizadas ou focais), convulsões, transtorno bipolar e enxaqueca. O Fenobarbital é um barbitúrico com propriedades anticonvulsivantes, devido a sua capacidade de elevar o limiar de convulsão. O valproato inibe o metabolismo do Fenobarbital. A coadministração de Ácido Valproico com Fenobarbital pode resultar num aumento de 50% na meia-vida e numa redução de 30% na depuração plasmática do Fenobarbital. A fração da dose de Fenobarbital excretada inalterada aumenta 50% na presença de Ácido Valproico. Há evidências de depressão grave do SNC, com ou sem elevações significativas das concentrações séricas de barbiturato ou valproato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (139.1 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com