TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Final - Projeto de Extensão

Por:   •  19/11/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.482 Palavras (10 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 10

Relatório do Projeto de Extensão – 2018

                                         

 Projeto de Extensão Programa Televisivo de Divulgação de Trabalhos de Conclusão de Curso - Academus

Juazeiro-Ba – Novembro – 2018

Coordenação: Klébia de Souza Muricy Peixinho

Monitor de extensão: Jamilton Ferreira Barbosa

Colaboradores voluntários:

Anette Bento

Beatriz Reis

Fernanda

Mariana Brasileiro

Rafael

Victória Resende

Vitória Marques

Identificação da Ação de Extensão

1. TIPO DE AÇÃO:        Programa(  )        Projeto(x)         Curso( )        Atividade/Evento( )        Prestação de Serviços( )        Produção & Publicação ( )

Título: 

02. CARACTERIZAÇÃO

03. MODALIDADE: Ensino ()             Pesquisa ()            Extensão (x)

04. ÁREA DO CONHECIMENTO: Comunicação

05. EIXO TEMÁTICO: jornalismo

06. LINHA PROGRAMÁTICA: educação

07. PALAVRAS–CHAVE:  Programa televisivo; divulgação científica; extensão

08. PÚBLICO ALVO: População em geral

09. COORDENADOR (A):

Matrícula: 74541755-8

Cargo: Coord. Webtv Uneb Núcleo Juazeiro                             Titulação: especialista.

Telefone:                          Celular: (87) 98828-3392

E-mail: kmuricy@uneb.br

10. LOCALIZAÇÃO NA UNEB

Departamento: de Ciências Humanas

Campus: III                      

11. RESUMO DO PROJETO DE EXTENSÃO

O Projeto de Extensão Programa Televisivo de Divulgação de Pesquisas e Trabalhos de Conclusão de Curso - Academus - é um programa educativo e de inclusão social. Lançado em 2018, à produção contar com a gravação, edição e publicação no canal do Youtube e no site da Webtv Núcleo Juazeiro de 8 (oito) programas televisivos, com o tempo médio a partir de 10 (dez) minutos. Cada programa conta com a participação de um ex-aluno da Uneb sendo o entrevistado no estúdio sobre o TCC que o mesmo desenvolveu. Um docente, indicado pela instância do DCH "Observatório do TCC" contribui com considerações acerca do trabalho em destaque. O Academus é um programa pioneiro na região no alcance à comunidade surda ao ser traduzido para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O projeto destina-se a compor a grade de programação da Webtv Uneb.

 12. APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em Juazeiro oferece 6 (seis) cursos de graduação, 3 (três) mestrados e um Doutorado Interinstitucional (Dinter) em parceria com a Universidade de São Paulo, além de Centros de estudos, laboratórios, projetos de pesquisas e extensão. Uma comunidade acadêmica formada por mais de 100 servidores docentes, 143 servidores técnicos administrativo e 1.230 discentes responsável por uma efervescente e uma vasta produção científica. Necessárias, valiosas e importantes informações que, grande parte fica entre os muros da universidade.  Material pronto para ser difundido. Mas como divulgar? Como dá o escoamento dessa produção para que gere novos significados e resultados? Como compartilhar com a sociedade o conhecimento científico desse campus e assim, beneficiá-la? De que forma dá o retorno à comunidade das produções às quais ela mesma contribuiu?

Na busca por respostas a essas indagações, adveio a proposta de criar um programa televisivo que possa servir de canal para a ampla divulgação das produções acadêmicas do campus, tendo como espaço de veiculação o site da WebTV Núcleo Juazeiro e, posteriormente em outros ambientes de parceiros como ABTU (Associação Brasileira de Televisão Universitária), IRDEB (Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia), dentre outros.

O programa coaduna com a missão da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), respaldada na “produção, difusão, socialização e aplicação do conhecimento nas diversas áreas do saber” (Regimento Geral; Estatuto da UNEB, p.5; p.3). Como também aos objetivos da tríade ensino, pesquisa e extensão. Afinal, foi com base nesses pilares, a fim de contribuir com a ampliação do conhecimento científico da universidade, que a reitoria criou e instalou em 2010 a WebTV – site com plataforma web, canal televisivo na internet.  

Pautada a partir do compromisso com a educação, cultura e cidadania, e também pelos ensejos da TV Pública, a WebTV.UNEB surge como espaço para ensino-aprendizagem da comunidade acadêmica, além de ser responsável pelo resgate da história e memória da universidade. É o lugar de interlocução entre o ensino (em parceria com cursos e disciplinas, por exemplo), a pesquisa (com grupos voltados para estudos de televisão e tecnologia, por exemplo), e a extensão (com a promoção de cursos profissionalizantes, por exemplo), desempenhando papel fundamental como instrumento acadêmico e de produção científica.

Há oito anos, a WebTV foi implantada em Juazeiro e passou a veicular documentários, reportagens e programas produzidos pelos alunos do curso de jornalismo em atividades das disciplinas de Telejornalismo, Laboratório de Vídeo-Arte, Redação Jornalística III, bem como produções do projeto de extensão “Programas Experimentais de Televisão”. Há a necessidade de explorar mais o site publicando mais programas. No entanto, as limitações são imensas, pois não contamos com equipe de profissionais e servidores da área no quadro efetivo da universidade, para produzir programas. Atualmente o Laboratório de TV conta apenas com uma servidora técnica universitária do quadro efetivo e recentemente, recebeu um servidor com vínculo REDA (Processo seletivo Simplificado), com formação na área de Direito. As disciplinas do curso de Jornalismo e as demandas da área televisiva são realizadas por profissional contratado horista. Isso dificulta o trabalho, pois os recursos são limitados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (624 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com