TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de marketing

Por:   •  26/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório de vídeo

Tema: Marketing

Palestrante: Daniel Godri

Dia: 26/05/2015

Local: CEPHAS

Hora: 11h

Objetivo

Objetivo do relatório é relatar sobre o vídeo que tem como tema "marketing".

Explicar a fusão de todos os componentes da área, enumerando dicas para a excelência em vendas.

        

Relato

No vídeo exposto durante a aula de Leitura e Produção de Textos, os palestrantes Daniel Godri e Daniel Godri Jr. falam sobre o tema "marketing".

A princípio é mostrado, claramente, as diferenças entre marketing e propaganda, que são tópicos comumente confundidos. Na verdade, apesar de estarem relacionadas, são áreas de conhecimento separadas.

o marketing é a arte de planejar o antes, o durante e o depois do processo de vendas. A propaganda é uma forma de estimular o cliente a fazer a compra.

 Logo, a conversa é focada apenas no marketing e no seu conceito: Conjunto de técnicas e métodos destinados ao desenvolvimento das vendas, mediante quatro possibilidades: preço, distribuição, comunicação e produto.

Além disso, os oradores dialogaram brevemente sobre algumas estratégias do tema  em questão, como por exemplo, a implementação da Matriz BCG e o uso dos 4 P's do marketing.

A Matriz BCG é uma técnica de seleção de estratégias, na qual os produtos são classificados como:

  • Ponto de interrogação (também conhecido como "criança-problema" ou "dilema" ou "oportunidade"): tem a pior característica quanto a fluxo de caixa, pois exige altosinvestimentos e apresenta baixo retorno sobre ativos e tem baixa participação de mercado. Se nada é feito para mudar a participação de mercado, pode absorver diversos investimentos e depois se tornar um "abacaxi". Por outro lado, por estar em um mercado de alto crescimento pode-se tornar um produto "estrela".
  • Estrela: exige grandes investimentos e é referência no mercado, gerando receitas e desfrutando de taxas de crescimento potencialmente elevadas. Fica frequentemente em equilíbrio quanto ao fluxo de caixa. Entretanto, a participação de mercado deve ser mantida, pois pode-se tornar numa "vaca leiteira" se não houver perda de mercado.
  • Vaca leiteira: os lucros e a geração de caixa são altos. Como o crescimento do mercado é baixo, não são necessários grandes investimentos. Pode ser a base de uma empresa, já que a empresa detém uma quota de mercado considerável.
  • Abacaxi (também conhecido como "cão" ou "vira-lata", expressões que não traduzem bem o conceito em português): os "abacaxis" devem ser evitados e minimizados numa empresa. Cuidado com os caros planos de recuperação. Invista se for possível na recuperação, senão desista do produto. A baixa participação de mercado gera poucos lucros, mas estes estão associados a um baixo investimento devido ao crescimento do mercado praticamente nulo. A avaliação destes produtos deve ser feita de maneira a conseguir posicioná-los de maneira mais atrativa e rentável para a empresa, ou mesmo abandoná-los, quando a rentabilidade não seja de todo possível.

Os 4 P’s de Marketing – ou Marketing Mix ou Composto de Marketing – são um conjunto de variáveis controláveis formado por Preço, Praça, Produto e Promoção, que, conforme a estratégia da empresa, pode ser usados para influenciar na forma como os consumidores respondem ao mercado.

Os 4 P’s de Marketing são 4 ingredientes importantes que permitem desenvolver e fazer um plano crescer.

 

Conclusão

Através de uma exposição de conceitos em forma de conversa simples,o entendimento sobre o marketing é facilitado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (93.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com