TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações Públicas e as Redes Sociais

Por:   •  26/3/2020  •  Monografia  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 2

Redação “Relações publicas e a Opinião Publicas nas Redes Sociais.”

O relações públicas tem o dito trabalho de criar e consolidar às, cujo o nome propõe, relações que interligam publico de organização ou dois iguais; o amplo ramo possibilita que as linhas de transmissão, sejam elas B2C (Business to consumer) ou B2B (Business to Business), não sofram intervenções, tanto internas como externas. A grade questão é que o maior fenômeno do século atual, as redes sociais e internet, vêm dominando aos indivíduos e lhes passando a impressão de que, por dominarem o cyber mundo, não precisam de ̈forças exteriores ̈ como às mídias tradicionais, para situarmo- nos do mundo e seus acontecimentos.

Os usuários das redes sofreram o maior impacto, reativo ou pró-ativo não se sabe ao certo, quando passaram de ser os receptores da comunicação e passaram a ser, ou se considerar, mais uma questão difícil, criadores, influenciadores e possíveis mediadores das notícias... Apesar de conceder uma maior pluralidade de fala e, em uma imensa dimensão, ampliar o alcance entre indivíduos que não se prendem mais à distância literal, como metros e quilômetros por enfim, já que a propagação virtual lhes permite alcançar distancias que muitos nunca sonharam, marca também uma ilusão coletiva de um determinado poder de fala, muitos de esquecem que a timeline ainda não se tornou sinônimo de opinião publica e que aquilo que se lê online nem sempre traduz o que a comunidade sente.

Opinião pública deveria se dar pela expressão da participação popular mas, em um pais como o Brasil, o que essa esfera realmente significa quando a mesma é facilmente manipulada pelos ̈poderosos ̈ e, ainda mais, engolida pelos influenciados? Confeiçoar posts e hashtags se tornou uma das mais simples ferramentas de ilusão do povo, é possível comprar números e publicações para colocá-los nos chamados trends; um exemplo, atualmente, é a cultura dos “cancelados”, onde artistas ou personalidades públicas são massacrados em rede por algo que fizeram ou falaram, tais coisas que as vezes são desenterradas por um troll que deseja prejudicá-los e utiliza dos meios, como astroturfing, para alcançar seus objetivos.

A questão é a seguinte, se o publico é o que deve ser melhor compreendido pelo profissional de relações públicas, qual é o nosso verdadeiro papel nessa situação? Não se trata mais de mediar as comunicações e, sim, encontrar maneiras de alicerçar essas relações mútuas, uma vez que de nada nos serve uma opinião pública irreal, mentirosa e manipulada mas, sim, aquilo que realmente retrate a voz do povo e o que eles esperam da sociedade em que vivem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (32.5 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com