TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica do filme Obrigado por Fumar

Por:   •  10/6/2019  •  Resenha  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  539 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE 2

Filme: Assistir ao filme Obrigado por Fumar (Thank You for Smoking – EUA, 2005) – 1'32”.

Abordagem: Elaborar um texto acadêmico (duas páginas) que fale sobre o filme, relacionando-o aos conteúdos estudados e, de forma crítica, analisar algumas cenas ou questões abordadas no filme, relacionando-as à ética.

Conteúdo: Ética e Comunicação

Resenha Crítica do filme Obrigado por Fumar

O consumo de cigarro e a luta dos fabricantes com os que são contra o uso do tabaco é o tema do filme. O longa conta história de Nick Taylor (Aaron Eckhart) na profissão de lobista representante dum conglomerado de industrias fabricantes de cigarro. De maneira sarcástica e bem-humorada a história se passa com uma série de dilemas morais, partindo desde a maneira como o sr. Taylor e seus colegas lidam com a atividade profissional até a inserção da cultura do lobby na criação do seu filho.

Apesar de geralmente trabalhar com práticas duvidosas e algumas vezes antiéticas, o profissional do “lobby” é regulamentado no país de origem do filme. A ideia consiste em negociar via ideias, recursos ou troca de favores algumas decisões de mercado, independente que elas sejam de empresas públicas ou privadas. Aqui no Brasil a prática, apesar de muito usada, ainda é ilegal. Com esta profissão que o personagem principal parte e compartilha com todos sua visão ideológica. Assim, Nick usa de uma retórica sensacional para compartilhar e convencer a todos.

Sempre “ajustando” as informações que pareciam negativar o uso do cigarro, o protagonista tenta nos debates realizados contra alguns agentes do estado sempre mostrar aos espectadores que o cigarro não trás todo o risco a saúde que os opositores dizem, a ponto de insinuar que na verdade os fabricantes estão preocupados com a vida de seus clientes. Nick de maneira dissimulada chega ao ponto de afirmar que: “- estamos a ponto de lançar uma campanha de 50 milhões de dólares com o objetivo de persuadir jovens a não fumar.” Na próxima sequencia de cenas fica claro que não há o desejo dessa campanha pelos fabricantes, até por que os jovens e novos fumantes são na verdade uma “mina de ouro”. O único objetivo do sr. Taylor era ganhar os presentes e derrotar o discurso de seu opositor presente no programa.

 

No desenrolar da trama são passadas sequencias de atitudes antiéticas. A maneira que o pai ensina seu filho a argumentar com a mãe de maneira incisiva e grosseira. A forma que a jornalista conquista a confiança do protagonista e troca por sexo informações importantes para ganhar notoriedade na matéria publicada. Uma série de diálogos de Nick e seus colegas de profissão para ver quem tem o poder maior de argumentação frente a problemas reais que seus opositores mostraram. Como dito ao seu filho, a ideia central do filme é a “flexibilidade moral” para ajustar momentos que parecem ser embaraçosos e negativos. Como Nick diz ao filho: “-Imagine que você vire um advogado e tem que defender um assassino de crianças. A lei diz que todos têm direito a um julgamento justo. Você o defenderia?”

Talvez a parte mais dura do filme foi ver que a frieza calculista ao negociar o silencio do Marlboro man. O ultimo “menino propaganda” de uma marca de cigarros havia denunciado e para comprar o silencio Nick teve como o objetivo dado por seu chefe visita-lo e “doar” uma maleta de dinheiro. Se antes já não havia dúvida nenhuma que a vida nada importava frente ao lucro desenfreado e a imagem da marca, agora fica notório. Não há nada errado em lucrar e cuidar do branding de uma empresa, mas a tal “flexibilidade moral” no mundo do business/marketing, pode trazer a soluções de natureza duvidosa. Assim, por um momento do filme, Nick se tornou vítima da maneira predatória que tratava os assuntos. Ao sair a matéria no jornal de suas práticas com representante das fabricantes, foi tratado de maneira fria e deposto do seu cargo seu nenhum plano de contingenciamento feito pelo seu superior. Mesmo assim, o mesmo consegue dar a volta por cima em mais um depoimento frente aos seus opositores e segue com sua atividade de lobista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (79.7 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com