TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha de Jornalismo

Por:   •  28/11/2018  •  Resenha  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha : AMAZONIA S\A

A Amazônia lugar mais precioso do planeta terra abriga 20 milhões de brasileira quase metade do Brasil, variados tipos e espécies de animais e arvores raras e centenárias, conhecida como o pulmão do mundo cada dia que passa tenta superar sozinha a violência que muitos de nos fazemos contra ela.

Nosso bem maior é também uma usina de serviços ambientais, e o nosso maior seguro E é de lá que tiramos todo nosso sustento e as coisas básicas para nos manter vivos.

Em 15 mil anos de existência a Amazônia tinha apenas 1% de desmatamento, a partir dos anos 60 ate hoje, já foram mais de 15% de desmatamento ao total, sabemos que cada arvore abriga entre 10 mil espécie e tipos de insetos, bactérias e fungos fazendo cada vez mais a fama do homem em destruição ser famosa em todo lugar que passa , destruindo e matando. Se o homem soubesse que se chegarmos aos 40% de desmatamento nossa Amazônia mudara drasticamente perdera suas características e também terá forte impacto na economia, só ainda não sentimos os efeitos colaterais de todo o desmatamento pelo fato de nossa perfeita floresta, pois ela se recria e tem capacidade de puxar oxigênio do oceano para gerar ar fresco.

Além disso, ela produz e evapora 20 bilhões de toneladas de agua por dia, coisa que nenhuma hidroelétrica teria capacidade fazer em menos de um ano. Dentre tantas riquezas o homem não se satisfaz e além  de destruir ainda rouba , entre muitas ações de prisão o Ibama afirma que 70% da madeira que chegam em São Paulo são de origem ilegal, cada dia são presas inúmeras quadrilhas e organizações criminosas de venda e compra de madeira e terras ilegais .

Berço de riqueza a Amazônia é a principal fronteira agrícola do Brasil, e onde tem o maior defloramento de terras para agropecuária que migrou do sul para o norte , sua grande produtividade abre os olhos daqueles que tem interesse em agua, energia, minério, carne, soja, e madeira .

Um dos assuntos mais abordados hoje em dia quando se trata de Amazônia, é, além do desmatamento em massa, são as grandiosas hidroelétricas que geram crescimento do pais porem  fere os ribeirinhos que antes tinham de onde tirar seus sustendo que variava de R$ 2.400,00 A R$2.100,00 por mês , fazendo com que eles fiquem sem gerar  renda aumentando o desemprego e a fome .

Durante a entrevista o Pajé da tribo admite que conflitos indígenas contra a FUNAI para a criação da hidroelétrica da bacia de tapajós  nãos seja feita a barragem.

Jovens índios demarcam as terras a mão protegendo-se do homem e suas destruições

O rio Tapajós é um rio do Brasil que nasce no estado do Mato Grosso, banha parte do estado do Pará e desagua no rio Amazonas, ainda no estado do Pará, em frente à cidade de Santarém a cerca de 695 quilômetros de Belém. O significado do nome Tapajós, era o nome de uma numerosa tribo de índios a beira do rio de mesmo nome. O Tapajós tem origem na confluência dos rios Juruena e São Manuel (Teles Pires). Quando combinado com o Rio Juruena, o Tapajós tem aproximadamente 1900 km de comprimento. A maior parte de seu percurso está no estado do Pará, mas a parte superior (sul) faz a divisa dos estados do Pará e Amazonas. A Bacia do rio Tapajós abrange 6% das águas da Bacia Amazônica, sendo a quinta maior bacia do sistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com