TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Conceito Semialógico de Poder de Barthes

Por:   •  15/8/2017  •  Resenha  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 2

Juliana de Souza Ramos Lois

Escola Superior de Propaganda e Marketing – Jornalismo

Primeiro Período – 2017.1

Estética e comunicação - Viviane Merlino

(Primeira Resenha)

A capa da revista Marie Claire brasileira, a qual é voltada para o público feminino e com enfoque em Beleza, Celebridades, Comportamento, Horóscopo, Lifestyle, Moda e Mulheres do Mundo, traz, em sua edição brasileira de maio de 2017, a modelo brasileira Giovanna Ewbank como capa, chamando atenção por diversos fatores, como, por exemplo, a cor, destaque e organização textual na página em questão. Nessa edição, a esposa de Bruno Gagliasso é colocada como tema para a campanha de inverno da revista, que destaca as estampas florais como o closet para essa estação.

Na capa da revista, a modelo em questão aparece em primeiro plano, ou seja, o nome da revista aparece atrás de Ewbank. Outro ponto a se considerar é o tipo de estampa que a modelo usa: floral. Essa estampa chama a atenção do leitor que, com o fundo verde claro e letras variando entre as cores rosa, preto e branco, faz com que este logo note a presença do artista – que é a reportagem principal desta edição. Assim, o jogo de cores frias, como o verde claro e o branco, e o preto como cor quente, funciona com a roupa que a modela usa, contrastando e fazendo com que este último sobressalte na capa.

Além disso, a organização textual presente, em rosa atrás de Ewbank no layout da revista, faz com que exista um efeito de profundidade na capa, onde existam três planos: o primeiro com os textos, o segundo com a modelo e o terceiro com o nome da revista. Os títulos e subtítulos, a parte textual da primeira página, são menores que as letras do nome da revista, mas chamam atenção, principalmente aqueles que remetem à matéria Closet de Inverno e a Giovanna Ewbank,  por meio da organização na diagramação e a cor utilizada, estando na margem para deixar livre a visualização nítida da modelo. Os títulos dos outros assuntos, também abordados na edição da revista, estão em uma fonte menor, chamando menos atenção.

Através do conceito semiológico Barthesiano de “Poder”, o qual Roland Barthes afirma que existe uma relação entre dominador e dominado, por uma razão comum, o prazer, pode-se entender, por um sentido Weberiano, remodelado posteriormente por Barthes, a capacidade de certo grupo impor seu poderio a uma maioria – expressão da dominação. Por apropriação, compreende-se na capa da revista Marie Claire em discussão, a “dominação” citada por Barthes, a qual é expressa pela modelo Giovanna Ewbank, através de sua roupa, cabelo e postura, no intuito de chamar a atenção do seu público e o escolha por pouca maquiagem na atriz, remente a uma sensação de simplicidade, fazendo com que a revista consiga atrair olhares de todas as classes.

[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (201.4 Kb)   docx (122.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com