TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo: Obrigado por Fumar

Por:   •  21/10/2017  •  Resenha  •  759 Palavras (4 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 4

AVALIAÇÃO – TRABALHO SOBRE O FILME

“OBRIGADO POR FUMAR”

O filme Obrigado por Fumar fala sobre o mundo dos lobistas, onde Nick Naylor assume esse papel. Como porta-voz de uma grande indústria de tabaco que leva como filosofia de vida e dever o ato de argumentar. Defende de forma persuasiva os interesses para quem trabalha e com isso acaba influenciando também em outras instituições. Em paralelo a imagem benéfica que passa com relação ao cigarro para a sociedade, tenta ser um modelo de pai para seu filho.

Segundo Nick, alguém que discute bem nunca estará errado. Em uma cena com seu filho, ensina sobre a importância de argumentar, que é diferente de negociar. Nesta cena o menino pergunta: “O que acontece quando você está errado?” e seu pai responde: “Eu nuca estou errado.” e seu filho afirma: “Mas você não pode estar sempre certo!” Em seguida o lobista propõe ao seu filho: “Digamos que você defende chocolate e eu defendo baunilha.” O filho diz em sua defesa que o sabor de chocolate é o melhor sabor do mundo, mas seu pai argumenta que a melhor coisa do mundo é poder escolher entre os dois sabores. O garoto retruca que com essa afirmação, o pai não o convence de que o sabor de baunilha é o melhor, mas Nick em seguida diz :“Não queria convencer você e sim os outros. Provei que você está errado, então eu estou certo.”

Essas atitudes mostram a arte de manipular as palavras, de saber discutir e de questionar tudo o que é transmitido. Nick Naylor sabia disso. Percebe-se nas cenas, que ele sempre começava falando sobre assuntos comuns ao público para mostrar seu raciocínio e impor seus interesses, ou seja, uma estratégia para convencer as pessoas por meio da argumentação. Em suas discussões sobre o cigarro, fala de maneira convincente aos espectadores sobre a liberdade de escolha que cada um tem, pois de acordo com o lobista, ninguém é obrigado a fumar, as pessoas optam por fumar ou não, mesmo sabendo dos malefícios do cigarro. Muitas campanhas publicitárias promovem seus produtos usando essa arte na comunicação, seja ela para facilitar cada vez mais nossas vidas ou pelo simples fato de nos oferecer experiências novas. Mas, diante de um mundo em que a imagem e a propaganda sofrem manipulações da mídia até chegar ao consumidor final, essa “liberdade” pode ser considerada verdadeira?

O filme retrata as “jogadas de mestre” que a indústria de tabaco pratica para que o cigarro esteja sempre em alta, ou seja, as mensagens subliminares em filmes, propagandas não tão persuasivas de proibição de venda de cigarros para menores de idade, suborno oferecido como “presente” e o articulador lobista Nick Naylor, que constrói um discurso convincente para defender o ponto de vista que lhe interessa na defesa da indústria em que trabalha.

Nos dias de hoje as indústrias de tabaco foram obrigadas a colocar em suas embalagens imagens fortes para mostrar a seus usuários o que realmente estão consumindo para gerar ou pelo menos tentar conscientizar as pessoas de quanto é prejudicial a saúde.

Com muita ironia e humor, o filme não gira em torno do cigarro em si, mas sim dos milhões de dólares que são investidos para a propagação da boa imagem das corporações e os investimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (62.4 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com