TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rádio - Comunicação social

Por:   •  30/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.795 Palavras (12 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 12

RÁDIOS JORNALÍSTICAS

GRUPO: 04

NOME:                                              RA:

Felipe Scalzo                                    

Gabriela Ribeiro                             20536422

Juliana Barberio                             20542047

Paula Beatriz                                   20310211

Roberta Tuma                                 20582527

Tatiana Leonel                                20604173

SURGIMENTO DO RÁDIO

A Rádio é um sistema de comunicação usando ondas electro magnéticas que se propagam pelo espaço. Usam-se ondas radiofônicas de diferente comprimento (comprimento de onda) para distintos fins.

Os sistemas normais de radiocomunicação constam de dois componentes básicos: o Transmissor e o Receptor. O primeiro gera oscilações elétricas com uma frequência de rádio denominada de frequência portadora. Pode-se amplificar a amplitude da própria frequência para variar a onda portadora. Um sinal modulado em amplitude compõe-se da onda portadora mais as bandas laterais, produto da modulação. A frequência modulada (FM) produz mais do que um par de bandas laterais para cada frequência de modulação, graças às quais são possíveis as complexas variações que se emitem em forma de voz em radiodifusão ou variações de luminosidade na televisão.

James Clerk Maxwell, professor de física experimental, demonstrou teoricamente em 1863 uma provável existência das ondas eletromagnéticas. Em 1987, Henrich criou o ‘’quilohertz’’ a indução eletromagnética. Foi a reunião dessas duas matérias que fez com que outros cientistas como  Guglielmo Marcoli, cientista italiano, revolucionassem a comunicação a distância.  Em 1986, Marcoli inventou o ‘’primeiro’’ rádio do mundo. Ele reuniu a indução eletromagnética (FARADAY) e as ondas eletromagnéticas (HERTZ) para formar os equipamentos de transmissão e recepção de sinais através do espaço. O objetivo inicial do radio era o de substituir o telégrafo elétrico que dependia do cabeamento de vastas regiões.

CONTROVÉRSIAS E PRIMEIRA TRANSMISSÃO DE RÁDIO

 As controvérsias existem porque Marcoli não desenvolveu o rádio sozinho. Ele utilizou 20 equipamentos patenteados por outro pesquisador, Nikola Tesla. Sua autoria foi contestada na Suprema Corte Americana na década de 40. Algumas patentes foram devolvidas á Tesla, porém a autoria da invenção do rádio continua sendo uma dúvida.

Há também quem aposta que o verdadeiro criador do rádio seja Roberto Landell de Moura, o padre brasileiro responsável por fazer em 1894, dois anos antes de Marconi, uma experiência pioneira de radiodifusão. Em 89, Landell realizou a primeira transmissão de voz do Brasil, a partir do Colégio das Irmãs de São José de Santana, na zona norte de São Paulo. Porém, seus equipamentos só foram patenteados em 1904, oito anos após Marcoli.

INVENCÃO DA VÁLVULA AUDION

Em 1906/1907 Lee de Forest, um engenheiro elétrico americano inventou a válvula AUDION (triodo) – uma válvula capaz de detector com maior precisão as ondas rádio elétricas e amplificá-las, tornando possível sua transmissão entre distâncias cada vez maiores. Em 1916, Forest instalou a primeira estação-estúdio de radiodifusão, em Nova Iorque. Naquele mesmo ano, transmitiu a eleição presidencial dos EUA.

 

HISTÓRIA DO MICROFONE

O microfone, bastante útil na atualidade, serve para transformar o som em energia elétrica, que é automaticamente "jogada" em um amplificador, fazendo com que aconteça a amplicação do som, diminuindo o esforço vocal.

No dia 4 de março de 1877, Emile Brinder criou o primeiro microfone. Porém, o primeiro dispositivo foi criado simultaneamente por Alexander Graham Bell e Elisha Gray. Bell, em seus laboratórios, aperfeiçoou o dispositivo criado significativamente.

A criação do microfone foi essencial para o surgimento de outras mídias, inventadas nos anos posteriores, como o rádio e a televisão. O dispositivo se tornou útil em guerras e combates, para transmitir e receber mensagens. Também, com a criação do microfone, se deu a popularização das bandas e conjuntos musicais, que são totalmente dependentes desta invenção.

AS PRIMEIRAS EMISSORAS

As primeiras emissoras surgem após a primeira Guerra mundial. Em 1920, Frank Conrad, engenheiro da Westinghouse Eletronic começa a transmitir notícias lidas de um jornal e músicas. A Westinghouse era uma empresa que fabricava rádios utilizados pelos militares durante a Guerra e, após o conflito, viu-se com uma grande quantidade de equipamentos ‘’encalhados’’. Com o sucesso das transmissões de Conrad, a empresa decidiu investir no equipamento e implantou uma emissora, a KDK-A. Na mesma época, ela passou a vender os aparelhos de rádio para os milhares de cidadãos interessados em ouvir sua programação. A repercussão foi grande e acabou servindo de parâmetro para outras emissoras que a sucederam. Em 1922 já se somavam mais de 300 emissoras.

SURGIMENTO DA RADIO NO BRASIL

Edgard Roquete Pinto, antropólogo, foi um dos grandes incentivadores do rádio no Brasil. Cronologicamente, há registros que comprovam que a primeira emissora de rádio brasileira surgiu com a fundação da Rádio Clube de Pernambuco, em Recife, no dia 6 de abril de 1919.
Em 1922, é tida como a primeira irradiação oficial a transmissão feita a partir do alto do corcovado, no Rio de Janeiro, nas comemorações do Centenário da independência do Brasil. ”O rádio é o divertimento do pobre(..), e a informação dos que não sabem ler”,sob estas palavras Roquete Pinto enxergou no rádio um veículo que pudesse difundir a cultura e história brasileira.

Em 1923, são instalados aparelhos receptores na cidade do Rio de Janeiro, idealizada por roquete Pinto. Outras emissoras começaram a surgir não somente com uma programação informativa, mas planejada em primeiros passos para transmitir a nossa música e arte.

Com a evolução tecnológica, nos anos 30, as rádios criaram programas de auditório, o que fez do rádio um veículo popular. Em 1934, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro foi transformada em Rádio Municipal do Rio de Janeiro, popularmente conhecida como rádio Roquete Pinto. As rádio nesta fase se fortaleceram como lançadoras de grandes talentos musicais como Francisco Alves, Vicente Celestino, Dalva de Oliveira, Emilinha Borba, entre outros.

Na década de 50, o rádio difundiu as transmissões esportivas, como a Copa de 58, todos torceram pelo Brasil através do rádio. Em 1953, haviam números que identificaram a existência de cerca de 500 emissoras de rádio no país e quase meio milhão de aparelhos receptores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (100.7 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com