TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SINOPSE DO CASE: Melhoria nas instalações elétricas em observância com a Teoria Geral de Instalações Elétricas Prediais e normatização vigente

Por:   •  12/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.280 Palavras (6 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 6

SINOPSE DO CASE: Melhoria nas instalações elétricas em observância com a Teoria Geral de Instalações Elétricas Prediais e normatização vigente[1]

Mike Johnson dos Anjos[2]

Pablo Monteiro[3]

 DESCRIÇÃO DO CASO

Início desse semestre foi lançado e distribuído para as escolas de ensino fundamental um livro multidisciplinar chamado “Vivendo e Aprendendo”. Utilizado para a educação de jovens e adultos, a publicação causou polêmica porque – nos capítulos destinados à língua portuguesa – a autora apresenta ao leitor frases que fogem à norma padrão, afirmando que se pode falar assim, aludindo claramente à noção popular de certo e errado em língua portuguesa. Os autores usam a frase “os livro ilustrado mais interessante estão emprestado” para exemplificar que, na variedade popular, só “o fato de haver a palavra os (plural) já indica que se trata de mais de um livro”. Em um outro exemplo, os autores mostram que não há nenhum problema em se falar “nós pega o peixe” ou “os menino pega o peixe”.O volume, entretanto, mostra ao aluno a diferença da linguagem coloquial para a norma culta.
Quando os meios de comunicação tomaram conhecimento do ocorrido, passou a divulgar inúmeras matérias contra e a favor da publicação, mostrando os diversos pontos de vista. Eclodiu um grande debate nacional. Após essa confusão generalizada, você foi chamado para ser o consultor da editora, que quer saber qual o posicionamento deve adotar: irá decidir se continua a distribuir ou se recolhe o livro e chamará uma coletiva de imprensa para decidir. Para tanto, a editora fez as perguntas que seguem:

  1. DESENVOLVIMENTO
  1. CONDIÇÕES MÍNIMAS PARA AS INTALAÇÕES
  1. Para iluminação

Em determinação da NBR 5410, para áreas igual ou inferior a 6m² deve ser atribuído no mínimo um ponto de iluminação com 100VA. No entanto para áreas superiores a 6m² é atribuído no mínimo um ponto de 100VA para os primeiros 6m², acrescidos de 60VA para cada aumento de 4m² inteiros.

A NBR 5410 da mesma forma não estabelece critérios para iluminação de áreas externas em residências, ficando a decisão por conta do projetista e do cliente.

 

  1. Para Tomadas de uso geral (TUGs)

Em cômodos ou dependências com área igual ou inferior a 6m² instalar no mínimo uma tomada. Cômodos ou dependências maiores que 6m², instalar no mínimo uma tomada para cada 5m ou fração de perímetro, espaçadas uniformemente quanto possível.

Para cozinha, copas e copas-cozinhas uma tomada para cada 3,5m ou fração de perímetro, independente da área.

Subsolos, varandas garagens ou sótãos pelo menos uma tomada. Os banheiros no mínimo devem apresentar uma tomada junto ao lavatório com uma distância de 60cm do limite do boxe.

Para as tomadas de uso geral destinada as áreas de banheiros, cozinhas, copas, copas-cozinhas, áreas de serviço, lavanderias e locais semelhante deve ser atribuído, no mínimo 600VA por tomada até 3 tomadas, o restante se necessário atribuir tomadas de 100VA para os excedentes. Os demais cômodos ou dependências atribuir, no mínimo 100VA por tomada.

  1. Para Tomadas de uso específico (TUEs)

As tomadas de uso específico são estabelecidas de acordo com o número de aparelhos de utilização que sabidamente vão estar fixos em uma dada posição no ambiente. Exemplo: TVs, chuveiros elétricos, secadora de roupa, torneira elétrica, entre outros.

  1. QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO

De acordo com a NBR IEC 60050 (826), o quadro de distribuição é o equipamento elétrico designado a receber energia elétrica através de uma ou mais alimentações, distribuindo-as para um ou mais circuitos, podendo desempenhar outras funções, como proteção, seccionamento, controle e medições.

Para o uso do quadro de distribuição alguns requisitos devem ser obedecidos de acordo com a NBR 5410:2004, porém para isso deve ser observado a quantidade de circuitos a serem acomodados, para em seguida poder fazer o dimensionamento, para fazer esse dimensionamento a primeira coisa a ser estudada é a potência instalada e potência unitária das cargas que serão alimentadas dentro dos critérios adotados na distribuição dos pontos constituidos do maior ou menor auxilio elétrico.

De acordo com a Norma 5410, algumas observações foram feitas no projeto elétrico de uma residência. Foi observado que na planta possuem alguns erros relacionados ao quadro de distribuição, que poderiam ser corrigidos, como uma possível relocação na parede da suíte próximo ao banheiro.

  1. ILUMINAÇÃO

Quando elaborado um projeto elétrico, todos os pontos elétricos devem ser fornecidos detalhadamente, prevendo todos os circuitos terminais distintos para iluminação e tomadas de corrente.

Alguns dos erros ou pontos com potencial de mudança podem ser listados abaixo:

  • Potência incorreta em algumas lâmpadas;
  • Conexão entre a tomada e o interruptor do banheiro da suíte. O dimensionamento correto seria ter um eletroduto de teto indo para cada um dos elementos.

As potências das lâmpadas corrigidas seguem a tabela abaixo:

 

Projeto Original

Projeto adaptado

LÂMPADA

Tipo

Potência (W)

Carga total (W)

Tipo

Potência (W)

Carga total (W)

A

Simples

200

200

Dupla

140

140

B

Simples

100

100

Dupla

140

140

C

Dupla

40

80

Dupla

170

170

D

Dupla

60

120

Dupla

170

170

E

Dupla

80

160

Dupla

170

170

F

Dupla

20

40

Dupla

170

170

G

Simples

100

100

Simples

100

100

H

Simples

80

160

Simples

160

160

I

Simples

100

100

Simples

100

100

J

Simples

100

100

Simples

100

100

K

Simples

80

160

Simples

160

160

TOTAL

1.320

1580

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (183.2 Kb)   docx (58.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com