TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SINOPSE DO CASE: BICHECTOMIA

Por:   •  21/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.540 Palavras (7 Páginas)  •  1.421 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

SINOPSE DO CASE: BICHECTOMIA[1]

Joiciane Ferraz Borges[2]

Giselle Rocha de Abrantes e Luana Dias da Cunha [3]

1 DESCRIÇÃO DO CASOO.

             Monique ao se deparar com anuncio sobre, como adquirir o sorriso perfeito no rosto harmônio – Bichectomia, ficou curiosa, querendo conhecer mais sobre o assunto, portanto ao chegar em casa, liga para a clínica Odontológica do anuncio, e pede mais informações sobre a Bichectomia, e descobre que é uma cirurgia para redução da bochechas com finalidades estéticas. Monique fica feliz, ao saber que poderá melhor sua aparência.

             A Bichectomia é uma cirurgia, para retirada da Bola de Bichat ou Corpo Adiposo é uma estrutura gordurosa presente na face, na região da bochecha. Com o aumento dessa gordura, poderá alterar o formato do rosto, deixando-o arredondado. A cirurgia pode ser feita com anestesia local ou sem sedação. A incisão é por dentro da boca, sem cicatrizes aparentes, o procedimento dura em torno de 40 minutos. Técnica conhecida mundialmente desde de 1980, mas pouca conhecida no Brasil.

             A bola de Bichat é um tecido adiposo, é uma fina camada de tecido conjuntivo, que fica entre dois músculos da bochechas (o bucinador e o masseter), uma das funções da bola de Bicaht é favorecer o deslizamento desses músculos, muito importante, nos primeiros meses de vida de uma criança, favorecendo a amamentação, por auxiliares na secção do leite materno, depois de adulto esse papel da bola de Bichat é muito questionável.  A bola de Bichat tem estruturas muito importante, dentre essas a mais nobre é o nervo chamado nervo facial, que se lesado poderá levar alguns tipos de paralisia de face. Com o passar dos anos, a bochecha poderá ficar mais flácida que o normal. “E bem ao contrário, porque manter essa camada de gordura faz com que parte do rosto pese e, com o tempo, a pele fique mais flácida, mas varia de pessoa para pessoa. A retirada desse tecido adiposo ajuda a retardar o envelhecimento desse local.  

2 IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DO CASE

2.1 DESCRIÇÃO DAS DECISÕES POSSIVEIS

a) Durante a cirurgia da Bichectomia, é removido um tecido adiposo unilocular ou amarelo, chamado bola de Bichat, que fica localizado nas bochechas, deixando-o os rosto mais arredondado, e também apresenta septos de conjuntivo que conte vasos e nervos, o corpo adiposo é composto do mesmo tipo de gordura de outras partes do corpo, embora não seja consumido em casos de emagrecimento como acontece em outras regiões. A perda desse tecido, é benéfica quando o problema está voltado na mastigação, ou seja a pessoa tem dificuldade em mastigar e sempre morde a bochecha bem atrás, nesse caso é recomendado a Bichectomia, mas vale ressalta que com o passar dos anos, esse tecido irá fazer falta, o rosto vai ficando flácido com o passar dos anos, tendo a aparências de pessoas bem mais velha, lembrando que isso não acontece com todas as pessoas, ou seja varia.

b) É muito importante no nascimento de uma criança, nessa fase, ela tem função em auxiliar na amamentação, evitando que as bochechas colagem enquanto o nenê suga o leite materno, além de proteger os ramos bucais do nervo facial, pois ajuda na amamentação, e pode proteger contra choches, serve como reserva energética. Ao ser retirado a bola de Bichat, a mesma pode ser usada pra fazer preenchimento em outras parte do corpo, como na mação do rosto, no nariz, na crista alveolar entre outras partes.  

c)  Só haveria repercussões em curto prazo, se após a cirurgia a pessoa não cumprisse o repouso corretamente, que nada mais é de 3 à 4 dias, e ao longo prazo, seria por falta de colágeno, e a flacidez no local da retirada da bola de Bichat.

2.2 ARGUMENTOS CAPAZES DE FUNDAMENTAR CADA DECISÃO

2.2.1 “Durante a cirurgia da Bichectomia, é removido um tecido adiposo unilocular ou amarelo, chamado bola de Bichat, que fica localizado nas bochechas, deixando-o os rosto mais arredondado, e também apresenta septos de conjuntivo que conte vasos e nervos, o corpo adiposo é composto do mesmo tipo de gordura de outras partes do corpo, embora não seja consumido em casos de emagrecimento como acontece em outras regiões. A perda desse tecido, é benéfica quando o problema está voltado na mastigação, ou seja a pessoa tem dificuldade em mastigar e sempre morde a bochecha bem atrás, nesse caso é recomendado a Bichectomia, mas vale ressalta que com o passar dos anos, esse tecido irá fazer falta, o rosto vai ficando flácido com o passar dos anos, tendo a aparências de pessoas bem mais velha.”

A Bichectomia é recomendada a partir dos 18 anos de idade, pelo fato da pessoa nessa idade já tem o rosto todo formado e com aparência de adulto, e tanto homem, quanto mulher pode passar pela cirurgia, qualquer cirurgia plástica estética no homem, tem suas particularidades e, com a bichectomia não é diferente, o cirurgião deve está atento para os traços típicos do rosto atraentes masculinos não sejam perdidos.

 

O corpo adiposo da bochecha é uma massa esférica de gordura, encapsulada por uma fina camada de tecido conjuntivo, situada externamente ao músculo bucinador e a frente da margem anterior do músculo masseter. Estende-se para trás e para cima, invade a fossa infra temporal, relacionando-se com a maxila, com músculos pterigoideos e músculos temporais, além de separá-los de seus músculos vizinhos (SICHER; TANDLER, 1981; TEIXEIRA et al., 2001; MADEIRA, 2001; DI DIO, 2002). Está situado superficialmente à fáscia que cobre o músculo bucinador e que confere às bochechas o seu contorno arredondado, particularmente em lactentes (MOORE, 1990).

2.2.2 “.É muito importante no nascimento de uma criança, nessa fase, ela tem função em auxiliar na amamentação, evitando que as bochechas colagem enquanto o nenê suga o leite materno, além de proteger os ramos bucais do nervo facial, pois ajuda na amamentação, protege contra choches, serve como reserva energética. Ao ser retirado a bola de Bichat, a mesma pode ser usada pra fazer preenchimento em outras parte do corpo, como na mação do rosto, no nariz, na crista alveolar entre outras partes.”

A bola de Bichat, pode preencher o espaço mastigatório, separar os músculos mastigatórios uns dos outros e do ramo mandibular e zigomático, além do seu uso em cirurgia estética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (187.5 Kb)   docx (304.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com