TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saúde e Serviço Social

Por:   •  3/9/2017  •  Resenha  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Mediação: categoria fundamental para o trabalho do assistente social

Reinaldo Nobre Pontes

Projeto de investigação e prática profissional II

Profª Eliana Bolorino

Discente: Laís Andrade Garcia

3º ano de graduação em SS – Noturno

Franca 2016

4.2.1 Mediação: categoria fundamental para o trabalho do assistente social

1 . Qual é o objetivo do texto?

A partir da aproximação do Serviço Social com o pensamento marxista devido ao movimento de reconceituação, começou-se a buscar uma orientação em um posicionamento teórico-metodológico que tivesse a intenção de transformar a ação profissional do assistente social, de forma não se focasse no imediatismo, com um atendimento raso, mas sim, um atendimento onde houvesse reflexão para que se pudesse obter uma intervenção que fosse a raiz do problema e não agir apenas de modo superficial.

2. Comentar sobre as determinações fundantes da ontologia do ser social.

        A ontologia é o estudo da essência humana, é enxergar o ser humano como um ser real, material, dinâmico e social que se insere ou então é inserido em um contexto socialmente constituído. O ser consciente que se descobre e que descobre o mundo a sua volta. É preciso entender o ser social como os que apresentam o processo de homenização (transformação natural do homem) e pela humanização (quando o homem se reconhece no outro).

        O ser humano se educa através do trabalho, onde, ao transformar a natureza, ele se transforma. Esse trabalho não é o trabalho instituído pelo capitalismo, que deixa alienado, mas que se educa, pois através dele tem-se o aprendizado e no processo de trabalho.

3. Como ocorre o processo dialético do conhecimento de acordo com Marx?

O conhecimento pode ser dado pelo senso comum, o empírico. Porém, o conhecimento do ser só acontece quando se ultrapassa do imediato para o mediato, e essa transformação é chamada de mediação. O processo dialético é pensar além do imediatismo, porque através da dialética tem-se uma contraposição que leva a um resultado final, através da: análise, tese, antítese e síntese.

A mediação não é na atuação como mediador, mas como forma de intervenção, compreendendo-a como uma categoria reflexiva e ontológica, que tem que estar presente em qualquer realidade, independente do sujeito, entendendo-o em sua totalidade. A totalidade não é a soma das partes, mas é um fator complexo constituído por conceitos (partes) menores, ou seja, no ser social não existe um elemento simples, pois tudo é complexidade.

4. Fale sobre Legalidade Social

A legalidade social são os fatores construídos historicamente e socialmente, os quais pré determinam e condicionam o ser social a ser aquilo que está destinado a ser (dentro dessa posição historicamente e socialmente instituída), se tornando um padrão de uma normalidade já fixada, um estereótipo.

5. Explicar universalidade, singularidade e particularidade.

A singularidade é imediata, única, que não enxerga o todo, vê a aparência,

A universalidade se aproxima da particularidade, é um pano de fundo, onde a legalidade social faz parte, os eixos fundantes.

A particularidade é o espaço onde se faz a reflexão: é a própria mediação.

[pic 2][pic 3]

particularidade

6. Qual é a importância da categoria mediação para o assistente social?

        Ao atender um usuário deve-se ter a preocupação de compreender o problema e atentar-se a resolvê-lo afundo, desde sua raiz, porque a ação imediatista não enfrenta o problema, apenas busca uma forma de que o problema saia de cena para que passe esse problema à frente, o que faz com o problema sempre retome e não se resolva. A correria da vida cotidiana recorre ao imediatismo (a singularidade). Portanto, a aparência não mostra a essência, deixa alienado, não se vê o processo interior e não avalia a situação problema em sua totalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (133.9 Kb)   docx (40.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com