TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre o filme Contato para MC 2016

Por:   •  30/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  1.670 Visualizações

Página 1 de 4

Sobre o filme Contato para MC 2016

Ficha de análise do filme Contato (com informações para o debate e para a prova):

1 Quem é o diretor do filme? Robert Zemeckis

2 Quem é o autor da história original? Carl Sagan e Ann Druyan

3 Quem são os produtores? Steve Starkey e Robert Zemeckis

4 Qual o ano de lançamento do filme? 11 de julho de 1997 nos EUA

5 Qual o nome da atriz que faz a personagem principal? Jodie Foster

6 Qual é a personagem que representa o conhecimento científico? Eleanor Ann Arroway

7 Qual o personagem que representa o conhecimento teológico? Palmer Joss

8 Em que momento é citado o conhecimento artístico? A experiência para ela só faz sentido quando atinge a sua percepção, para que ela acredite nos números e gráficos mostrados pelos computadores; ela precisa sentir as ondas “no corpo”.

9 Ellie representa um paradigma dentro da ciência. Qual é esse paradigma? A verdade

10 Qual é o personagem que representa o paradigma oposto ao de Ellie? Dr David Drumlim

11 Em um determinado momento do filme é mostrado o método de falseamento de Popper. Qual é esse momento? Quando acontece a descoberta do “Sinal”, há uma militarização do projeto e um controle das informações veiculadas. Todas as notícias devem ser “apaziguadas”, o que no fundo reflete o medo das mensagens desconhecidas serem de guerra. Já que os “alienígenas” são superiores a nós eles podem querer nos dominar. É a lógica da dominação americana projetada.

12 A cientista Ellie trabalha com alguma hipótese? Qual? Sim, existem seres inteligentes em outros planetas do universo?

13 A hipótese de Ellie é falseada ou não? Sim

14 Qual o significado da bússola? A bússola indica a direção certa e é como um dissesse para o outro que ele está na direção certa e o outro precisa aprender.

15 A personagem principal passa por alguma transformação ao longo do filme? Sim, No início era ateísta, depois passou a acreditar em algo maior, numa força além de nossas suposições.

16 O que significa o conceito navalha de Ockhan? O princípio afirma que a explicação para qualquer fenómeno deve assumir apenas as premissas estritamente necessárias à explicação do mesmo e eliminar todas as que não causariam qualquer diferença aparente nas predições da hipótese ou teoria. O princípio é frequentemente designado pela expressão latina Lex Parsimoniae (Lei da Parcimónia) enunciada como:"entia non sunt multiplicanda praeter necessitatem" (as entidades não devem ser multiplicadas além da necessidade).[1]

17 O conceito navalha do Ockhan é citado em dois momentos importantes do filme. Quais são eles? Ellie assume uma posição sempre cientifica para explicar o mundo em sua volta, o que não possui provas, como a existência de Deus, não pode ser tido como verdadeiro, e a explicação que deve prevalecer sobre os eventos deve ser a mais fácil ou simplória possível (isso ela define como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (67.7 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com