TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sumario de marketing esportivo

Por:   •  8/11/2016  •  Ensaio  •  1.766 Palavras (8 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

COMUNICAÇÃO SOCIAL- PUBLICIDADE E PROPAGANDA

TCC1 – PUBLICIDADE

GABRIEL NERI PEREIRA

20132100803

19  DE OUTUBRO 2016

Trabalho 5

  1. TEMA DE PESQUISA:

                  Marketing no futebol brasileiro.

  1. DELIMITAÇÃO DA PESQUISA:

                  O marketing do sócio-torcedor usado pelos clubes do Rio de Janeiro.

  1. PROBLEMA DE PESQUISA:

             Porque os clubes cariocas não conseguem atrair tantos novos sócio-torcedores como os clubes da Europa conseguem?

  1. DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS DA PESQUISA

   4.1 Objetivo Geral

A pesquisa tem como objetivo descobrir os problemas e as causas que levam os clubes cariocas a terem bastante dificuldade de atrair o sócio-torcedor.

          4.2 Objetivos Específicos

          4.2.1- Descobrir se há algum erro de comunicação dos clubes cariocas com seus torcedores.

          4.2.2- Avaliar o impacto do marketing do sócio-torcedor dos clubes cariocas.

          4.2.3- Avaliar o que leva os torcedores a não se associarem aos seus determinados clubes de coração.

  1. JUSTIFICATIVA DA PESQUISA

   O tema é um tema relativamente atual, pois como se trata de um esporte antigo, o assunto é um assunto onde começou a ser levar mais a sério a pouco tempo, porém isso é uma realidade aqui no futebol brasileiro, na Europa, o assunto sócio-torcedor já se é levado a sério a mais tempo do que aqui no nosso país. Levando em consideração de que o foco da pesquisa são os times cariocas, podemos dizer que esses clubes estão atrasados sobre este assunto, alguns clubes do Brasil, iniciaram esse tema há algum tempo, porém como dito antes, ainda sim iniciaram atrasados. Um exemplo são os clubes do sul do Brasil, especificamente o Grêmio e o Internacional, que por serem clubes do sul do país tem uma cultura europeia muito forte lá, que acabou afetando aqui no país e assim foi tratado com mais seriedade o assunto sócio-torcedor.

   Então conclui-se que esse tema pode ser considerado sim um tema atual, porém contendo alguns conteúdos mais antigos, para que em algum momento busque no passado alguma referencia, alguma coisa que justifique esse tema da pesquisa.

   O tema base dessa pesquisa é sobre o marketing, a comunicação do sócio-torcedor aqui no Brasil, esse é um tema já um pouco conhecido, porém o que pode se dizer que é exclusivo dessa pesquisa é a comparação de marketing/comunicação do sócio-torcedor dos clubes cariocas com alguns clubes europeus, de preferência os maiores clubes, é nisso que entra o problema dessa pesquisa, porque lá na Europa dá certo e aqui no Brasil, especificamente no Rio de Janeiro, não.

  Algo novo nessa pesquisa é também ver se há algum erro de comunicação dos clubes cariocas com os seu publico (torcedor), com isso pode se identificar se é esse o real problema da não aproximação do torcedor com o clube. Outro problema novo também é ver qual o grau de impacto do marketing dos clubes cariocas em seu torcedor.

  Vale ressaltar que nessa pesquisa iremos levar em consideração a crise financeira que o Brasil vive, porém não será dada como uma desculpa plausível para que o torcedor não gaste seu dinheiro com o clube, se associando, pois a um tempo atrás o país não vivia essa crise enorme e mesmo assim os torcedores não se interessavam com isso e dito isso antigamente ainda era bem mais complexo atrair o torcedor para se associar ao clube de coração.

   O que levei em consideração ao tema, foi que sou um apaixonado pelo futebol, estou sempre me atualizando do que acontece tanto aqui no Brasil, tanto no exterior. Isso foi algo que me motivou bastante.

  Mas há algo que me fez ir nesse determinado assunto no mundo da bola, que foi a questão do sócio-torcedor não da tão certo aqui no Brasil e dá muito certo no exterior, isso é algo que me pergunto até hoje, pois você conseguir atrair uma pessoa que ama uma determinada coisa é muito mais fácil do que atrair uma pessoa que não ama, ou seja o torcedor ama o clube, mas não se associa a ele por certos motivos, e é ai que eu busquei a resposta. Porque o torcedor brasileiro não é tão difícil de atrair para se associar?

   A partir daí entram vários fatores, que é cultural, gestão, comunicação do clube com o torcedor, marketing do clube, entre outros.

   Como um apaixonado pelo futebol, tenho um sonho de ver o nosso futebol brasileiro muito mais evoluído e levado a serio, hoje o nosso futebol tem uma gestão amadora e os que tentam mudar alguma coisa, não conseguem pois não tem poder político, o futebol hoje é completamente político, se fosse algo levado com mais profissionalismo teríamos sem duvidas o melhor futebol do Mundo. Isso também pesou na minha escolha do tema, por que se o clube tiver uma boa comunicação, um bom marketing com seu torcedor, como os clubes europeus tem, o numero dos clubes cariocas seriam bem maiores do que hoje. Tenho que ressaltar que também o nosso futebol teve uma leve evoluída profissional, alguns clubes estão mostrando alguns resquícios de profissionalismo, um exemplo é o próprio Flamengo.

   Escolhi falar especificamente dos clubes do Rio, pois sou do Rio e terei mais acesso aos principais clubes daqui. Como o Rio tem 4 grandes clubes, eu sei que vou ter bastante conteúdo e exemplo de gestão a ser seguido e a não ser seguido. Fatalmente irei mencionar os clubes de menor expressão nessa pesquisa, pois é necessário falar.

   Posso concluir, que buscar esse tema é justamente porque eu tenho vontade de ver o futebol carioca evoluir, ir para frente, por isso, quis fazer essa comparação com os clubes europeus, por que lá no exterior eles levam o futebol com muito mais profissionalismo do que aqui, por isso lá da certo, por isso lá os clubes valem bilhões, hoje eu não vejo um clube como um simples clube, vejo como uma empresa, onde se pode gastar milhões e se perder milhões, por isso escolhi esse tema, pois o futebol hoje movimenta uma quantidade de dinheiro enorme e acho que é algo a ser levado a serio e sem amadorismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (110.9 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com