TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Suporte textual

Por:   •  17/11/2016  •  Resenha  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  4.985 Visualizações

Página 1 de 2

“Suporte textual”

Durante nossa rotina diária nos deparamos com diversas formas de textos através das situações comunicativas vivenciadas. Cada uma dessas situações utiliza-se de gêneros textuais. Esses possuem um conjunto de características, que quando empregadas nos textos, nos possibilitam identificá-los.

Ao construir um texto, existe um elemento que se torna essencial para que a mensagem seja reproduzida e compreendida tal qual como foi proposta. Esse elemento é o suporte.

O suporte seria como uma superfície, uma base (física ou virtual) com formato específico, onde o texto, ou no caso, os gêneros textuais são fixados, tornando-se acessíveis para circularem no meio social. Os suportes podem ser identificados como convencionais e incidentais.

Suportes convencionais são aqueles que já foram elaborados especificamente para fixarem textos. Como exemplos de suportes convencionais temos: outdoor, revista, jornal, rádio, televisão, livro, e-mail, folder, bilhete, etc.

Os suportes incidentais são aqueles que não foram idealizados para portarem textos, porém, tornaram-se uma possibilidade inovadora para tal. São exemplos de suportes incidentais: muros, paredes, janela traseira de ônibus, para-choque de caminhão, e até mesmo o corpo humano.

Através da leitura do texto que foi disponibilizado em sala, percebemos que a diversidade dos gêneros do discurso nos possibilita comunicar uma mesma mensagem fazendo uso de diferentes formas. Como no exemplo da declaração de amor: “Mãe, eu te amo”, que pode ter como suporte um papel, uma parede, uma faixa ou o corpo humano. O conteúdo é o mesmo, o que muda é o efeito causado.

Segundo Maruschi, o suporte, além da função de portar a mensagem, nos permite distinguir um gênero de outro, no caso de uma mensagem, com mesmo conteúdo ser fixada em diferentes suportes.

Em suma, texto e suporte devem sempre “andar de mãos-dadas”, pois para que o texto atinja seu objetivo, para que ele faça sentido e cause o efeito desejado á quem estiver fazendo a “leitura”, a escolha do suporte no qual será fixado é essencial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (47.5 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com