TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia da informação

Por:   •  29/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.855 Palavras (8 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 8

TRABALHO DE TECNOLOGIA DA INFORMACÃO

Nome: Mauro Batista Borges

RA: 376497

Pólo de Cassilândia

Tutor a distancia: Aline Sena

Tutora presencial: Joseane oliveira

 Professor Ma. Gilse T. Lazzari Pesosa

Turma 1

Curso de serviço social

ETAPA 1

Como o homem e visto nesta sociedade que convive com muita informação?

   Nos dias atuais estamos vivenciando uma importante fase da era tecnológica no qual podemos obter qualquer informação de qualquer lugar do mundo ou qualquer individuo através da tecnologia,fronteiras foram ultrapassadas trazendo o mundo ao alcance de nossas mãos.entretanto se a tecnologia nos proporciona tantos benefícios em contra mão toda essa informação tem sido uma forte ferramenta na mão do capitalismo que visa obter lucro,poder maior expansão da economia do comercio nacional.Mas para tecnologia possa trazer todo esse lucro e preciso que ela seja utilizada de forma de alienação e é ai que entra a sociedade movida pelo consumismo desenfreado que nos torna como marionetes do capitalismo, a tecnologia não é um mal para a sociedade ma sim a forma que ela e utilizada, Devemos procurar formas que tragam melhorias para a sociedade através da tecnologia e jamais deixarmos que ela nos manipule.

         [pic 1]

Imagem do site:

http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/tecnologia/0010.html

Esta figura representa a tecnologia como uma grande teia que engloba toda a sociedade levando as nossas casas toda as informações que circulam por todo o mundo, e a aranha representando o capitalismo que se utiliza desse recurso para seus fins.

O que e ser operário coletivo?  

  O operário coletivo é um grupo de pessoas que se unem para realizar um mesmo trabalho, ou seja, um trabalho coletivo onde o resultado final passou por todo o grupo. Para ser um operário coletivo não precisa necessariamente trabalhar no mesmo local que o grupo basta que o produto passe pela mão do operário como em uma empresa que fabrica um determinado produto existam pessoas que elaboram o projeto outros que decidem o  material  mais apropriado para fabricar o produto a forma melhor da criação até a montagem do produto que são os operários que fazem parte da  montagem   do produto.

O conhecimento do homem tem formado uma grande evolução na tecnologia

                   Tema

                  Ilustração

Brasil Agrário

 As principais atividades eram o plantio da cana- de - açúcar, Ca feira e exportação dos produtos cultivados em terras brasileiras incluindo o pau – Brasil.  

 [pic 2]

         

     Disponível http://lobato.globo.com/Images/zebrasil/images/ZeBrasil-Portinari3.jpg       

Acesso: 23/30

A ilustração mostra homem trabalhador rural do Brasil agrário. 

 

Brasil industrializado

 Foi a transição  da vida rural para a vida urbana que trouxe a substituição do trabalho rural pelo trabalho nas fabrica.

[pic 3]

Acesso em:

 Data:23/03  http://www.carroantigo.com/portugues/conteudo/curio_historia_em_fotos_2.htm 

A figura mostra uma montadora de carros com seus trabalhadores e seus maquinários.

Trabalho do operário na fábrica

 As condições de trabalho nestas fabricas eram precária sem ventilação, longas cargas horárias,o barulho das maquinas causavam um enorme incomodo  deixando os trabalhadores doentes salários baixíssimos sem direitos trabalisticos  e utilizavam mão- de - obra infantil.

[pic 4]

Disponível em:

Data:23/03

http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=1055

 

Artesanato

 O artesanato, primeira forma de produção industrial, surgiu no fim da Idade Média com o renascimento comercial e urbano e definia-se pela produção independente; o produtor possuía os meios de produção: instalações, ferramentas e matéria-prima. Em casa, sozinho ou com a família, o artesão realizava todas as etapas da produção.

Texto disponível no site:

Acesso em: 23/03

  http://www.culturabrasil.org/revolucaoindustrial.htm

[pic 5]

Disponível em:

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Artesanato

acesso em: 23/03

imagem de um quadro feito artesanalmente na época da industrialização. 

A devastação da natureza em função do lucro

 Na anciã de obter cada dia mais lucros o ser humano não mediram as conseqüências que as fabricas poderia trazer para o meio ambiente assim como as fumaças dos automóveis, os lixos tóxicos entre outras causando um desequilíbrio considerável na natureza.    

   

[pic 6] Disponível em

: http://www.google.com.br/webhp?sourceid

Acesso: 23/03

Esta imagem mostra uma fabrica liberando gases nocivos a nossa saúde e também uma grande comparação para o efeito estufa.

A informação e o homem se informando e não transformando a informação em conhecimento.

 Para que a sociedade se torne mais igualitária e preciso que tenhamos a consciência de a informação   e algo que pode nos beneficiar muito pois através dela e que passamos a ter um vasto conhecimento de tudo que existe ou que já existiu, e não como algo individualista.  

[pic 7]

Disponível em:

 http://www.google.com.br/search?q=

Acesso em: 23/03

A figura mostra que nossa mente e como uma maquina que pode armazena um mundo de informação.

Conclusão

  Nesta pesquisa realizada podemos conhecer um pouco do processo evolutivo da tecnologia vemos que foi um processo lento que veio se aperfeiçoando com o passar do tempo desde a forma mais primitiva quando o homem tirava o sustento da terra ate o surgimento da indústria que trouxe benefícios e malefícios com suas maquinas, também outra forma de sobrevivência para o trabalhador foi o artesanato onde ele fazia parte de toda a confecção quando o homem expandiu seu conhecimento e renovou tudo o que já sabia aumentando assim sua lucratividade de forma não tão benéfica para natureza mas renovado e globalizando o mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (355.8 Kb)   docx (163.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com