TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Voluntário Cresce no Brasil

Por:   •  24/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho Voluntário cresce no Brasil

“É se dar sem esperar. Nada em troca dessa união”. A letra da música “A amizade é tudo” composta e interpretada por Thiaguinho resume o maior lema do voluntarismo atual. Estimativas dos principais centros de voluntariado do país revelam que cerca de 300 mil pessoas estão atuando em ONG’s, outros milhares trabalham por conta própria e mais de 24 milhões de pessoas, segundo o Movimento Viva Rio, gostariam de doar seu trabalho, mas não sabem como. A mesma tendência de crescimento no número de voluntários é notada em todo o mundo. A organização das Nações Unidas (ONU) definiu este ano como o Ano Internacional do Voluntariado.

Segundo uma pesquisa realizada ano passado pelo Instituto de Estudos da Religião (Iser) e pelo Ibope, 53% dos voluntários prestam serviço de limpeza e infraestrutura e 57% atuam em instituições religiosas. A mesma pesquisa mostra que o voluntário está em todas as classes sociais, faixas etárias e religiões e ao contrário do que se possa imaginar, não há apenas pessoas aposentadas, aquelas que naturalmente têm mais tempo para

doar, que realizam trabalhos voluntários, 31% dos voluntários têm entre 18 e 34 anos. É o caso do estudante Alan Patrick, de 21 anos, que ensina crianças vítimas de violência doméstica a desenhar “transformação”.

“Eu vejo muita gente passando fome, muita gente precisando de ajuda que eu posso oferecer. E eu vi que eu sou uma pessoa que posso contribuir de alguma forma”, afirmou o jovem.

Os voluntários atuam individualmente como o estudante ou em grupo, em escolas, em projetos como “Amigos da Escola”; em instituições que atendem ou abrigam menores de rua, famílias carentes e idosos; em hospitais públicos e particulares; em projetos como “Doutores do Riso”, que alegram crianças doentes em hospitais; em abrigos como a Casa Ronald McDonald, que luta contra o câncer infantil; em instituições religiosas e em muitas outras instâncias sociais. Muito mais do que benefício para a sociedade, agregando serviço de utilidade pública, o trabalho voluntário trás reflexos positivos para o próprio voluntariado. Psicólogos e médicos apontam que, além da realização pessoal, o voluntarismo traz outro

benefício: ele faz bem à saúde.

“O trabalho voluntário é uma excelente forma de tratamento para a depressão. E é altamente terapêutico que o paciente cuide de alguém ou de algo. Geralmente, os voluntários ajudam quem eles consideram excluídos, sem forças, desqualificados e sem esperanças. Eles querem ajudar a transformar o outro para então transformar a si mesmos”, diz a Psicóloga Ana Olmos.

Além do retorno positivo na saúde, segundo profissionais de Recursos Humanos o trabalho voluntário também valoriza o currículo. Mas nenhum ganho profissional justifica as ações desses brasileiros que estão empenhados em propagar o bem. Lembra-se do Alan? Sem dinheiro para o ônibus ele pedala uma hora para ir para o abrigo e depois uma hora na volta pra casa, pensando no efeito multiplicador do voluntariado.

“Talvez uma dessas crianças que eu estou ensinando hoje, pode estar ensinando amanhã e assim vai. Essa é a minha maior recompensa”, finalizou.

Alan projeta o futuro, mas hoje já se pode notar pelos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (59.6 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com