TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de pesquisa IPHONE

Por:   •  21/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  731 Palavras (3 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

De acordo com a matéria “Compras por impulso: entenda como acontecem e descubra como podem ser estimuladas em sua loja’’ apresentada no site www.ecommercebrasil.com.br, o fenômeno da compra impulsiva virou objeto de estudo de muitos profissionais de marketing, por se tornar uma situação bastante comum que, na maioria dos casos, ocorre de forma inconsciente. Propagandas com apelo emocional ou que provoquem algum dos cinco sentidos são alguns dos artifícios utilizados pelas empresas para atrair clientes. O resultado dos últimos três meses (fevereiro, março, abril) da pesquisa Meu Bolso Feliz, realizado pela empresa de tecnologia SPCBrasil, comprovou que mais da metade dos brasileiros compram por impulso. As promoções e os descontos foram eleitos como os principais atrativos, porém a presença dos fatores emocionais na decisão do cliente está em constante crescimento. Como já dizia David Ogilvy: “Consumidores não pensam em como eles se sentem, não dizem o que pensam e não fazem o que eles dizem que fazem.” Isso por que 95% das nossas decisões estão na esfera do subsconsciente, ou seja, são implícitas e não verbais. Vivemos praticamente no piloto automático, inclusive quando temos que decidir por este ou aquele produto". (http://www.culturacolaborativa.com/estrategias-para-inovar-na-crise - Raiza Terra - 10/04/2016). Mas a preocupação das grandes marcas é que com essa crise econômica acentuada dos último tempos é que pelo menos 41% dos consumidores estão praticando o Trade Down, ou seja, trocando por marcas mais baratas para continuar consumindo, segundo os dados da pesquisa divulgada pela Nielsen sobre o comportamento do consumidor em 2015. Mas e em relação ao uso de smartphones as pessoas também pensam dessa forma, ou ainda mantêm preferências? E o que poderia justificar essa fidelização do consumidor por uma marca de smartphone?  Por estes motivos voltamos nossa atenção aos hábitos de compra do consumidor, a fim de identificar nesta pesquisa o Comportamento do Consumidor: ImpulsoxRealização. E o objeto de estudo aqui apresentado será a relação de compra do Iphone.

O aprofundamento do tema de pesquisa proporcionou como objeto de estudo o uso da relação de compra do Iphone. Nesse sentido, o problema de pesquisa aponta para a seguinte questão de investigação: Quais os fatores que explicam melhor a compra do Iphone em relação ao impulso ou realização? Com a finalidade de encontrar possíveis respostas para o problema dessa pesquisa, propõem-se como objetivo geral analisar os indicadores em relação à compra por impulso ou realização do Iphone. Desta forma, desdobram-se enquanto objetivos específicos:

  • Traçar o perfil do respondente;
  • Identificar a frequência de consumo;
  • Identificar os aspectos positivos e negativos do Iphone;
  • Identificar os aspectos positivos e negativos do uso da marca;
  • Compreender o nível de satisfação e lealdade em relação à compra do Iphone;

A marca Iphone é sinônimo de inovação, por isso muitas pessoas desejariam adquirir o aparelho, no entanto pesquisas apontam que desde abril houve uma queda na venda de Iphone de pelo menos 16% a nível global em relação ao mesmo período no ano passado (http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/07/1795510-vendas-de-iphone-caem-40-e-apple-perde-espaco-no-brasil.shtml). No sentido de conhecer melhor os hábitos de compra do Iphone essa pesquisa se faz necessária e muito importante para compreensão de novas oportunidades para venda dos produtos, onde buscamos identificar também o que o consumidor tem a dizer sobre os aspectos positivos e negativos em relação a marca.

REFERÊNCIAS

MT. Anuário estatístico de turismo: 2013. Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, v. 40, p. 1-219, 2013. Disponível em:< www.observatoriodoturismo.com.br /pdf/anuario_2013.pdf>. Acesso em: 29 set. 2014.  

ASCOM. Brasil busca 3º lugar na economia turística global. Brasília, 07 mar. 2012, Disponível em: < http://www.turismo.gov.br/turismo/noticias/todas_noticias/20120307.html>. Acesso em: 02 jul. 2014.

EMBRATUR. Anuário estatístico EMBRATUR. Brasília, v. 32, p. 1-236, 2005. Disponível em:< http://www.dadosefatos.turismo.gov.br/dadosefatos/home.html >. Acesso em: 01 jul. 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (127.2 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com