TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Alienação Parental

Por:   •  15/4/2018  •  Resenha  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 3

CLARETIANO REDE DE EDUCAÇÃO

CURSO: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA, ÉTICA E CULTURA

ALUNA: DARLINDA DE MOURA SANTOS VIANA

RA: 8057076

PORTIFÓLIO

Alienação Parental

Boa Vista/RR

2018

ALUNA: DARLINDA DE MOURA SANTOS VIANA

RA: 8057076

PORTIFÓLIO

Alienação Parental

O objetivo deste trabalho é entender as dimensões que compõem o ser humano, notando que são harmônicas e indissociáveis a cada um de nós. Aqui, trata-se de um estudo de caso, prático, que nos levará a entender melhor essas dimensões e como elas se completam no cerne humano.

Boa Vista/RR

2018

DO PROBLEMA ESCOLHIDO: A ALIENAÇÃO PARENTAL

Luísa, uma criança de 10 anos, filha de Miguel e Aline, passa a ter comportamentos estranhos após a separação dos pais. Isolada, não consegue dormir a noite, tem febres e enjoos sem explicação, com o rendimento escolar decaindo, passa a ser indisciplinada e violenta com os colegas de escola. Pai e Mãe jogam a responsabilidade do comportamento de Luísa um no outro e disputam a guarda da criança no Poder Judiciário.

Na visão de Luísa, o casamento dos pais não deu certo por sua causa. Tem que lidar com uma divisão que não tem maturidade para entender: vai morar com apenas um dos pais e ser privada da companhia do outro. Ainda, tem que lidar com a manobra de ambos os pais de tentar mudar a versão de si e do outro para a filha de apenas 10 anos de idade. Tanto um quanto o outro, para se defender da culpa da separação, atribui ao ex-parceiro características abomináveis, fazendo a criança crer que o outro não a ama. Ainda é submetida a uma série de avaliações de psicoterapeutas e assistentes sociais designados pelo Poder Judiciário para basear a decisão que dará a guarda a um dos ex-cônjuges.

DA DIMENSÃO HUMANA DIRETAMENTE LIGADA AO PROBLEMA: PSICOLÓGICA

Apesar da criança apresentar sintomas de doença física (depressão) podemos ver que o fator que ocasionou o mal foi psicológico: a pressão dos adultos dirigida à criança. A criança, mentalmente esgotada, imatura para entender todas as nuances e faces da separação, absorve para si um problema que não pode resolver. Isso gera frustação, ansiedade e por fim depressão – uma doença biopisíquica.

DA SOLUÇÃO DO PROBLEMA:

Intuindo que o casamento fracassou, os pais necessitariam avaliar o mal que estão causando à filha de 10 anos. Biologicamente, Luísa está depressiva e progressivamente a doença poderá evoluir. Mudando o comportamento dos pais em relação um ao outro, tornando o ambiente mais convidativo ao relacionamento dos três em conjunto e demonstrando que a amam, minimizariam o prejuízo biológico e psicológico da filha. Aqui, a doença biológica tem faceta psicológica e ao remediar o gatilho (fator psicológico) estaremos curando o corpo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (92.2 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com