TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Apologia à Sócrates

Por:   •  15/9/2021  •  Resenha  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

ESMU – 1° semestre 2021

DISCIPLINA: Filosofia e Educação 

 PROFESSORA: Cristiane Migon

ALUNO: Igor Gomes

RESENHA CRÍTICA SOBRE O VÍDEO “APOLOGIA DE SÓCRATES”

Primeiramente, devemos esclarecer que o posicionamento crítico de Sócrates pareceu uma afronta aos costumes da cidade e que por isso ele foi incriminado, julgado e condenado à morte sob as acusações de não cultuar os deuses da cidade e tentar introduzir novas divindades e corromper a juventude com suas ideias. Porém, através o trecho do vídeo sobre o filme Apologia a Sócrates, o que pude notar em Meleto (principal responsável pela acusação de Sócrates) é que na verdade ele próprio tinha dúvidas, ou talvez medo do que os ensinamentos passados por Sócrates causariam, ensinamentos esses que dava às pessoas o poder do autoconhecimento.

Podemos notar que Sócrates tinha como objetivo, motivar os cidadãos a buscarem o conhecimento da virtude, e que cuidando da virtude, todo homem, com certeza, teria condições de ter o conhecimento de si próprio e com isso cuidariam de si próprios também. Quando o homem tem o conhecimento de si próprio, não quer dizer propriamente que seja o conhecimento do corpo ou do seu nome, mas o conhecimento da sua própria alma. Aí que surge a expressão “conheça a ti mesmo” e “cuide de si mesmo”.

Na Apologia (31b), Sócrates relata a importância de persuadir os homens a cuidar da virtude:

“Podeis reconhecer que sou um homem bom, um homem dado pelo deus à cidade por esta reflexão: não é conforme à natureza do homem que eu tenho negligenciado todos os meus interesses, sofrendo a anos, as consequências desse abandono do que é meu, para me ocupar do que diz respeito a vós, dirigindo-me sem cessar a cada um em particular, como um pai ou um irmão mais velho, para persuadir a cuidar da virtude. “

A verdade é que muitos homens até hoje pensam conhecer-se, mas na verdade nunca fizeram um exame interior, por julgarem os conhecimentos do próprio nome, do corpo, suficientes para as pessoas se autoconhecerem. Diante do processo mostrado no vídeo “Apologia a Sócrates” podemos notar que mesmo diante daquela situação, Sócrates ainda saiu em defesa dos cidadãos alienados por falta de conhecimento, que não percebiam a manipulação dos homens que os representavam no poder.

A persuasão usada por Sócrates, não se trata apenas de um simples ensinar, ele usa uma racionalização que fomenta cada homem a buscar o conhecimento da virtude com uma base, uma fundamentação e uma justificação. Assim, podemos chegar à conclusão que para Sócrates, a essência do homem está na sua própria alma, lembrando “conheça a ti mesmo” e “cuide de si mesmo”. Para ele, quanto mais conhecimento o homem tivesse de si próprio, mais chance teria de melhorar a sua alma, e prosseguindo assim, chegaria a se tornar ótimo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (62.5 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com