TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte Da Guerra

Pesquisas Acadêmicas: A Arte Da Guerra. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 2

A ARTE DA GUERRA

Betim 2012

A presente resenha vem com a finalidade de demonstrar os melhores pontos sobre o livro A Arte da Guerra que tem como autor o filósofo que se tornou general Sun Tzu.

O livro é dividido em treze capítulos, os quais retratam estratégias de guerra a fim de obter a vitoria no final de cada batalha.O autor aponta a natureza para explicar como o comandante deve guiar seu exercito, além de identificar aspectos físicos e psicológicos como armas poderosas. Discursa sobre as falhas do comando que podem apontar a derrota do exercito e ensina a necessidade de buscar informações, pois o conhecimento faz muita diferença na hora da batalha. Compara o comandante com o administrador, os soldados com os funcionários, o inimigo com a concorrência e a batalha com mercado.

Cada capítulo retrata estratégias para se vencer a guerra. Por exemplo, o primeiro diz respeito ao estudo da guerra,deve- se analisar e comparar as nossas próprias condições e as do inimigo antes de começar uma guerra. O capitulo três nos fala sobre a estratégia para lutar com o máximo de excelência, pois o objetivo consiste em manter o estado do inimigo intacto, dominar seu exército e forçá-lo à rendição é melhor do que esmagá-lo, pois aquele que consegue tomar o império intacto, não cansa suas tropas e domina a arte da tática ofensiva. O quarto menciona o ataque e a defesa onde o perito se torna primeiro invencível e espera a falha do inimigo. A invencibilidade depende da própria pessoa, derrotar o inimigo depende dos erros do inimigo. Com relação ao posicionamento do exército, nas diferentes regiões da natureza é citado no capitulo nono.O capitulo treze nos direciona para o uso de agentes secretos, pois é impossível vencer sem ter informações previas sobre o inimigo.

Enfim, o livro a arte da guerra vem nos mostrar que as estratégias que são usadas em uma guerra pode ser adequadas ao mundo empresarial, levando o administrador a vencer as batalhas do dia a dia, e a principal lição é o conhecimento.Quando passamos a conhecer o nosso concorrente, ou seja, os produtos que vende, as estratégias que utiliza, os clientes que possuem, enfim ter o máximo de informação possível sobre o negocio, é imprescindível para se obter sucesso. Porém, também é necessário aprender a analisar o próprio negocio, detectando as falhas e ameaças e mapeando as forças, visando desenvolver um planejamento estratégico afim de alcançar bons resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com