TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade de Estado, Governo e Mercado

Por:   •  28/4/2019  •  Exam  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade 01 de Estado, Governo e Mercado

  1. Com base na explanação presencial e na leitura do livro texto da disciplina Estado, Governo e Mercado respondam aos seguintes questionamentos:

  1. Comente sobre os conceitos de Estado, Governo e Mercado na visão de teóricos ocidentais.

Para Weber e Bobbio o Estado exerce seu domínio através da legitimidade política feita pela população por meio de eleições. O Estado poderá então tomar decisões em nome de todos e não apenas daqueles que estão no poder (universalidade) e em todas as esferas da vida social (Inclusividade). Dessa forma é decisão do Estado aonde ele deve intervir.

Montesquieu formulou a teoria da separação funcional do Estado em três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário.

Desse modo o Judiciário tem a missão de mediar as ações do executivo (quem tem a atribuição de governar o povo e administrar os interesses públicos) e do legislativo (quem, por meio da criação de normas jurídicas, buscam proteger os interesses juridicamente relevantes). Além disso o Judiciário é exercido pelos juízes e possui a capacidade e a prerrogativa de julgar, de acordo com as regras constitucionais e leis criadas pelo poder legislativo em determinado país.

O poder executivo pode ser denominado de Governo, pois ele que comanda os meios coercitivos (exército) para garantir as decisões do judiciário e legislativo. Além de recolher os impostos para manutenção dos 3 poderes.

Sobre o Mercado temos os extremos defendidos por Adam Smith e Karl Marx e o equilíbrio defendido por Keynes.

Adam Smith defendia um Mercado auto regulável, no qual a maximização dos ganhos individuais promove a concorrência e que essa resulta no equilíbrio econômico e no bem-estar coletivo. Sendo assim, com a mínima intervenção do Estado.

Karl Marx defendia a extinção do Mercado e controle total pelo Estado, pois devido a contínua dominância da burguesia sobre os proletariados ter sido a principal razão do surgimento e manutenção do Estado.

Keynes defendia que o Mercado não alcança a máxima eficiência sozinho e por isso deveria haver a intervenção do Estado. Dessa forma o Estado desempenha o papel de agente anticíclico, intervindo nos períodos recessivos, induzindo os investimentos privados e aumentando os investimentos públicos, fazendo com que a economia “girasse” e assim melhorasse as condições do país.


  1. Quais as principais diferenças entre o Estado Liberal e o Estado Neoliberal.

Estado Liberal

Estado Neoliberal

Todos os indivíduos são livres e independentes, responsáveis pelo seu próprio sustento e destino. Não estão sob o poder de uma pessoa, mas todos são igualmente submetidos à lei.

Políticas socais mais focadas e compensatórias para com os mais pobres, que sofreram consequências com o ajuste da economia.

Mercado auto regulável

Desregulamentação, privatização e abertura do Mercado

Estado não intervém nas relações econômicas

Intervenção do Estado em áreas específicas da economia, porém sem excessos.

Senhor - Escravo

Patrão - Operário

Escravidão dos negros como um “bem positivo”

Superexploração do trabalhador e a degradação de sua qualidade de vida

Voto censitário, renda mínima e escolaridade para ter acesso ao voto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (62.5 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com