TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade de História da Filosofia Antiga

Por:   •  9/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.308 Palavras (10 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 10

1) Como ocorreu o surgimento da Filosofia? Poderíamos afirmar que a Filosofia foi realmente "o milagre grego"? Justifique sua resposta.

Os primeiros filósofos, conhecidos como filósofos pré-socráticos, a partir do final do século VII a. C., dedicaram-se à investigação sobre a natureza (physis). Buscaram estabelecer princípios lógicos para a formação do mundo. A natureza desmitificada, sem o auxílio das explicações míticas, era o objeto de estudo. Sendo o principal objetivo, encontrar o elemento primordial (arché) que teria dado origem a tudo o que existe.

O surgimento da filosofia se inicia com o filósofo Tales de Mileto, que é considerado como o “Pai da Filosofia Ocidental”. Tales de Mileto foi um importante pensador, para ele, a água era o principal elemento da natureza e a essência de todas as coisas. Segundo Tales, a fonte de tudo está no elemento água: quando é denso, vira solo; quando aquecido, vira vapor, e quando esfria, volta a ser líquido, garantindo assim a continuidade do ciclo. Neste movimento eterno, novas formas de vida e evolução irão se desenvolver aos poucos, originando-se de todas as coisas.

O ponto principal para essa ideia de Tales é Aristóteles. Em sua a obra Metafísica, Aristóteles analisa as ideias de Tales com tendência geral dos primeiros filósofos. Assim diz ele:

Os que primeiro filosofaram [ressalta Aristóteles], em sua maioria, pensaram que os princípios de todas as coisas fossem exclusivamente materiais. De fato, eles afirmam que aquilo de que todos os seres são constituídos e aquilo de que se originariamente derivam e aquilo em que por último se dissolvem é elemento e princípio dos seres, na medida em que por último se dissolvem é elemento e princípio dos seres, na medida em que é elemento e princípio dos seres, na medida em que é uma realidade que permanece idêntica mesmo na mudança de suas afecções. Por essa razão [continua Aristóteles] eles creem que nada se gere e nada se destrua, já que tal realidade sempre se conserva. [...] Todavia, esses filósofos não são unanimes quanto ao número e à espécie desse princípio. Tales, iniciador desse tipo de filosofia, diz que o princípio é a água (por isso afirma também que a terra flutua sobre a água), certamente tirando esta convicção da constatação de que o alimento de todas as coisas é úmido, e da constatação de que até o calor se gera do úmido e vive no úmido. Ora, aquilo de que todas as coisas se geram é o princípio de tudo. Ele tirou, pois, esta convicção desse fato e também do fato de que as sementes de todas as coisas têm uma natureza úmida, sendo a água o princípio da natureza das coisas úmidas (ARISTÓTELES, 2002, p. 15-17).

A especulação de Tales sobre a água é realista, porque não contradiz a realidade, porque está imediatamente presente. No entanto, a definição de Tales leva o pensamento filosófico a um nível superior, transforma a evidência empírica dos fatos em verificação racional e fornece uma expressão teórica dos fenômenos naturais. Portanto, devido ao seu pensamento profundo, ele veio com a definição da água como a unidade intrínseca "original" e a base fundamental de todos os fenômenos existentes. Derivar a diversidade de um princípio, reduzindo todos os fenômenos concretos a uma unidade natural, constitui a primeira forma histórica de abstração filosófica e a essência metafísica do conhecimento humano. A partir da abstração de Tales da água como o princípio básico da realidade, um longo caminho de reflexão teórica realmente começou abrindo um espaço espiritual infinito de existência e conhecimento.

Os filósofos de Mileto representam um momento impressionante da história da Filosofia Antiga. No entanto, as concepções filosóficas de Heráclito alcançam as dimensões mais profundas do pensamento grego.

O filósofo Heráclito, conhecido como "o pensador obscuro", é um pensador socrático e um filósofo conhecido como o "pai da dialética". Heráclito de Éfeso, nasceu na antiga colônia grega de Éfeso, na região jônica da Ásia Menor (atual Turquia) por volta de 540 a.C. O filho de um nobre pertence à família real urbana. Heráclito tem personalidade forte, não aprecia a vida pública e está longe de temas como arte e religião. Como resultado, ele passou a maior parte de sua vida refletindo sobre seus modos arrogantes e esnobes e foi criticado pelas pessoas. Assim, ele passou a morar na montanha, longe de todos, aprimorando sua teoria. Como Tales de Mileto, Heráclito acreditava no princípio único abalizado na “Filosofia Unitarista”, cujo princípio estava fundamentado na unidade elementar e, no caso de Heráclito, o elemento fogo.

A noção principal da doutrina de Heráclito é a concepção do fogo como princípio universal. No fragmento, o filósofo obscuro escreve:

"Este mundo, que é o mesmo para todos, nenhum dos deuses ou dos homens o fez; mas foi sempre, é e será um fogo eternamente vivo, que se acende com medida e se apaga com medida" (HERÁCLITO, 1996, p. 28).

Para Heráclito, o fogo não é apenas a arché, ele é, sobretudo, o princípio objetivo, o fundamento substancial e não temporal. Segundo ele, “Tudo provem do Um e o Um provem do Todo”. O filósofo baseava suas ideias na lei fundamental da natureza, de modo que, segundo ele, “Tudo flui” e “Nada é permanente, exceto a mudança”. A partir disso, acreditava que tudo o que existe está em permanente mudança ou transformação, conceito denominado “Devir” (tornar-se, do vira-se), sujeitas ao “logos” (razão ou lei). Tendo em vista seus conceitos, foi o criador do pensamento dialético, a doutrina dos contrários, onde, das contradições, surgem a unidade dialética. Em resumo, a dialética propõe a busca da verdade através da relação entre dois conceitos opostos, numa relação de interdependência. Por exemplo, a escuridão somente existe pois o conceito de luz é seu oposto, onde um não existe sem o outro. Assim, Heráclito, pai da dialética, afirma que todas as coisas por meio da dualidade, cujo o "logos" é sua resultante, ou seja, o conhecimento nascido desse embate.

O amanhecer da filosofia pode ser considerado seu momento mais nobre. As questões levantadas pelos primeiros pensadores mudaram completamente toda a história do Ocidente. Desta forma, podemos conhecer as condições da filosofia e os principais problemas que a causaram.

Em toda história não existe nada mais surpreendente e nada mais difícil de explicar do que o relâmpago surgimento da civilização na Grécia. Grande parte daquilo que a civilização apresenta,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (58.1 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com