TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Consciência Fonológica e Método Fônico

Por:   •  12/4/2023  •  Monografia  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 2

Consciência Fonológica e Método Fônico

Desde os primeiros meses de vida os bebês ativam mecanismos voltados aos sons da fala produzidos por aqueles que compõem o meio em que vivem, porém não possuem capacidade cognitiva de refletirem sobre as palavras que ouvem, o que chamamos de processos não conscientes. Não são capazes de entender que algumas palavras rimam com outras ou perceber os sons das letras que compõem as palavras.

A consciência fonológica é uma habilidade cognitiva que envolve a compreensão e a manipulação dos sons da fala, conhecidos como fonemas, nas palavras faladas e escritas. É a capacidade de reconhecer, segmentar, manipular e refletir sobre os sons da linguagem, tanto em nível de palavras quanto em nível de unidades sonoras menores, como sílabas e fonemas. É parte essencial do processo de alfabetização, pois permite que as crianças compreendam a estrutura sonora das palavras, identifiquem semelhanças e diferenças entre os sons da fala, e usem esse conhecimento para decodificar palavras e construir habilidades de escrita, o que também está relacionada ao desenvolvimento da fluência e compreensão de leitura, além das habilidades de ortografia.

Essas habilidades podem ser desenvolvidas e estimuladas através do uso do Método Fônico, que através de pesquisas cientificas realizadas ao longo dos anos por pesquisadores como Capovilla, Soares, Goswami e Bryant, comprova sua eficácia na alfabetização, especialmente nas séries iniciais do ensino fundamental. Os recursos utilizados pelo método para auxiliar no desenvolvimento da consciência fonológica incluem jogos de rimas, segmentação e fusão de palavras em sílabas e fonemas, identificação de sons iniciais, finais e do meio das palavras, e manipulação de sons para criar novas palavras.

Vale ressaltar que o Método Fônico respeita o tempo de alfabetização de cada criança, pois é estruturado em uma sequência de complexidade gradativa, adequando-se aos diferentes níveis de conhecimento que a criança precisar.  

 A consciência fonológica é uma habilidade que pode ser aprimorada ao longo do tempo com prática e apoio adequado, e é fundamental para o sucesso na alfabetização e na aquisição da linguagem escrita.

De Freitas, Gabriela. OFICINA de ALFABETIZAÇÃO - ALFABETIZAÇÃO: AFINAL... O QUE É QUE ESTÁ ACONTECENDO? OFICINA: O Que a Fala Tem Com a Escrita?. Acessado em 07 de abril de 2023.

CELEPAR. “Alfabetização - Emilia Ferreiro - Gestão Escolar.” Www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br, www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=13004. Acessado em 07 de abril de 2023.

Duarte, Karina, and Karla Rossi. O PROCESSO de ALFABETIZAÇÃO DA CRIANÇA SEGUNDO EMILIA FERREIRO. Jan. 2008. Acessado em 07 de abril de 2023.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (82.4 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com