TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Construção Intelectual do Individuo

Por:   •  29/10/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.519 Palavras (7 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 7

Trabalho Linha do Tempo.        

                                                                                               

                                                                                               Curso: Ciências Contábeis

                                                                                                Aluno: Luiz Felipe Ditz

 Meu nome é: Luiz Felipe Ditz, vim da região sul do país, nasci em Vila Rica-MT

Minha família é de Santa Rosa- RS.

Meus pais são aposentados casados por 40 anos até hoje, meus irmãos mais velhos são todos formados e atuantes em cada área eu por vez era musico e atualmente acadêmico que participa com fundador de uma Instituição Cristã ainda em elaboração.

Vim para Cáceres em 2013/1 terminei o 3° ano do ensino médio no mesmo ano em Cáceres, passei no Enem de 2014/1 para o curso de Educação Física na Universidade do Estado de Mato Grosso porém não assumi pois não era meu objetivo.

Em 2014/2 fui efetivo no curso de Ciências Contábeis sendo meu objetivo, tive alguns problemas financeiros e por esses motivos tive que desistir do curso, então desenvolvi um método para conseguir voltar e ter como fazer esse curso por 4 anos, com isso estou atualmente efetivo no curso de Ciências contábeis 2017/2 com o propósito de ser um dos melhores e deixar meu legado nesta instituição.

Gosto muito de escrever, utilizo de referenciais teóricos e científicos como base de minhas argumentações, para detalhar meu pensar sobre o tema a construção da identidade, fiz esse texto baseado em meus conhecimentos adquiridos até aqui por campo empírico e por pesquisas mais avançadas também.

A Construção Intelectual do Individuo

  O homem, é um ser com o intelectual formado ao decorrer do tempo, obtendo informações e agregando a teorias e teses formando assim um paradigma de conhecimento.

  Temos muitas teorias desenvolvidas por diversos pensadores, citando um que se enquadra muito nessa linha de pensamento: Lev Vygotsky, o teórico do ensino como processo social.

O psicólogo bielo-russo Lev Vygotsky (1896-1934) morreu a mais de 80 anos, mas sua obra ainda está em pleno processo de descoberta e debate em vários lugares no mundo, inclusive no Brasil.  

Segundo Vygotsky a aprendizagem decorre da compreensão do homem como um ser que se forma em contato com a sociedade. “Na ausência de outro, o homem não se constrói homem”, escreve o psicólogo. Para ele a formação se dá numa relação dialética entre o sujeito e a sociedade ao seu redor sendo assim o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem.

Também é importante citar que segundo a teoria vygotskiana, toda relação do indivíduo com o mundo é feita por meio de instrumentos técnicos, como por exemplo: As ferramentas agrícolas que transformam a natureza e a da linguagem que traz consigo conceitos consolidados da cultura à qual pertence o sujeito.

  Levando a questão sobre a formação da identidade individual, podemos dizer que: Cada indivíduo tem a sua própria maneira de dissertar sobre algo, sua própria expressão. Ou seja, todos somos diferentes em partes, porem existe um uma necessidade do homem se relacionar com um conjunto coletivo de pessoas, formando assim um tipo de relação interpessoal, seja no trabalho, escola, club, igreja e etc.

Esse contato do indivíduo com determinado ambiente e tipos diferenciados de cultura, etnia e senso comum ou moral, ao longo do tempo forma o caráter do mesmo, no qual ele vai ter uma concepção de classe social, determinado o padrão de vida que irá adotar.

Ao logo dos anos suas descobertas e conhecimentos adquiridos sistematicamente tornam a relação do homem-sociedade mais criteriosa, buscando o contato de igualdade entre ambas, a onde se observa determinadas classes sociais.

O indivíduo em seu trabalho profissional, sendo ele servidor público ou privado, tem sistematizado um método de relação entre cliente e trabalhador “Relações Interpessoais” na qual cada tem um contato externo e interno profissional, frisando o desenvolvimento do trabalho a ser realizado. Porem no seu espaço e tempo de laser o mesmo determina por sua própria escolha, e tipo e determinado lugar onde frequentar devido o que lhe é licito no momento, legalmente e por escolha própria, determinando a classe econômica na qual se encontra e se enquadra, sendo assim tendo contato com pessoas da mesma proporção onde exista compatibilidade de pensamentos.

  O homem se forma a partir da aprendizagem adquirida ao decorrer da sua trajetória de vida. E sem dúvidas ele é o que faz de si mesmo. Dentro de uma sociedade temos obrigações e direitos a seguir, o Estado sempre prioriza o interesse coletivo, sobre o interesse privado, sendo assim sempre prevalecera legalmente a coletividade dos interesses, então com um pensamento coletivo, podemos nos identificar com uma solidariedade entre as partes particulares, surgindo assim projetos solidários, políticos em busca de uma sociedade partidária transparente e pluralista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (109.6 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com