TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura: um conceito antropológico

Por:   •  31/10/2017  •  Artigo  •  2.075 Palavras (9 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 9

Cultura: um conceito antropológico

Izaquiel Moçambite da Costa[1]

Resumo

Neste artigo será abordado o conceito de cultura em um aspecto antropológico. Com isso partiremos de uma breve explicitação sobre o conceito de antropologia, depois será feito um breve esboço histórico do conceito de cultura, para enfim se trabalhar a ciência antropológica como fator importante para o conceito de cultura.

Palavras-chave: Antropologia, Cultura, Homem e Sociedade.

Introdução

A cultura é uma problemática que abrange o conceito de homem, este é o objeto de estudo da ciência antropológica. Assim a antropologia se torna algo indispensável para que se possa entender a cultura nos seus mais variados aspectos.

        O homem em si, em um aspecto cultural é formado por sua crença, língua, arte, lei, moral, conhecimentos e hábitos adquiridos no decorrer da sua evolução na sua história.

        O homem passa a ter uma identidade social quando apreende de um grupo social sua cultura. Assim, podemos observar que antropologia e cultura se fundem para a construção de um sólido conceito que define as relações sociais entre os seres humanos.

        O primeiro passo a ser dado é conhecer o homem na sua totalidade, isto se torna um dever da antropologia que integra e unifica as ciências para a construção de um ser humano total. Dado este passo podemos adentrar ao conceito de cultura com todas suas nuances.

  1. O conceito de Antropologia

A Antropologia se constituiu como disciplina científica, em meados do século XIX a partir das descobertas de Darwin e sua teoria evolucionista quando se concentrava na elaboração de teorias sobre a evolução do homem, sua sociedade e cultura. A hipótese de Darwin foi que a cultura evoluciona igual que a biologia, e que cada elemento da cultura deve responder, de alguma forma ao desafio de poder sobreviver na competição pelos recursos na natureza.

O campo da antropologia é muito vasto e compreende-lo seria uma tarefa quase impossível, pois ela abrange o ser humano em toda sua totalidade.

O Professor Estanislau Paulo Klein, catedrático na FADISI, com muita experiência no campo antropológico afirma que a antropologia é

 

        A ciência da humanidade e da cultura. Trata dos símbolos buscando compreender os seus significados, as representações, a vida social, com suas condutas individuais e grupais; tem como finalidade principal compreender e estudar povos e etnias especificas, considerando a alteridade e o estranhamento no estudo dos seres humanos, da sociedade e da cultura. Na antropologia há a possibilidade de se contemplar as dimensões humana, social, cultural e filosófica e a trajetória da humanidade neste planeta. É uma ciência integrada nas ciências humanas e sociais (Klein, 2015, p.09)

A antropologia como ciência perpassa pelos vários campos do saber que lança um olhar especifico sobre o ser humano. Não podemos falar de ser humano na sua totalidade sem antes juntarmos as peças que o compõe, estas são nada mais que os objetos de pesquisas das mais variadas ciências.

Podemos pegar como exemplo a sociologia que analisa o ser humano a partir de uma perspectiva social. O ser humano é composto por relações, uma história, uma subjetividade e um corpo físico; tudo isso o torna pleno. A antropologia utiliza o que a sociologia ensina para entender de modo global, como é que o ser humano cabe no seu mundo.

A antropologia também utiliza as ciências linguísticas para analisar como é que o povo se comunica, como nomeia as coisas, como compreende a relação entre as coisas, as ações e o tempo.  O povo Ianomâmi no estado de Roraima, por exemplo, não tem números maiores que três. Depois, se diz, muitos...  Isso indica para nós a despreocupação com quantidade, riqueza, e acumulação de coisas.  Também, não calculam sua idade, porque ele vive no presente.  

Falar de antropologia, não é simplesmente falar de ser humano, mas falar de tudo aquilo que o completa. Etimologicamente, a palavra antropologia significa estudo do ser humano, porém o conceito se torna vazio se não levarmos em conta tudo aquilo que forma um ser humano em si. Este possui uma identidade individual e social, e ambas são ricas de símbolos e representações.

Em um caráter físico, a antropologia é um conjunto de ciências que estuda o homem enquanto animal. Isso quer dizer, o desenvolvimento do seu corpo, e como utiliza seu corpo para manipular a natureza para seu próprio benefício.  A antropologia física vai ver o fato dele caminhar reto, dele poder falar, o tamanho do seu cérebro e especialmente, como ele usa as mãos, fazendo ferramentas para dominar seu mundo material.  

Já em um caráter filosófico, segundo Kant, a antropologia se torna “um conhecimento pragmático daquilo que o homem, enquanto ser de livre-arbítrio, faz, pode ou deve fazer dele mesmo”.

No que se trata do caráter cultural,

A antropologia é a ciência que tem por objeto de estudo as diferentes culturas e que investiga mais especialmente as chamadas sociedades primitivas. Englobando a etnografia e a etnologia, estuda as diversas culturas do homem em sua referência aos diferentes meios sociais. Nesse sentido, pode ser considerada o conjunto das disciplinas que investigam os agrupamentos humanos tanto sob ângulo dos tipos físicos e biológicos como das formas de civilização atuais e passadas.[2]

A cultura é uma produção humana. Somente o homem tem a capacidade de criá-la, produzi-la e transmiti-la; assim sem o homem não há cultura. O Anthropos, com sua capacidade e criatividade, cria e se auto recria dentro do seu ambiente cultural. Daí ele funda a cultura.

A cultura não está além do homem, este é um conceito que sai e volta para ele. Assim, o homem e a cultura como sua criação, perpassam gerações lado a lado, um formando o outro.

2. Cultura

  1. Breve esboço Histórico do conceito de cultura

A palavra cultura passou por mudanças históricas, do homem e sua existência na vida rural para a vida urbana. Quando ela surgiu, por volta do século XI, resumia-se somente ao cultivo da natureza, dando origem assim a palavra agricultura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (157.1 Kb)   docx (299.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com