TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DIMENSÃO ÉTICA NA CIÊNCIA E A TECNOLOGIA

Por:   •  18/4/2015  •  Resenha  •  2.219 Palavras (9 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 9

Faculdades Anhanguera de Campinas – Unidade 3

ATPS – Atividade Prática Supervisionada

Profª. Fátima Meza

Campinas, Abril de 2015

Faculdades Anhanguera de Campinas – Unidade 3

ATPS – Atividade Prática Supervisionada

Profª. Fátima Meza

Trabalho apresentado na

disciplina de Processo Ciência e Tecnologia em Saúde, intitulado “ Atividade Prática Supervisionada”,

sob a orientação da Profª Fátima Meza.

                                                   Campinas, Abril de 2015

CIÊNCIA E TECNOLOGIA: IMPLICAÇÕES SOCIAIS E O PAPEL DA EDUCAÇÃO

A crescente evolução e utilização de novas tecnologias vêm trazendo  profundas e inúmeras mudanças no meio ambiente e nas relações e no modo de vida da população, impondo aos indivíduos novos desafios, cuja maioria a população não está preparada para enfrentar.

Com a racionalidade que se instalou no século XIX, que atribuiu ao homem a tarefa de explorar a natureza, trabalhando em conjunto com o  também crescente processo de industrialização, o desenvolvimento centrado na ciência e tecnologia (C&T) passou a ser visto como sinônimo de progresso.  Porém, depois das guerras mundiais, este desenvolvimento passou a ser questionado, por não apresentar os resultados esperados.  O arsenal de guerra, como as bombas nucleares, deixou bem explícito que o homem tem uma capacidade muito grande,em construir um arsenal altamente destrutivo.

O que no início parecia um bem muito claro a todos, com o passar  do tempo mostrou-se outras faces.  À medida que o uso exorbitante  de coisas  tecnológicas tornava-se mais evidente, os problemas ambientais mais visíveis, a tão aceita concepção de C&T, com a ideia de ajudar o homem explorar a natureza para o seu bem-estar começou a ser questionada por muitos, já que não apresentava os resultados esperados.

Está cada vez mais claro que a exploração sem medidas dos itens fornecidos pela natureza e os avanços científicos e tecnológicos obtidos não beneficiaram a todos. Alguns poucos ampliaram potencialmente sua zona de domínio, se escondendo  no discurso sobre a neutralidade da C&T e sobre a necessidade do progresso para beneficiar as maiorias, muitos acabaram a redução de seus  domínios e outros continuam marginalizados, na miséria material.

A educação no meio ambiente tem como objeto principal, o estudo. Na educação para o meio ambiente, já se parte de concepções prévias sobre o que seja meio ambiente e, usualmente, as impõe. Com frequência propunha-se a educação para o meio ambiente (desenvolvimento sustentável, trabalho, trânsito, entre outros) como sendo a melhor estratégia para a solução dos problemas. As pessoas, em geral, não conseguem perceber que lhe está impondo alguma coisa (que devem ser educadas para isso, não tendo condições ou opções).

A fundamentação que grande parte dos estudantes aprenderam, baseia-se  na Ciência Clássica e Moderna, que privilegia fortemente uma determinada ideia do que é  sociedade. A nova era  comportamental tem o advento da Ciência Moderna – com o mecanicismo, as idealizações, a praticidade e a exploração da natureza, que influenciou grandemente a configuração dos valores tão perdidos na sociedade nos últimos anos.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA: IMPLICAÇÕES SOCIAIS E O PAPEL DA EDUCAÇÃO
http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v7n1/02.pdf ,por  José André Peres Angotti  e Milton Antonio Auth , acesso em 30/03/2015 às 22:07h.

A DIMENSÃO ÉTICA NA CIÊNCIA E A TECNOLOGIA

A humanidade foi invadida por eventos quase inaceitáveis e certamente incríveis, que a tornaram consciente de tal dimensão ética. De tudo o que aconteceu na década dos anos 40, eis as  que marcaram a mudança de tudo: a inaudita atitude dos nazistas de exterminação massiva e asquerosos experimentos em humanos, e os bombardeios atômicos a populações civis levados a efeito pelos aliados.

Porém,aconteceu muito mais. A biotecnologia e a genética molecular abriram um leque de possibilidades, que jamais haviam sido pensadas antes. As ideias de mudança na distribuição de espécies e de controle delas, incluindo os humanos, sobrepassaram a ideia de um possível uso indevido dos resultados das investigações pontuais. Fora dos laboratórios, a destruição progressiva e irreversível da natureza e  de todos os seus recursos, as descobertas de mudanças climáticas que mostram um futuro de incertezas para a vida como a conhecemos, e as restrições impostas pelos mecanismos de proteção de mercados, são novos cenários que despertam inquietude por suas ideias éticas.

Já não se trata somente de alteração de resultados que não são raras, mas também de situações derivadas da investigação e do conhecimento, que levaram a consequências desconhecidas ou que chegaram até a destruição em massa.

A preocupação existe desde sempre, porém de tempos em tempos se tem começado a pensar em uma ética da ciência e a considerá-la inclusive em ambientes políticos, educativos, institucionais e outros. A ética não é uma novidade na ciência, afinal, também está inserida nos trabalhos de investigação científica. Ela tenta também clarear os valores morais da atividade, que sustenta a discussão pública, o novo diálogo entre ciência, indústria e sociedade, adentra na responsabilidade social da ciência e, então, na governabilidade da ciência e a tecnologia.

A DIMENSÃO ÉTICA NA CIÊNCIA E A TECNOLOGIA

 , por Miguel Laufer  acesso em 28/03/2015 às 11:05h.

- Avaliação tecnológica como competência do enfermeiro: reflexões e pressupostos no cenário da ciência e tecnologia.

Com os  avanços tecnológicos que tem acontecido ao longo dos anos, fez-se necessário também que a Enfermagem se absorvesse  essas mudanças.

Com o desenvolvimento científico e industrial e a expansão dos sistemas de atenção à saúde no pós-guerra , deram como resultado uma grande expansão no que diz respeito a diagnósticos  e processos  terapêuticos , dando uma enorme variedade de tecnologias ao serem incorporadas a esses serviços, cada uma se adequando a real necessidade do setor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (170.3 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com