TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Epistemologia Na Filosofia

Por:   •  20/4/2020  •  Dissertação  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 2

1-   Conhecer requer sujeito, objeto e instrumentos de apreensão, um trabalho de apreensão, conhecer é mais do que simplesmente se dar conta, conhecer é aprender. O conhecimento é o resultado desse trabalho de apreensão. Perceber é o simples se dar conta de algo a partir dos sentidos.

2-  O objeto é a “ coisa” que quando nós conhecemos se tornou objeto,  o nosso objeto é aquilo que conhecemos, o objeto é o novo enriquecido com as experiências cognitivas anteriores.

3- A ciência é uma forma de conhecimento isenta de ideologia, pois a ideologia   atribui a origem das ideias humanas às percepções sensoriais do mundo externo.  E a ciência é uma forma de conhecimento que segue uma sistematização para que possa fornecer informações precisas, é a necessidade de explicar por meio de pesquisas, da lógica e de experiências intelectuais a ciência precisa de objetos de apreensão, a ciência tem um  conjunto de experiências cognitivas.

4- Descartes operou com a redução da subjetividade humana e seus aspectos racionais, o que resultou na ideia do cientista isolado do mundo. Descartes também propôs como metodo cientifico a  redução da complexidade, que significa separar em partes para estudar, dividir o objeto do conhecimento em suas menores unidades e estudar cada uma delas separadamente. Bacon propôs uma separação entre as ciências e as humanidades, e foi forte propulsor do empiricismo, difundido na crença de que o ponto de partida do conhecimento deveria ser a observação, a descrição fiel da realidade, isenta de julgamentos e interpretações. Galileu Galilei contribuiu de diversas formas com a ciência, dentre elas destaca-se a teoria heliocêntrica, em que a terra gira em torno do sol; a busca de um ideal matemático, onde ele tinha a intenção de construir um conhecimento em que as relações com os objetos conhecidos se expressem em linguagem matemática, que resultaria na produção de um conhecimento exato e preciso.

5- Falível no contexto da ciência quer dizer que não é definitivo, pois alguma ideia ou teoria pode ser substituída por outra a partir de comprovações e experimentos científicos.

6-  Na sociedade atual muitas pessoas consideram a ciência infalível, pois não tem a sabedoria necessária para entender que uma teoria cientifica pode ser derrubada com pesquisas e comprovações necessárias. A ciência com certeza exerce um cargo de grande poder na sociedade, já que muitos seres humanos foram condicionados pelas mídias e pelas incríveis descobertas científicas a respeitar e seguir fortemente ou pelo menos dar o benefício da dúvida a ciência, aquele famoso “ Será que é verdade”, de qualquer modo, hoje em dia a ciência é uma forma de conhecimento restrita, já que muitas pessoas não tem os recursos necessários para estudar de forma assídua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (27.6 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com