TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Etica e Racismo

Por:   •  24/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  865 Palavras (4 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3]

ATIVIDADE – Formação Sociocultural: Racismo Estrutural

Disciplina

Formação Sócio Cultural e Ética /Ética e

Legislação

Curso

Engenharia Química

Data de solicitação

04/11//2021

Data de entrega via portal do aluno

25/11/2021

Professor

Me. Patrick Trento

Aluno

Emanuel Pamio Alves

R.A

3578

Atividade

Trabalho 2º Bimestre

ATIVIDADE – VALOR: 2,0

  1. De acordo com o fragmento a seguir e as discussões acerca da estruturalidade do racismo na sociedade brasileira, como podemos definir o conceito de raça e de que forma ele opera?

Como característica biológica, em que a identidade racial será atribuída, como um traço físico, como a cor da pele, por exemplo. Como característica étnico-cultural, em que a identidade será associada à origem geográfica, à religião, à língua ou outros costumes, "a uma certa forma de existir" (ALMEIDA, 2019, p. 30-31).

R: Como preconiza o fragmento textual alhures a raça é um meio de classificação utilizado pela biologia que divide os seres humanos, assim são consideras características com a cor, qualificações físicas advindas de sua origem para que o ser humano seja inserido em uma raça. No senso comum a raça é subdivisão social em grupos étnicos. Pensando num mundo idealizado e avançado, a raça seria apenas a diversidade social encontrada, todavia, ainda há preconceito e racismo, em decorrência dessa subdivisão social, pois acreditam existir raças melhores, o que de forma falaciosa ocasiona uma “supremacia”.

  1. Desenvolva um argumento explicando a razão pela qual raça é um conceito essencialmente político e socioantropológico

R: A raça é um conceito político e socioantropológico, pois só se justifica para esses fins, de pesquisa social, estudo de antepassados, análise social e etc. Afinal no dia a dia não há necessidade de especificação, não há segregação, e não deveria importar a raça, vez que é relevante para os fins supracitados, cotidianamente as pessoas não sem lembram nem de sua raça, que dirá sua origem antropológica e o peso que carrega. E a parte política se dá e justifica no sentido de quais política públicas e sociais podem ser realizadas, com pesquisas como o IBGE dá se ciência do percentual populacional de raças, o que leva ao direcionamento político dos agentes.

  1. Ainda que relacionados, as noções de Racismo, Preconceito Racial e Discriminação Racial não têm significados idênticos e se referem a diferentes formas de pensar e agir que se estruturam tendo o sistema racial como fundamento. Diante disso, responda:

  1. O que é preconceito racial? Exemplifique.

[pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]

R: O preconceito racial é toda exteriorização de expressão que segrega ou discrimina uma etnia, cultura ou raça, baseando-se em um falso ideal se superioridade. Um exemplo a ser citado é um jovem inglês não deixar um jovem árabe sentar do seu lado em um ônibus por se sentir superior.

  1. De que forma se configura um ato de discriminatório com base racial? Podemos afirmar que há a possibilidade da discriminação se dar de maneira direta e indireta? Exemplifique.

R: Um ato discriminatório com base racial se dá ao passo que há uma discriminação, podendo ser por ato comissivo ou omissivo baseado na cor da pele, pelo qual também há uma falsa supremacia impregnada. Há sim a possibilidade da discriminação ser direta, quando fica clara a questão racial, como por exemplo um banheiro que não pode ser frequentado por pessoas com determinada cor de pele, ou indireto, quando não fica tão clara essa questão racial, de modo que há a discriminação, mas o motivo fica sendo mascarado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (224.1 Kb)   docx (51.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com