TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Experiência Pessoal com a Filosofia

Por:   •  4/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 3

        [pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO

CURSO LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO

DISCIPLINA: Filosofia da Educação

DOCENTE: Prof.ª Drª. Maria Betânia Albuquerque

DISCENTE: Thais dos santos Araújo     

Experiência pessoal com a filosofia

Antes do ensino médio eu não sabia muito bem o que era a filosofia, no começo do ensino médio comecei a ter contato com a disciplina, mas o professor não era um dos melhores e me fazia perder o interesse. Ele não ia dá da aula, o horário dele era os dois últimos da sexta feira.

Ele só aparecia uma semana antes das provas e só pra passar seminário. Desses seminários eu não lembro muito bem quais eram os temas, mas lembro que sempre era sobre alguns fiosofos. Sempre os mesmos, eu fiz duas vezes sobre John Locke, o pai do liberalismo, ele afirmava que o conhecimento era proveniente da experiência, tanto de origem externa, nas sensações, quanto nas internas, através das reflexões. Dai veio meu interesse, pois até ai eu não pensava como penso hoje.

John Locke foi o único filósofo que eu realmente conheci antes de terminar meu ensino médio, não porque o professor falou sobre, mas porque eu fui atrás estudei sobre ele e sobre os pensamentos, os quais até hoje eu lembro, mas foi só isso, o professor não despertava o interesse na gente. Com esses seminários e com a falta de aula ele só conseguia me fazer não gostar da disciplina.

Depois do ensino médio fiz cursinho pré Enem e lá já conheci uma filosofia completamente diferente, uma filosofia que nós fazia pensar,o professor me apresentou uma filosofia incrível e eu me apaixonei. E lá me despertou o interesse na disciplina, pois eu queria saber mais, até me escrevi pra fazer filosofia na ufpa e passei, só que deu um problema na minha inscrição e não pude cursar, tenho um interesse enorme em filosofia e tudo que tem a ver com filosofia, quando terminar ensino religioso vou tentar cursar. Agora fazendo ensino religioso tem algumas disciplinas que envolvem a filosofia e nos fazem pensar além, e eu amo.

Hoje a filosofia me faz pensar e não aceitar qualquer resposta sem fundamento, indagar o porque das coisas, o porque de tal ação, o motivo que levou alguém a fazer algo. Mas o principal que me inquieta mais é a questão do não acreditar em que não se ve, como funciona a mente do ser humano, alguns acreditam no que sentem e outros não. Mas como acreditar em algo que não se ve? como agir pela emoção nesse caso? se o que não vimos e não podemos tocar não existe, então a justiça também não existe, o amor,a paz, a razão,etc... Esse tipo de pensamento que a filosofia me despertou. Não sou ateia, tenho minha religião, respeito as pessoas com religião, as sem religião, as que acreditam em Deus, as que não acreditam. E só através desse respeito a gente vai conseguir seguir em frente e em paz.

Concluindo, a filosofia pra mim é fundamental na nossa vida, para conseguimos ser um ser humano mais respeitoso e inteligente, como eu falei anteriormente, é necessária para nos fazer pensar além.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (66.7 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com