TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FILOSOFIA

Por:   •  12/12/2017  •  Projeto de pesquisa  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho de filosofia

1. Qual o objeto da ética segundo Aristóteles?

R. A felicidade, para ele, era a vida boa; e esta corresponderia – como veremos adiante – à vida digna. Nessa direção, haveria uma subordinação da ética à política: “os tratados éticos e os tratados políticos pertencem a um mesmo estudo, classificado como política

2. Crítica da razão pura, Kant vincula o sistema da moralidade à felicidade. EXPLIQUE no que consiste a relação moralidade — subjetividade.

R. Quando a liberdade é dirigida e restringida pelas leis morais, é possível pensar na felicidade universal, pois a observância dos princípios morais pode proporcionar não só o bem-estar para si, como também ser o responsável pelo bem-estar dos outros.

3. Segundo a formulação do imperativo categórico por Kant, uma ação é considerada ética quando?

R. A máxima que rege a ação pode ser universalizada, ou seja, quando a ação pode ser praticada por todos, sem prejuízo da humanidade.

4. Com base nos conhecimentos sobre a teoria moral kantiana, é correto afirmar que a vontade boa denomina-se:

R. Vontade Autônoma

5. Na Primeira Secção da Fundamentação da Metafísica dos Costumes, Kant analisa dois conceitos fundamentais de sua teoria moral: quais são?

R. O conceito de vontade boa e o de imperativo categórico. Esses dois conceitos traduzem as duas condições básicas do dever: o seu aspecto objetivo, a lei moral, e o seu aspecto subjetivo, o acatamento da lei pela subjetividade livre, como condição necessária e suficiente da ação.

6. Como é a moral de Platão?

R. Segundo a psicologia platônica, a natureza do homem é racional, e, por consequência, na razão realiza o homem a sua humanidade: a ação racional realiza o sumo bem, que é, ao mesmo tempo, felicidade e virtude. Entretanto, esta natureza racional do homem encontra no corpo não um instrumento, mas um obstáculo.

7. Qual é a moral Cristã?

R. Moral cristã está centrada em um núcleo de amor, ao redor do qual gravitam virtudes essenciais que, se conseguidas, levam inevitavelmente à fraternidade e à paz de espírito: ser humilde, porque com humildade saberemos relevar as dificuldades e aflições dos outros; perdoar as ofensas, porque aquele que perdoa se eleva, implantando o reino da harmonia; ser caridosos, preocupados com o bem-estar alheio, como se fosse o nosso.

8. Diferença entre moralidade e legalidade?

R. A moral está relacionada a cultura, aos costumes e é intrínseca de cada sociedade, ou seja, cada uma tem seus próprios referenciais de moral. A moralidade está relacionada ao cumprimento destas regras morais _não mentir, ñ trair, etc. Já a legalidade relaciona ao que é definido em lei (legal) que muitas vezes coincide com o que é moral, mas algumas vezes "é legal, mas é imoral".

9. Como a Liberdade está relacionada a Ética?

R. Liberdade e ética possuem reciprocidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com