TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FILOSOFIA E ÉTICA

Por:   •  15/2/2019  •  Resenha  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 3

FILOSOFIA E ÉTICA

1)

        Sócrates tentava através do diálogo levar as pessoas ao autoconhecimento. Fazer com que ela despertasse da sua falsa ideia de conhecimento e assim aceitasse fazer questionamentos e ir até a luz da razão.

        Inicialmente Sócrates buscava despertar no interlocutor a consciência de que ele não sabe o que pensava saber, o tão famoso “só sei que nada sei”. Depois de abolida essa ideia ou ilusão de conhecimento, Sócrates instigava a pessoa a construir suas próprias ideias, bem mais fundamentadas do que tinha antes. Portanto Sócrates passa a buscar a própria natureza humana, fazendo com elas admitissem sua ignorância e buscassem o conhecimento e resoluções de problemas do dia a dia.

2)

        Sócrates tentava despertar nas pessoas a busca pelo autoconhecimento, para que cada ser humano que ele dialogasse pudesse admitir sua ignorância e buscasse conhecimento próprio. Ele era como um incentivador, um despertador para que as pessoas acordassem da sua falsa ilusão de conhecimento.

        Já Platão, fiel seguidor de Sócrates concordava com as ideias de seu mestre, mas achava que deveria ir além do despertar da consciência, mas que também resolvesse questões teóricas. Ele achava que o diálogo não devia permanecer no debate de consciências superficial, precisava ser um debate entre teses. A busca por conhecimento deveria ser progressiva, usando métodos mais robustos e profundos, com o intuito de se chegar a verdade.

        Platão passou então a adotar um método dos geômetras, que consistia basicamente em levantar hipóteses para resolver um determinado problema, e se ela for satisfatória busca-se então verificar se ela sustenta-se a si mesma ou se supõe outra hipótese melhor e assim sucessivamente, até que se chegue a uma verdade.

4)

        Platão propôs hipoteticamente a existência de ideias, que seriam os modelos eternos das coisas sensíveis. Essas ideias seriam imutáveis e existiam em si mesmas. Porém essas ideias não existiam na mente humana, tanto como conceitos, como representação mental, mas existem em si própria.

        As coisas tangíveis e corpóreas, mesmo mutáveis continuariam sendo o que elas são. Sua essência será sempre a mesma independente do que aconteça com sua forma física. Um objeto qualquer, por exemplo, uma mesa ou cadeira, pode ser feito de qualquer material, de qualquer cor, de qualquer formato, sendo velha ou nova e ao fim sendo destruída com o tempo. Sua forma física foi destruída, mas a essência do objeto permanece mesmo fora do espaço e do tempo. Pois a mesa e a cadeira sempre serão mesa e cadeira em qualquer lugar e época.

        Portanto não tem como aprender essa essência com os sentidos, pois os sentidos só captam coisas materiais, que seja tangível, concreto, dentro do espaço e do tempo. A essência só é alcançada com o intelecto.

5)

         

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (65.3 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com