TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FILOSOFIA TRIBAL

Por:   •  26/12/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.003 Palavras (5 Páginas)  •  567 Visualizações

Página 1 de 5

Professor Fred

1) As sociedades primitivas por se só já constituíram história, conseguirmos entende-las é que se torna difícil e complexo, logo não conseguimos imergir no mundo e época deles por estarmos alienados com uma cultura voltadas para tecnologias e modernidades, nos tornamos distantes da realidade primitiva em tempo e em ações.

2) Primeiro por que nascermos e vivemos em uma sociedade de classes. E classes que não se distinguem muito entre se, mesmo estando juntam no mesmo ambiente. Nas tribos não existe historicamente tais diferenças de pessoas, de poder aquisitivos, portanto todos trabalham e vivem para o auxilio de todos independente de uns mais que os outros, até para que não exista, pois foi fundamentado no decorrer de suas formações e evoluções o papel ou ações de cada.

3) A conquista ou adesão do conhecimento existente é repassada de forma linear e uniforme, de acordo com cada ação praticada pela comunidade, ou seja, no dia a dia, logo os seres humanos não são iguais, portanto uns conseguem entender, captar interagir com mais facilidades e isso forma lideranças, mesmo que não sejam vistas como tais. Chefes e feiticeiros não tiveram adesão a conhecimentos diferentes apenas conseguiram destaques por si só da captação da vivencias do cotidiano da comunidade.

4) Os tribais não tem direção religiosa para um Deus, são politeístas e isso explica a misticidade dos conhecimentos que conseguiram ao logo de sua evolução, de certa forma espontânea, pois não desenvolveram por necessidade pessoas para investigar ou aprimorar processos para melhores condições de vida, leva a vida de acordo com o que trazem de seus antepassados. Difusa, pois a vida nas tribos é um eterno ensinamento, logo não tem pessoas especificas para ensinar, por exemplo, como as crianças devem se comportar ou a respeitar, caçar tudo acontecer rotineiramente.

5) Quando surge a necessidade de lideranças mais fortes, que resolve difundir ordem-obediência acontece a iniciação da divisão de classes, os mais e menos merecidos, logo o conhecimento vai se degradando em quem pode tê-lo e quem deve permanecer sem ele, quais interesses há nessa diferenciação e a quem beneficia.

6) Por questão cultural não é do conhecimento as fases do ser humano, criança, adolescência, adulto é classificações frutos de estudos. Nas sociedades tribais o conhecimento interpretado pelas pessoas já serve como passagem. A educação por ser integral já permeia ritos de passagem, o que cada indivíduo associa, como o aprimoramento do saber sobreviver através do manejo da caçar e pesca já o tornava um adulto.

7) O castigo ele é complexo na discursão, primeiro que nas sociedades tribal tão pouco isso existia, talvez pela rotina inerte ou menos pela educação recebida e percebida por cada um. Hoje diante de leis referentes a isso impede protege totalmente qualquer tipo de castigo destinado às crianças, mas entra a questão de como os pais podem repreender seus filhos, mediante uma sociedade desprovida de educação e conhecimentos suficientes, pois a educação, por exemplo, brasileira muito precária, sem a real discursão do saber lidar com certas atitudes, de como se comportar com os filhos, e essa falta de qualidade de educação é repassada aos filhos e ambos ficam sem saber quais atitudes e determinadas ocasiões tomar e parte para o castigo.

8) Sim, hoje ainda ocorre tal educação, e considero importantes, pois na família é que se inicia o processo de educação, e tal é passada informalmente pelos pais, a partir das concepções deles. Valores e crenças, por exemplo, são ações que são passados quase imperceptíveis de pais para filhos.

1) São formas de demarcar e inserir os marcados em uma junção maior. Está destinado a assumir sua integração com a tribo e com aqueles ali estão e aqueles que o antecederam. Tendo a responsabilidade de levar consigo e passar para as novas gerações as memorias do seu povo.

2) Dá-se ênfase no tão grande que é cada um dos que compõem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (68.7 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com