TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia

Por:   •  13/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.121 Palavras (5 Páginas)  •  767 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

RENATA SILVA COSTA

MATRICULA: 118081030

TRABALHO DE FILOSOFIA

I TRABALHO DE FILOSOFIA

PROFESSOR RONNEY MUNIZ ROSA

CAMPOS DOS GOYTACAZES

2018

1-De acordo com Compte-Sponville, descreva e comente as funções fundamentais e os componentes da filosofia.

É difícil explicar a filosofia. A pergunta “o que é filosofia?” é, em si, uma questão filosófica. Contudo, podemos citar seus componentes e funções, a fim de tentar classifica-la. Assim, a filosofia surge do pensamento e da palavra como o logos, buscando raciocínio e novos conceitos de maneira universal e ao mesmo tempo singular.

Aliás, a subjetividade é fundamental para o acesso à filosofia, já que essa é um ato teórico e geral. Então, a filosofia se aplica no âmbito de criar conceitos, porém ela pode similarmente reformular tais ideias e atualiza-las. Além disso, como dito no texto de Compte-Sponville, “em filosofia tudo é incerto, inclusive o fato de que tudo seja incerto”.

Mais que isso, a filosofia não se importa necessariamente com seu objeto de estudo, mas sim com a forma de raciocinar sobre esse objeto. Também, em sua maioria, a filosofia trata de assuntos que rodeiam o ser humano ou até ele mesmo, ou seja, praticamente qualquer assunto pode se tornar filosófico, desde que haja alguém interessado em pensar e raciocinar criticamente sobre isso.

À vista disso, o que pode ser dito quanto às funções da filosofia é que ela milita a favor do movimento da sociedade, criando novos conceitos ou atualizando-os. E por fim, a filosofia se constitui basicamente de raciocínios, saberes, pensamentos, criticas e conceitos, sendo esses ecumênicos, mas também particulares.

 

2- Considerando as ideias de Giannotti, estruture uma argumentação acerca da visão estereotipada da filosofia e do filosofo.

Existe, na sociedade contemporânea, um apego pelas ciências, ou seja, basicamente só o que consegue ser provado é acreditado pela massa. Assim, a filosofia, por estar distante da ideia de ciência, ela sofre preconceitos e como consequência, foi produzido estereótipos que se sustentam ate hoje.

Levando isso em consideração, dois podem ser os motivos do porquê a filosofia é tão estereotipada. Uma dessas razões é que no âmbito capitalista, o filosofo é visto como quem não faz nada, isto é, quem não produz algo substancial. Porém, o filosofo é aquele que se alimenta do ócio para produzir conceitos e pensamentos que são sim uteis à sociedade, se essa for crítica.

Além disso, a outra possível explicação para o surgimento de uma visão estereotipada do filosofo é a tentativa de alienação do povo pelo estado e pelo capitalismo, uma vez que uma das funções fundamentais da filosofia é criticar o atual para fazer surgir o novo. Por isso, a filosofia foi definida de maneira pejorativa pela sociedade de maneira geral, mas principalmente pelo sistema educacional, sendo que esse tem o ensino de filosofia enfermado.

Portanto é importante expor que o preconceito à filosofia, assim como a criação de estereótipos tem como função política a conservação de ideias e governos, já que isso, o preconceito, afasta o saber filosófico e critico das massas populacionais. Desse modo, as pessoas não tem aparato intelectual para criticar estruturas sociais, nem para se libertar do senso comum a fim de entender mais elaboradamente a realidade em que vivem.

3- Baseado no texto de Mello e Souza, disserte sobre o significado “pensar com p minúsculo” e “Pensar com P maiúsculo”.

Pensar é o que nos faz humanos, é o que nos difere dos demais animais. Porém, como há séculos já o fazemos, essa prática se tornou automática e instintiva, perdendo sua profundidade de entendimento do que seria ser humano. Assim, o pensar de rotina se transforma no pensar com “p” minúsculo, em contraponto com o Pensar com “P” maiúsculo, que é pensar de maneira crítica e ativa.

Mas, se o pensar instintivamente não é bom, por que o praticamos? Max Webber explica de maneira simples que esse tipo de pensar satisfaz o homem, uma vez que o ajuda a se adaptar ao cotidiano e à rotina da sociedade. Assim, usamos nossa racionalidade para nos promover dentro do próprio sistema da sociedade, seja para conseguirmos nos formar na faculdade, procurar um emprego ou até nas relações sociais, ou seja, o homem se massifica para que não precise Pensar com “P” maiúsculo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (96.7 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com