TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia Contemporânea

Por:   •  8/6/2018  •  Abstract  •  655 Palavras (3 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 3

Filosofia contemporânea 

 

Principais ideias: 

 

Em qual tempo histórico se situa a filosofia contemporânea? 

 

A filosofia contemporânea é aquela que teve início no século 19, atravessou o século 20 e chegou até os dias de hoje. 

 

Qual é o contexto histórico que a filosofia se encontrava e se encontra? 

Tanto que ele se incomodou muito ao chegar nos Eua, pois ele viu como já falei, que tudo era muito padronizado, a cultura no geral era muito massificada. Eles até tinham aquele slogan que muitos des vocês já ouviram falar: “American way of life”.

 

No início esse período é marcado pela consolidação do capitalismo, então, é uma época marcada por um vislumbre muito grande de evolução, pois tudo está mudando muito rápido, as ciências estão evoluindo muito, mas ao mesmo tempo é uma época marcada por contrastes, pois no meio de tanta evolução havia e existe muitos problemas sócias como a exploração dos trabalhadores. As máquinas começam a substituir a força humana, por conseguinte, a ideia de progresso é disseminada em todas as sociedades do mundo. 

 

Já no século 20, as coisas mudam, pois aquela era de milagres expressa claramente vários problemas, então, muitas incertezas e contradições surgem, efeito dos resultados inesperados gerados pelo progresso anteriormente vislumbrado. 

 

Resumo: 

 

Levando em conta o contexto histórico de progresso que se iniciou com a revolução industrial, a filosofia contemporânea tem como um dos seus pilares a crise do homem contemporâneo, pois com a evolução que começou a surgir junto ao capitalismo surgiram muitos problemas sociais, como o consumo excessivo. Junto ao capitalismo surgiu o marxismo para fazer contraste. Por exemplo, a escola de Frankfurt, crítica o capitalismo. Dentro dessa escola existe filósofos como:

Zygmunt Bauman com a teoria da modernidade liquida. 

 

Theodor W. Adorno: 

 

Ele era um crítico contundente dos meios de comunicação em massa, pois teve que fugir da alemanha durante o nazismo para os EUA, também porque ele era judaico e aderia as ideias socialistas, mas então, nesse meio tempo ele começou a perceber a massificação das pessoas, a padronização que elas tinham e principalmente a necessidade excissiva em consumir. Com isso, ele notou que os meios de comunicação eram um dos principais resposáveis por isso, pois induziam as pessoas a comprar e a se tornarem submissas a esse sistema.

Tanto que ele se incomodou muito ao chegar nos Eua, pois ele viu como já falei, que tudo era muito padronizado, a cultura no geral era muito massificada. Eles até tinham aquele slogan que muitos des vocês já ouviram falar: “American way of life”.

Resumo Filosofia contemporânea:

A filosofia contemporânea se iniciou no século 19 e vem até os dias atuais.

Levar o contexto histórico em consideração.

No século 19 ela estava incluída no meio do capitalismo. - época de grandes invenções e evolução.

Problemas sociais  como a desigualdade social, a exploração dos trabalhadores.

Maquinas começam a substituir os humanos.

No século 20 tudo muda  a era de evoluções e expectativas acaba  Então, surgem muitas incertezas juntamente com o progresso  As pessoas começam notar os problemas que todo essa evolução rápida trouxe.

A filosofia contemporânea tem como um dos seus pilares a crise do homem contemporâneo

A evolução que o capitalismo gerou trouxe muitos problemas sociais, como o consumo excessivo.

Junto ao capitalismo surgiu o marxismo para fazer contraste. Por exemplo, a escola de Frankfurtcrítica o capitalismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (151.5 Kb)   docx (176.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com