TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia Contemporânea

Por:   •  14/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.150 Palavras (9 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Saide Iussufo

Selemane Chale

Positivismo

[pic 2]

dr. Faruk Abdul Amade

Universidade Rovuma

Extensao de Cabo Delgado

2021

Índice

Introdução        4

1.Positivismo        5

1.2.A Lei Dos Três Estados        5

1.3.Características do Positivismo        6

Conclusão        8

Referencias Bibliográficas        9

Introdução

O presente trabalho faz uma abordagem sobre o positivismo, Augusto Comte é um filósofo que representa o pensamento do século, criou o termo positivismo para designar uma diretriz filosófica que busca seus fundamentos nas ciências e na organização técnica e industrial da sociedade moderna. Somente o método científico é usado para se chegar ao conhecimento. Reflexões do juízo que não se pode comprovar pelo método científico, os postulados da metafísica, não levam ao conhecimento e não têm valor.

Objectivo Geral

Objectivos Específicos

  • Refletimos sobre a sua influência tanto na educação quanto sobre a concepção e o ensino de História.
  • Mencionar a lei dos três estados

Metodologia

Para a efectivação deste trabalho, que o grupo julga ser magnífico, foi necessário recorrer a consulta bibliográfica. Por conseguinte, essa consulta baseou-se em algumas fontes dos próprios autores. E algumas delas, são comentários de grandes biógrafos.

1.Positivismo

O positivismo surgiu no início do século XIX, na França. Inspirado pelo Iluminismo, Auguste Comte promoveu o desenvolvimento de uma teoria filosófica, sociológica e politica que defendia um constante progresso da sociedade baseado no avanço científico.

O positivismo seria, para esse pensador, o terceiro e mais próspero estágio que a humanidade começava a viver, tendo sido sua configuração, altamente complexa, estimulada pela Revolução Francesa e pela Revolução Industrial, dois grandes marcos que se sucederam na Europa entre os séculos XVIII e XIX.

Segundo Augusto Comte, a derrota do luminismo e o fracasso da Revolução Francesa foram ocasionados pela falta de concepções científicas. Para ele, a política tinha que ser uma ciência exata. Comte afirma que:

[...] o espírito positivo leva sempre a estabelecer exata harmonia elementar entre as ideias de existência e as ideias de movimento, donde resulta mais especialmente, no que respeita aos corpos vivos, a correlação permanente das ideias de organização com as ideias de vida e, em seguida, graças a uma última especialização peculiar ao organismo social, a solidariedade contínua das ideias de ordem com as ideias de progresso. Para a nova filosofia, a ordem constitui sem cessar a condição fundamental do progresso e, reciprocamente, o progresso vem a ser a meta necessária da ordem; como no mecanismo animal, o equilíbrio e a progressão são mutuamente indispensáveis, a título de fundamento ou destinação (1978b, p. 69).

No entanto, Comte abordou como um dos temas centrais de sua filosofia, a necessidade de uma reorganização completa da sociedade, partindo da regeneração das ideias e das ações dos homens, portanto de uma reestruturação intelectual das pessoas e não da revolução das instituições sociais, como defendiam os socialistas da época, demonstrando assim o seu espírito conservador, além de referendar a ideologia burguesa que estava no poder.

1.2.A Lei Dos Três Estados

Para elaborar a lei que rege toda a filosofia positivista, Comte partiu da explicação do desenvolvimento da inteligência humana, ou seja, a evolução histórica do conhecimento, desde os primórdios até os dias "atuais" e assim a definiu:

Essa lei consiste em que cada uma de nossas concepções principais, cada ramo de nossos conhecimentos, passa sucessivamente por três estados históricos diferentes: estado teológico ou fictício, estado metafisico ou abstrato, estado científico ou positivo Em outros termos, o espírito humano, por sua natureza, emprega sucessivamente, em cada uma de suas investigações, três métodos de filosofar; cujo caráter é essencialmente diferente e mesmo radicalmente oposto: primeiro o método teológico, em segundo, o método metafisico, finalmente o método positivo. Daí três sortes de filosofia ou de sistemas gerais de concepções sobre o conjunto de fenômenos, que se excluem mutuamente: a primeira é o ponto de partida necessário da inteligência humana, a terceira, seu estado fixo e definitivo; a segunda, unicamente destinada a servir de transição. (COM TE,1996, p.22).

Em suma, a lei dos três estados sintetiza o pensamento Comtiano sobre a evolução Histórica e cultural da humanidade, designadamente:

  • Estado teológico: esse primeiro Estado da humanidade é representado pela crença teológica como resposta aos acontecimentos da vida. Tudo o que acontecia tinha, aos olhos dos homens, origem divina, mística e sobrenatural. Predominava a irracionalidade humana.
  • Estado metafísico: nesse segundo Estado, há o predomínio da racionalidade humana e o surgimento da filosofia em substituição ao misticismo. O conhecimento verdadeiro e as respostas aos acontecimentos do mundo passam a ser pautados em argumentos lógicos e racionais.
  • Estado positivo: o terceiro e mais complexo Estado de evolução do homem e da sociedade. Busca as respostas do mundo, antes pautadas no misticismo e na filosofia, na própria natureza. Parte de uma observação rigorosa e metódica que visa a promover o avanço científico. É nesse estágio que a Sociologia aparece para estudar a sociedade e promover o avanço social.

Defendendo o estado científico ou positivo como o mais perfeito no desenvolvimento da inteligência humana, passou a adotar o termo Positivismo para designar uma diretriz filosófica marcada pelo" culto da ciência e pela sacralização do método científico", gerando assim confiança e otimismo muito forte em relação ao progresso guiado pela "técnica e pela ciência".(COTRlM, 1999, p. 181)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (155.5 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com