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A Filosofia Jurídica

Por:   •  9/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.875 Palavras (8 Páginas)  •  218 Visualizações

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 1. Relacione as colunas corretamente:

(     ) É baseado na lógica e na especulação racional

(1) Mito

(     ) Esta ligado a cosmogonia

(     ) Tem uma compreensão dialética do mundo

(     ) Está marcado pelos poetas

(     ) Discurso demonstrativo e não narrativo

(2) Filosofia

(     ) A mística do Herói

(     ) Trata da realidade em genealogias

(     ) Baseado na autoridade religiosa

(     ) É radical, rigorosa e de conjunto

(     ) Defende a virtude do belo guerreiro

2. Coloque (1) para certo e (2) para errado para as afirmações sobre A Origem e Nascimento da Filosofia:

(     ) Institui-se uma nova forma de pensar fundamentada na razão.

(      ) Inicialmente apresentava explicações sobre o mundo procurando sua origem natural.

(      ) Nega as divindades e promove o ateísmo global.

(      ) Os pré-socráticos podem ser considerados os primeiros sofistas.

(      ) Aceita os mitos sem questionamentos e reflexões.

(      ) Assume uma postura de crítica diante de explicações mitológicas.

(      ) Deixa vários legados para a cultura ocidental.

(      ) Trata desde o seu início da questão antropológica.

(      ) Tem uma marca determinante dos povos asiáticos e suas filosofias.

(      ) Apresenta como um dos legados a idéia de que a Natureza opera obedecendo a leis e princípios necessários e universais

3. Os sofistas, diante da pluraridade e do antagonismo das filosofias anteriores, ou dos conflitos entre as várias ontologias, concluíram que não podemos conhecer o Ser, mas só podemos ter opiniões subjetivas sobre a realidade. Por isso, para se relacionarem com o mundo e com os outros humanos, os homens devem valer-se de um outro instrumento - a linguagem, para persuadir os outros de suas próprias ideias e opiniões. A verdade é uma questão de opinião e de persuasão, e a linguagem é mais importante do que a percepção e o pensamento. (Chauí, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo, Ática, 2003, p. 111)

 Na história da filosofia, a pedagogia sofística foi recepcionada de uma forma peculiar por Platão. Esse contato atribuiu ao método sofístico a qualidade de ser

(A) um estilo comunicativo a ser superado pelo método dialético expressado nos diálogos socráticos.

(B) um lugar privilegiado, uma vez que o relativismo linguístico é uma das bases da metafísica platônica.

(C) uma diretriz que possibilitou a diferenciação entre a aparência das coisas empíricas e a essência inteligível.

(D) a definição dos parâmetros mediadores entre os preconceitos da caverna e a unidade do bem e da verdade.

(E) o caminho para o estabelecimento do estilo retórico do governante-filósofo na república platônica.

4. Sócrates - Percebes agora que entendo por segunda divisão do mundo cognoscível aquela que a razão alcança pelo simples poder da dialética, considerando suas hipóteses não princípios, mas simples hipóteses, isto é, pontos de apoio e trampolins para se elevar até o princípio universal que já não admite hipóteses. Atingido esse princípio, ela se apega a todas as consequências que decorrem dele, até chegar à última conclusão, sem recorrer a nenhum dado sensível, mas somente às ideias, pelas quais procede e às quais chega. (Platão. A República. São Paulo, Martin Claret, 2000)

O trajeto percorrido pela dialética rumo ao estabelecimento da verdade pode ser definido como

(A) um percurso lógico que busca alcançar a verdade por meio de silogismos.

(B) uma configuração crítica que procura dissipar as aparências do mundo sensível.

(C) um caminho percorrido pelo filósofo em direção às sombras da caverna platônica.

(D) um método de crítica à universalidade contida na esfera inteligível das ideias.

(E) um método racional produzido pelos sofistas para o estabelecimento da verdade.

4. Para Aristóteles, o que diferencia a tékhne (arte, técnica) e os conhecimentos práticos (política e moral)?

(A) A tékhne é superior à política e à moral porque é mais útil.

(B) A política e a moral são conhecimentos, ao passo que a tékhne não é um saber, já que não pode ser nem aprendida e nem ensinada.

(C) Enquanto a política e a moral têm como objeto o próprio agente do saber, o escopo da tékhne está em algo exterior ao agente.

(D) Enquanto a política e a moral não podem constituir objetos de teoria, a tékhne pode.

5. Se nos perguntarmos qual é, em suma, a contribuição de Sócrates para a filosofia, encontraremos uma passagem de Aristóteles em que ele (Aristóteles) diz categoricamente que lhe devemos duas coisas:

a. (  ) os raciocínios dedutivos e a definição particular.

b. (  ) os raciocínios categóricos e a definição tecnicista.

c. (  ) os raciocínios teológicos e a definição categórica.

d. (  ) os raciocínios indutivos e a definição universal.  

e. (  ) os raciocínios universais e a definição filosófica.

Considere o texto para responder às questões de números 06 a 10.

"Essa imagem, caro Glauco, deves aplicar a tudo o que foi dito anteriormente, assemelhando o lugar que vemos com nossos olhos à morada na prisão, e a luz da fogueira que arde lá ao poder do sol. E, se tomares a subida até o alto e a visão das coisas que lá estão como ascensão da alma até o mundo inteligível, não me frustrarás em minha expectativa, já que queres ouvir-me falar dela. Deus sabe se ela é verdadeira... Em todo o caso, eis o que penso. No mundo cognoscível, vem por último a ideia do bem que se deixa ver com dificuldade, mas, se é vista, impõe-se a conclusão de que para todos é a causa de tudo quanto é reto e belo e que, no mundo visível, é ela quem gera a luz e o senhor da luz e, no mundo inteligível, é ela mesma que, como senhora, propicia verdade e inteligência, devendo tê-la diante dos olhos quem quiser agir com sabedoria na vida privada e pública." (República, Martins Fontes, 2006)

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