TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia Para Crianças

Por:   •  21/11/2021  •  Monografia  •  4.984 Palavras (20 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 20

FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE OLINDA

Sistema Inclusivo de Extensão Universitária da Funeso Unesf – SIEUF

JOSEANE DAYANE DA SILVA

FILOSOFIA PARA CRIANÇAS E LITERATURA INFANTIL: CAMINHO POSSÍVEL DE SER PERCORRIDO

CAICÓ/RN

JULHO/2014

JOSEANE DAYANE DA SILVA

FILOSOFIA PARA CRIANÇAS E LITERATURA INFANTIL: CAMINHO POSSÍVEL DE SER PERCORRIDO

Projeto de pesquisa apresentado à Fundação de Ensino Superior de Olinda – FUNESO, como requisito para obtenção de nota para a disciplina de Metodologia da pesquisa, orientada pelo professor especialista Alexandre Reinaldo.

CAICÓ/RN

JULHO/2014

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO........................................................................................................4

2.        JUSTIFICATIVA....................................................................................................6

3.        PROBLEMA............................................................................................................7

4.        OBJETIVOS.............................................................................................................8

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.................................................................................9

5. METODOLOGIA......................................................................................................21

6.CRONOGRAMA........................................................................................................22 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .......................................................................23

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho estrutura-se a partir da compreensão da criança como sujeito histórico e social e, portanto, como um ser que se encontra inserido ativamente no contexto que o cerca.

Assim, o desenvolvimento do raciocínio é algo que precisa ser trabalhado com crianças . Nesse sentido, há a necessidade de explorar o desenvolvimento das habilidades cognitivo. Caso contrário, o discente passará a apresentar dificuldades na formulação de seus próprios conceitos. Chegando-se a concluir que muitas delas não conseguirão pensar bem.

        Buscando valorizar a particularidade infantil, surgiu o interesse em realizar pesquisa norteada pela visão de Matthew Lipman em relação ao desenvolvimento das habilidades cognitivas através da proposta de Filosofia para Crianças, têm como foco principal pesquisar uma perspectiva pouco referenciada em instituições escolares, inclusive as de Educação Infantil.

        Pois levando em consideração as dificuldades de aprendizagem das crianças, vemos que a Filosofia aplicada desde a infância, possibilitará o desenvolvimento das habilidades cognitivas-sociais e culturais das crianças.

        É a partir da proposta do Programa de Filosofia para Crianças utilizando-se da Literatura Infantil que apresentaremos os dados dessa pesquisa. Podemos então questionar o que é esse programa? Como se processa essa proposta através de uma comunidade de investigação? Como explorar em uma contação de histórias temas filosóficos? Qual a influência dessa prática na relação ensino-aprendizagem na educação infantil?         

        Além do estudo de textos de diversos autores como, Lipman, Lorieri, Kohan, Daniel, Kishimoto, Elias José.

        Assim, esperamos que a partir desse trabalho despertemos o interesse de outros profissionais dentre a educação infantil acerca da importância da proposta de Filosofia para Crianças através da Literatura e que utilizem os princípios metodológicos dessa proposta como prática pedagógica envolvendo os infantes no ensino do aprender a questionar, a suscitar interrogações, respeitando-os enquanto seres ativo-participativos que possuem pontos de vista sobre a realidade dos quais são sujeitos atuantes.  

         

        

  1. JUSTIFICATIVA

        Com base em estudos, sabe-se que o pensar ocorre quando a criança é capaz de mobilizar orquestradamente suas habilidades de raciocínio, obtendo-se como fruto dessas habilidades a herança do saber investigar, formular conceitos, traduzir e interpretar os mais diversos textos que encontrar.

        Assim, apresentar a Filosofia para Crianças aos discentes da educação infantil significa aprofundar o conhecimento sobre a pedagogia que é posta em prática para crianças. E esse aprofundamento, a meu ver, se reveste de significado ao procurar contribuir para a construção de um novo método de ensino considerando a inserção social da criança, passando a trata-la em uma dimensão histórica-social.  

        Então com o objetivo de contribuir para a discussão sobre as práticas na educação atualmente, procuro relacionar nesse trabalho a concepção de Filosofia para Crianças, buscando dessa forma conhecer qual a interferência dessa concepção na aprendizagem das crianças.

        Sem dúvidas será um momento de buscas para a melhoria na aprendizagem das crianças, da investigação do importante papel do educador enquanto mediador deste trabalho para o pensar dos discentes, enfim, pesquisar, analisar e confrontar a Filosofia para Crianças com a utilização dessa prática docente e tendo o discente como coparticipante durante essa pesquisa monográfica.

  1. PROBLEMA

Quais as contribuições da Filosofia junto a Literatura infantil para a aprendizagem das crianças?

  1. HIPÓTESES
  • Os professores de Educação Infantil não acreditam que os discentes tenham condições de criar conceitos sobre ética, moral, cidadania e tantos outros temas filosóficos;
  • A Filosofia para Crianças não é utilizada como temática nas salas de aula da Educação Infantil;
  • Filosofia para Crianças ocorre através de descobertas coletivas, em lugar de suposta transmissão de conhecimento.

  1. OBJETIVOS
  1. GERAL

        Pesquisar se é possível realizar uma investigação filosófica através da literatura infantil e se as crianças com acesso a essa prática pedagógica formulará melhor seu pensamento.

  1. ESPECÍFICOS
  • Compreender os fundamentos teóricos educacionais constitutivos para o desenvolvimento do pensamento infantil;
  • Buscar a fundamentação teórica do Programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman;
  • Desenvolver um projeto interventivo que envolva Filosofia para Crianças e Literatura Infantil em escola pública no município de Caicó/RN.  

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Ao longo da história a visão de criança foi se modificando e alcançando um novo conceito, especialmente, na educação. Mesmo com essa evolução a respeito do ponto de vista do ser infantil, esse ainda tornou-se refém de uma educação que incentivava-os a ser educados para enfrentar os desafios de suas vidas adultas; o que distanciava-os de uma vida ávida de descobertas provocadas pelo seu espírito, inato, inquisitivo transformando-se num ser subordinado à regras e imposições.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.7 Kb)   pdf (171.5 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com