TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia Pode Mudar O Mundo

Casos: A Filosofia Pode Mudar O Mundo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  1.259 Palavras (6 Páginas)  •  4.943 Visualizações

Página 1 de 6

Podem os filósofos modificarem o mundo

Não só podem, como já o faz, quando paramos para analisarmos e buscamos lá no passado nos damos conta que a filosofia é a ação de refletir sobre tudo de investigar, descordar. E assim foi surgindo as diversas teorias de diferentes Filósofos cada um contribuiu a sua maneira pois todos tinham uma Ideia, um Pensamento algo em que acreditasse ser o princípio de tudo. Dessa forma podemos dizer que a filosofia age por meio do pensamento e o pensamento influencia diretamente em nosso caráter, pois nossas atitudes são tomadas através do que “pensamos” ser certo, moral e ético influenciando assim toda a nossa vida, nossa história.

Os filósofos mesmo dentro de sua sabedoria avançada para a época, tinham a humildade de compartilhar e aceitar questionamentos sobre suas teorias, eram admiradores entre si tanto que Aristóteles era Discípulo de Platão que foi discípulo de Sócrates.

Os conhecimentos humanos:

O conhecimento não está limitado somente a descrições, conceitos e teorias nem somente a princípios e estudos que demonstram a versatilidade do homem na aplicação de sua razão. O ser humano pode utilizar várias formas de conhecimento para tentar compreender e interagir com o mundo. Entre as principais formas de conhecimento temos;

Senso comum: é o tipo de conhecimento que descreve crenças, é o que a pessoa acha correto, sem no entanto obtê-la de um conhecimento científico, comprovado. Sendo assim considerado um conhecimento informal adquirido do contato direto com o mundo, aquele trazido de geração em geração, também conhecido como conhecimento Empírico é o conhecimento que necessita de provas ou fatos concretos.

Religião: O conhecimento religioso implica na crença de verdades obtidas de forma divina ou sobrenatural, e desta forma são geralmente infalíveis e cujas evidências não podem ser comprovadas, sendo geralmente relegadas à fé ou crença pessoal. Desta forma, o conhecimento religioso se baseia em dogmas que não podem ser refutadas nem submetidas à análise científica.

Junto com os conhecimentos já citados tem ainda a Técnica que representa o meio pelo qual se realiza atividades de interação e adaptações mecânica do homem com o meio em que vive ela representa também a solução prática de que necessita o homem para interagir com outros, ou com algo de modo mais eficiente e com menor sacrifício pessoal.

Arte: além do senso estético, pressupõem os conhecimentos e faz conhecimento, por produzir e re-produzir conceitos e valores humanos projetados sobre as coisas.

Ciência: Envolve descrição, interpretação, explicação, ou uma verificação mais precisa de um conhecimento já existente, a partir de um fluxo circular contínuo entre realidade empírica e teórica.

E por fim o conhecimento Filosófico que tem como objetivo principal buscar respostas para certas interrogações, como atividade do pensamento, a especulação distingue-se de mera observação passiva uma vez que procura as causas para depois esclarece-las. Dizemos ainda que a Filosofia divide-se em partes, campos infinitos de conhecimentos a medida que inesgotáveis são os saberes, e suas distinções teóricas são;

Ética: intimamente ligada a moral, costumes, comportamento e hábitos.

Lógica: Raciocínio, pensamento, certeza proposicional.

Estética: Sensibilidade, potencial criativo, a arte como pratica social e cultural.

Epistemologia: Rigor científico, método, procedimentos de pesquisa, papel social das ciências.

Filosofia política: poder, legitimidade, consenso, vontade popular, cidadania, justiça social e distribuição de riquezas, políticas sociais.

Metafísica: origem das coisas, sentido da vida, governo do universo.

História da Filosofia: conceitos filosóficos, escolas de pensadores, doutrinas.

Filosofia da história: os limites do saber histórico, a valoração humana sobre os fatos passados.

Filosofia da linguagem: o poder da significação das palavras, a dependência da razão da linguagem, interação social.

Principais representantes da filosofia ocidental :Síntese de autores e de ideias para a compreensão da história da Filosofia.

Filosofia é fruto de pesadores que dialogam concordando ou descordando com um preceito referencial estabelecido.

Sócrates: “Todo meu saber consiste em saber que nada sei” disse o pensador. Seu método de transmissão de conhecimento e sabedoria era o diálogo, pois era em praça pública que ele o transmitia. Suas ideias inovadoras suas qualidades de orador e sua inteligência, começa a atrair a atenção de muitos jovens, temendo algum tipo de mudança na sociedade, a elite mais conservadora começa a encarar Sócrates como um inimigo, foi preso, acusado de corromper os jovens e provocar mudanças na religião grega, em sua cela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com